Empresário Paulo Sérgio Alexandre Costa foi um dos agraciados com a Medalha Major Eustáquio este ano. Paulo Sérgio comanda com dinamismo e muita competência a Plantanal Plantas Naturais, responsável por muitos jardins maravilhosos em Uberaba e região. Na foto, o homenageado aparece ladeado pelo deputado Lerin, o vice-prefeito, Almir Silva, e os vereadores Luiz Dutra e Samuel Pereira. Muito merecida a homenagem
Tem mais
Os cortes na Prefeitura de Uberaba não terminaram. Quem pensou ter-se livrado da guilhotina porque o nome não apareceu na lista publicada no Porta Voz desta semana pode colocar as barbas de molho. O prefeito Paulo Piau revelou à coluna que está sofrendo com as exonerações, embora considere que algumas delas tenham atingido servidores que vinham registrando baixo rendimento. “Esses dias têm sido terríveis para mim”, desabafou Piau. Ele também não escondeu que vários outros servidores serão dispensados, inclusive ocupantes de cargos mais altos.
Redução obrigatória
Além dos servidores exonerados para contenção de despesas, Piau acredita que o quadro na PMU ficará muito enxuto a partir de julho, uma vez que em 30 de junho aqueles que forem disputar cadeira de vereador terão de deixar o cargo. Segundo o prefeito, nenhum deles será substituído, nem os que forem se candidatar, nem os dispensados para contenção de despesas. “A máquina terá de continuar funcionando com o que temos e podemos”, afirmou Piau.
Comissionados
Piau explicou ainda se ele resolvesse, hoje, eliminar todos os cargos comissionados da Prefeitura, não haveria mais gerentes de unidades de Saúde, de centros de assistência social, diretores e vice-diretores de escolas municipais, creches etc. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, os chamados “cargos em comissão” não são apenas de indicação política. Muitos desses cargos têm indicações técnicas dos setores e alguns até eleitos pela comunidade, como no caso dos diretores das escolas municipais. Além disso, 50% dos cargos comissionados hoje na PMU são ocupados por servidores de carreira, segundo o prefeito.
Propaganda extemporânea – Justiça eleitoral notificou presidentes de partidos ontem à tarde a respeito das propagandas eleitorais extemporâneas. Ao menos dois vereadores, um deputado e dois pré-candidatos a prefeito estariam abusando da sorte, principalmente em outdoors. Além da multa, que pode chegar a R$ 50 mil, o registro das candidaturas pode ficar prejudicado. Antes da notificação dessa quarta-feira, os Promotores de Justiça encaminharam a todos os veículos de comunicação, bem como aos presidentes de partidos, uma recomendação expressa sobre o assunto. Quem não deu ouvidos agora vai ficar em maus lençóis.
Abuso – Os “espertinhos” estão aproveitando até propaganda de comércio na TV para aparecer. Só não vê quem não quer. Mas o abuso maior está na utilização de outdoors, uma verdadeira farra que já vem de algum tempo. Nunca se viu tanta gente se utilizando desse artifício para se tornar conhecido do eleitor. Se o ilícito também vier a ser considerado abuso do poder econômico, a situação vai ficar ainda mais complicada.
SOS bom senso
Gestante leitora da coluna procurou Unidade Básica de Saúde para se vacinar contra hepatite e tétano na terça-feira, à tarde, mas perdeu tempo. A vacinação se encerra às 16h, inexplicavelmente. Diante desse horário estranhíssimo para o fim do expediente, a gestante foi orientada a voltar no dia seguinte, mas, para sua surpresa, não conseguiu se vacinar novamente. Embora a pessoa responsável pela vacinação estivesse no postinho no momento, disse que só poderia vaciná-la a partir das 8 horas... Pode? Gestante que trabalha tem de faltar ao emprego para seguir o horário de vacinação de UBS??? Francamente...
Enfim!
Desde fevereiro, esta coluna vinha denunciando que a vizinhança estava em pânico com o estado de aparente abandono das piscinas do Clube Sírio Libanês. Água verde-escuro, estranhíssima. No dia 24 de fevereiro, o secretário Túlio Cury jurou de pés juntos a esta coluna que estava monitorando tudo, com controle periódico da Vigilância Epidemiológica. Mas, finalmente esta semana, ele determinou o esvaziamento das piscinas. Pena que nesse meio tempo vários vizinhos do clube padeceram com a dengue. Podem até não ter contraído a terrível doença em função dessa água parada nas piscinas do Sírio, mas ficará sempre a dúvida.
Tchau, querida!
Senador Antonio Anastasia, relator da Comissão do Impeachment no Senado, recomendou ontem em seu parecer o afastamento da presidente Dilma por 180 dias. Essa conclusão já era esperada. Resta agora aos senadores integrantes da Comissão votarem o parecer hoje e, semana que vem, o plenário do Senado decidir pelo acatamento do parecer. Aí, sim, será a vez de darmos “tchau, querida” para a Presidente.
Aleluia
Dilma não virá a Uberaba hoje para a entrega das mais de 1.200 unidades do Minha Casa Minha Vida. Ela estará em Santarém para solenidade semelhante nesta quinta-feira. Em Uberaba estará a presidente da Caixa, Miriam Belchior.
Mais vantagens
Um dos benefícios oferecidos pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais aos advogados é o Cartão Mais Vantagens, que oferece descontos em mais de 200 estabelecimentos comerciais conveniados em Minas, inclusive Uberaba. Todos os dias, a equipe do Cartão Mais Vantagens procura novos convênios, visando a ampliar a rede e atender aos pedidos dos advogados, encontrando parcerias que garantam sempre qualidade e o menor custo. Quem tem o cartão só o elogia.