Daniela Brito - redatora interina
daniela.brito@jmonline.com.br
Pesquisa
Em meio à batalha pela liderança nas pesquisas eleitorais pelos candidatos a prefeito, o Estado de Minas publicou ontem levantamento realizado pelo Instituto MDA, em Uberaba. Antônio Lerin está na ponta, com 41% da preferência dos entrevistados, enquanto Paulo Piau alcança 36,8%. Levando em conta a margem de erro, de 4,4%, a pesquisa indica empate técnico entre os dois prefeitáveis. O levantamento foi feito no último fim de semana (20 e 21 de outubro) com 555 entrevistados e está registrado sob o número MG-01241/2012. E contradiz totalmente o resultado divulgado pelo Ibope – cujo levantamento também foi realizado no mesmo período...
Ibope
E hoje sai o resultado da segunda pesquisa encomendada pelo Ibope pelo Sinduscon. Resta saber se teremos novos resultados contraditórios em relação à liderança das pesquisas de intenção de voto. O importante, no entanto, é o resultado nas urnas no próximo domingo.
Tietagem
O saguão do aeroporto foi pequeno para receber o deputado federal Romário, o Baixinho. A maioria das pessoas estava ali não para acompanhar o apoio do parlamentar à candidatura de Antônio Lerin. Muitos queriam era ver de perto o craque. Até o presidente do PSB, Irizon Amaral, levou uma camisa canarinho para ser autografada. E pediu para que o deputado Marcos Montes intermediasse o pedido.
“Amigo famoso”
Só faltou apurar se Marcos Montes conseguiu atender ao pedido do dirigente. Prestígio junto a Romário ele parece ter, e muito. O Baixinho se referiu ao deputado como “meu amigo famoso, Marquinho”.
Revoada petista
Pelo lado de Paulo Piau, a movimentação foi em torno da visita de lideranças petistas em Uberaba. O anfitrião do encontro foi o ex-prefeitável e deputado estadual Adelmo Leão. O lapso foi o local marcado para a coletiva de imprensa: no escritório regional do parlamentar. Ao lembrarem que este tipo de evento, de cunho eleitoral, não podia ser realizado ali, devido à legislação, as entrevistas foram feitas na rua, debaixo do sol quente.
Em conjunto
Prefeito eleito em Uberlândia, Gilmar Machado quer governar de forma integrada com o futuro prefeito de Uberaba. Ele diz que o trabalho deve ser feito com objetivo de beneficiar toda a região do Triângulo Mineiro. Aí sim, adeus àquela rivalidade existente entre os dois municípios. Machado ainda diz que se for Paulo Piau, o objetivo será alcançado, por já ter convivido com o candidato tanto na Assembleia quanto na Câmara Federal.
Última cartada
Hoje é o último dia da propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito que disputam o segundo turno. Será o momento de reforçar o pedido de voto no dia 28 de outubro.
Jornada Científica
XI Jornada Científica da Fazu começou na segunda-feira (22), com a participação expressiva de professores e alunos. A abertura contou ainda com a participação de toda a diretoria e do presidente do Conselho Diretor da Fundagri, Edson Luiz Fernandes. Até o dia 26 de outubro estão programados palestras, minicursos e apresentações de trabalhos. Durante toda a semana a Fazu também comemora a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, com atrações culturais na Biblioteca Dora Sivieri.
Servidores
Na terça-feira, Paulo Piau circulou pelo Centro Administrativo, de olho no voto dos servidores públicos municipais. Ontem foi a vez de Antônio Lerin. O corpo a corpo junto à categoria é importante nesta reta final da campanha, até porque são oito mil servidores que podem representar até 24 mil votos, no mínimo, para o candidato.
Ciúmes
Informações dão conta de que a presença do ex-prefeitável Wagner Júnior já desperta ciúmes entre lideranças e apoiadores na campanha eleitoral de Paulo Piau.
Campanha salarial
Logo após o segundo turno, os professores da rede municipal pretendem se reunir, em assembleia, para tratar do reajuste salarial de 2013. A discussão também será voltada para discutir a situação dos contratados. Sugiro que o sindicato convide o prefeito eleito, até porque não faltaram promessas, por parte dos dois postulantes, em favor da categoria.
Absolvição
Depois de ter pedido tempo para pensar sobre o que irá declarar sobre a absolvição no STF, o prefeito AA convoca coletiva para esta manhã, com certeza, com o discurso na ponta da língua. Tenho certeza que não faltarão críticas à imprensa, que, conforme já declarou em outras ocasiões, teria sido responsável por prejulgá-lo pela condição de réu na ação penal.