ALTERNATIVA

Band Triângulo coloca frente a frente os 6 prefeitáveis de Uberaba

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 13/08/2024 às 21:52Atualizado em 15/08/2024 às 11:26
Compartilhar

Todos os seis prefeitáveis de Uberaba confirmaram presença no debate que a Band Triângulo levará ao ar nesta quarta-feira, a partir das 22h15, com mediação do competente Ricardo Bagnete. O confronto será transmitido ao vivo pela Rádio JM, assim como pelo YouTube e Facebook. Esta será a primeira grande oportunidade para o eleitor uberabense conhecer o que pensam e como se comportam aqueles que pretendem comandar os destinos da nossa cidade pelos próximos 4 anos. O debate da Band será um termômetro excelente do que nos aguarda nessas eleições.

EM ESTUDO
Prefeita Elisa passou a terça-feira se preparando para o debate da Band. Reuniu-se com sua equipe para repassar informações. Quer chegar afiada para o confronto com os adversários e sabe que seu governo será o principal alvo das críticas.

FOGO CRUZADO
Liderando as intenções de votos nas duas pesquisas registradas que foram divulgadas em Uberaba, Tony Carlos está tranquilo e preparado para o confronto, segundo ele próprio disse à colunista na noite desta terça-feira. Mas acredita que o debate será uma espécie de “fogo cruzado” com a prefeita Elisa, sua principal adversária nesta eleição.

EM ALTA
Anderson Adauto se diz pronto para esse primeiro debate da Band. Aliás, Anderson está mais empolgado do que nunca com a possibilidade de viabilização do programa Gás para Empregar nos próximos dias. A empolgação toda é porque Uberaba terá o piloto desse programa. Anderson esteve em Brasília no fim de semana e diz ter sentido firmeza no encontro que teve com o presidente Lula. Agora é questão de tempo. Pouco tempo.

SITUAÇÃO DELICADA
Por falar no gás, como vai ficar a situação política do ministro Alexandre da Silveira nas eleições em Uberaba? O ministro é mineiro, filiado ao PSD (partido da prefeita Elias) e aliado de primeira hora de Anderson Adauto, que tem batalhado pela chegada do gás a Uberaba desde o início do governo Lula. Aliás, comenta-se que teve “dedo de Anderson” na nomeação de Alexandre Silveira para o Ministério de Minas e Energia... Como será que o ministro vai poder anunciar o Gás para Empregar  por aqui, diante dessa situação?

GASTOS
Ministério Público está de olho nos gastos da pré-campanha dos postulantes a prefeito de Uberaba, assim como nas recentes nomeações para cargos comissionados.  Embora as consequências de eventuais excessos não venham a ser conhecidos de imediato, ao final de uma ação poderão render dor de cabeça e prejuízos financeiros àqueles que tiverem excedido os cifrões...

NO "OSSO"
Situação do Rio Uberaba é dramática. Pelo menos na opinião de  ambientalistas preocupados com a queda vertiginosa nos níveis da água na nossa principal fonte de abastecimento. O mato até cresceu no meio do leito... Veja a foto abaixo:

(Foto/Divulgação)

QUEM AVISA...
Situação do suplente Cleomar Barbeirinho é bastante delicada. Isso porque o advogado Rafael Miziara recorreu ao Judiciário para contestar a legalidade da ascensão dele à cadeira de Celso Neto. Com base no Regimento Interno da Câmara, o advogado sustenta que o suplente Barbeirinho somente poderia assumir em caso de afastamento do titular por 120 dias, no mínimo. Mas Celso Neto pediu licença do cargo por apenas 90 dias para assumir uma das coordenações da campanha de Elisa à reeleição. Resultado: Barbeirinho está na corda bamba.

AO PÉ DA LETRA
Se o Regimento Interno for seguido à risca, como deve, os assessores de Barbeirinho sequer podem ser remunerados pela Câmara. Se o forem, Barbeirinho corre o risco de futuramente ter de ressarcir o erário, devolvendo os valores pagos pelos cofres públicos ao seu pessoal. Vale destacar que vereadores de legislatura passada estão até hoje devolvendo os valores que foram pagos indevidamente a seus assessores, em ação promovida pelo Promotor José Carlos Fernandes. Embora a motivação tenha sido outra na época, serve de alerta para a Câmara. Com o Ministério Público não se brinca. Ainda mais quando o titular do MP é José Carlos Fernandes...

TOP TEN
Uberaba foi um dos municípios selecionados no edital de chamamento público da Secretaria Nacional de Juventude para o Programa Estação Juventude. Ficamos em 9º lugar no quadro geral de todo o Brasil, entre as 20 propostas que seriam selecionadas. E ficamos em 1º lugar entre os municípios aprovados de Minas Gerais. Na prática significa R$ 500 mil de recursos do Governo Federal, mais R$ 24.800,82 de contrapartida! Esses recursos serão investidos no desenvolvimento dos jovens por meio da implementação do Estação Juventude no CÉU das Artes, no Residencial 2000, que vai oferecer formação e integração para a moçada daquela daquela região que é uma das mais carentes da cidade.

RESULTADOS
Por falar em investimentos na juventude, a ex-presidente da FETI, Soninha Manzan, conta que deixou a fundação com cerca de 700 jovens atuando no mercado de trabalho a partir da qualificação profissional da Fundação, Outros 106 atuam como estagiários no serviço público. No entanto, há outros cerca de 700 menores aprendizes capacitados pela FETI na fila de espera, e outros 400 prontos para iniciar a capacitação no mês que vem.

AMPLIAÇÃO
Na avaliação de Soninha Manzan, se o governo reduzir a carga tributária das empresas será possível ampliar (muito) a participação de jovens no mercado de trabalho. O que inviabiliza hoje a contratação dessa mão de obra é justamente o excesso de impostos que as empresas são obrigadas a pagar.

NÚMEROS
De janeiro a junho deste ano, 58.656 jovens conseguiram vaga no mercado de trabalho em todo o país. Desse total, 52,6% são mulheres e 66,3% têm até 17 anos.

Um dos experts em Direito Eleitoral na região, o advogado Jacob Estevam ministrou palestra sobre a legislação eleitoral em vigor ao time do JM, incluindo Jornal da Manhã, JM online, Rádio JM e JM Magazine. Por mais de duas horas o advogado prestou esclarecimentos e tirou dúvidas dos jornalistas, radialistas e executivos de vendas sobre os mais diferentes temas ligados ao processo eleitoral deste ano (Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por