ALTERNATIVA

Bens deixados por Chico Xavier

Para o MPF, chega a ser absurdo o fato de que todos os bens deixados pelo médium estejam...

Lídia Prata
Publicado em 09/02/2012 às 10:46Atualizado em 17/12/2022 às 08:15
Compartilhar

Patrimônio de Chico

O Ministério Público Federal em Minas Gerais ajuizou ação civil pública na 1ª Vara Federal de Uberaba para obrigar a União, o Estado e o município a realizarem o inventário e tombamento dos bens móveis e imóveis deixados pelo médium Chico Xavier. Segundo o MPF, apesar de reconhecer o expressivo valor histórico e cultural desse patrimônio brasileiro, os governos nada fazem para conservá-lo. “Pelo contrário, permanecem omissos e inertes, o que obrigou o MPF a pedir a intervenção judicial para conferir proteção constitucional aos bens”, diz ação. O objetivo é impedir a evasão, destruição e descaracterização do patrimônio deixado por Chico Xavier.

Desleixo

Considerado o mais importante médium do mundo, Chico Xavier morreu em 2002, deixando mais de 400 obras psicografadas. Consta que foram vendidos mais de 50 milhões de livros em português e em outros idiomas. Chico doou os direitos autorais de todas as suas obras para organizações espíritas e instituições de caridade. Para o MPF, “chega a ser absurdo o fato de que todos os bens deixados pelo médium estejam completamente desprotegidos, sem qualquer medida de conservação, controle ou catalogação”, com grande parte deles exposta ao público de forma inadequada.

Cutucão com vara curta

Ainda na ação, a procuradora federal Raquel Silvestre relata que somente depois de muita provocação o imóvel onde Chico residia foi cadastrado como museu pelo Instituto Brasileiro de Museus. No entanto, nenhuma medida protetiva mais eficaz foi adotada até agora. Visita técnica feita por especialistas do Instituto detectou que os bens não possuem qualquer tipo de instrumento de registro, controle e segurança. À exceção dos livros psicografados pelo médium, que apresentam etiquetas, não há identificação dos outros itens expostos. Raquel Silvestre teme que esses bens possam se extraviar ou se deteriorar, se nada for feito para preservá-los.

Descaracterização

Ainda na ação civil pública, consta que a casa situada no Parque das Américas, onde Chico Xavier morou por mais de 30 anos, está passando por modificações de forma pouco técnica e respeitosa à cultura nacional. Ela defende o tombamento do imóvel de imediato, para manter suas características originais. E acrescenta: “O atual proprietário dos bens deixados por Chico Xavier, Eurípedes Higino dos Reis, não tem com que se preocupar. O tombamento nada mais fará do que auxiliá-lo no controle e conservação dos bens”.

Dieta já

Vereador Samuel Pereira retomou as atividades legislativas esta semana atraindo as atenções de seus pares: dispensou o lanchinho na Câmara e está levando de casa uma porção de salada de frutas. Samuel explica que está de dieta, preparando-se para a maratona da campanha eleitoral.

Permutinha

Câmara aprovou ontem a permuta de área com o vereador Jorge Ferreira, para permitir o prolongamento da rua Renato José Prudêncio, no bairro Josa Bernardino, até a avenida São Paulo, nas proximidades do Tiro-de-Guerra.

 

Tempo quente

Segundo consta, o “tempo fechou” ontem na Fundação Cultural de Uberaba. Prefeito Anderson Adauto não teria gostado nadinha dessa história de contratações de fornecedores, sem licitação, para o carnaval deste ano. Pois é. Todo ano tem carnaval na mesma época. A Fundação deveria ter providenciado as licitações com a devida antecedência, para não ficar, agora, recorrendo aos tradicionais fornecedores “de última hora”, pagando o preço “da última hora”... Desperdício de dinheiro público também é iss falta de planejamento e de organização.

Boas-vindas  

A Fazu promove neste sábado, a partir de 11h30, o “Projeto de Integração Discente”, numa confraternização legal entre calouros, veteranos, professores e comunidade acadêmica da faculdade. Além de um almoço regado a boa música, os novos alunos terão a oportunidade conhecer todo o campus e participar de dinâmicas propostas pelos coordenadores dos cursos. Durante todo o dia, a Fazu também fará uma campanha junto aos alunos para arrecadar leite longa vida para uma instituição de caridade de Uberaba. Isso é o que se pode chamar de “trote civilizado”!

Sucesso

Sucesso absoluto, a Feijoada do Jockey bate o recorde: mais de quatro mil convites foram vendidos! Promoção abre a agenda festiva de 2012 no clube, sob a batuta do grupo Oba Oba Samba House, que está bombando junto à moçada. Jornal da Manhã é parceiro do Jockey nesse evento, mais uma vez.

Voadores

Volume de cheques sem fundos aumentou quase 2% em janeiro, em comparação com o mesmo período de 2011, segundo a Serasa. Olho vivo!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por