ALTERNATIVA

Black & Decker fecha linha de produção de ferro e demite 80

Lídia Prata
Publicado em 03/07/2019 às 19:20Atualizado em 17/12/2022 às 22:11
Compartilhar

Em nome da segurança

Na próxima reunião com o governador Romeu Zema para tratar da segurança pública em Uberaba, o prefeito Paulo Piau vai reivindicar basicamente reforço de pessoal para as polícias Civil e Militar. Foi o que ele revelou durante entrevista à Rádio JM FM 95.5 na manhã dessa quarta-feira. Na avaliação do prefeito, “a PM tem feito o que pode, com o efetivo que tem”, ressaltando que o déficit de pessoal é grande também na PC. No entanto, há quem defenda a necessidade de investimentos em equipamentos e tecnologia para vencer a vulnerabilidade de Uberaba, exposta a ações frequentes de bandidos fortemente armados e profissionalizados.

Olhos abertos

Outra ação em andamento para melhorar a segurança de Uberaba é o videomonitoramento da cidade. Esse serviço será desenvolvido pela Codiub, como já foi reiteradas vezes anunciado, mas ainda não saiu do papel. Serão 120 câmeras em ação, especialmente nas entradas da cidade, permitindo a captação de imagens de placas de veículos para checagem da procedência quando suspeitas. O problema é que a Codiub ainda não conseguiu decidir em qual tecnologia apostar, tantas as opções disponíveis no mercado para esse sistema de videomonitoramento. A mais cotada, por enquanto, é a tecnologia de procedência israelense.

Tome tenência!

Nos próximos dias o prefeito vai se reunir com gerentes das agências bancárias na cidade para exigir o cumprimento de lei municipal que estabelece uma série de obrigações aos bancos em nome da segurança pública. Nem um deles está cumprindo a lei. Veja como são as coisas: os bancos têm lucro milionário todos os anos e estão obrigados a cumprir as leis como todos os cidadãos e empresas. A Prefeitura pode exigir o cumprimento da lei por vários meios, inclusive judiciais. Mas o prefeito prefere tentar uma composição amigável, primeiro.

Me dá o dinheiro aí!

O conserto das câmeras do Olho Vivo danificadas pelos bandidos na semana passada vai custar a bagatela de R$280 mil. Números foram revelados pelo prefeito na entrevista à Rádio JM FM 95.5. Piau adiantou que vai pedir ao Banco do Brasil para bancar esse reparo das câmeras.

Desmantelada

Apoio do governo Bolsonaro para melhorar a fiscalização nas rodovias federais que passam por Uberaba também será tentado pelo prefeito Paulo Piau. Aliás, não é de hoje que a Polícia Rodoviária Federal vem sendo desmantelada por aqui, com direito a desativação do posto policial na BR-050. Uma pena!

Já era

Não só o projeto de construção de um viaduto da Fernando Costa foi abortado, como também a ideia de implantar mão única na avenida Marcus Cherém. Piau confirmou que um novo projeto está sendo formatado, seguindo o estilo do que foi feito na avenida Tonico dos Santos, porém com adaptações às proporções da local. Tão logo esteja concluído, o projeto será apresentado para discussão com os comerciantes daquela via.

Decisão técnica

Piau jurou de pés juntos que a decisão de abortar o projeto de construção do viaduto da Fernando Costa foi tomada com base única e exclusivamente em argumentos técnicos. Descartou que tivesse cedido à oposição da ABCZ ao projeto. Ok. Antes também havia argumentos técnicos em sentido contrário, indicando a necessidade de construção do tal viaduto...

Alternativas

Para dirimir os conflitos de trânsito naquela região que abrange Tonico dos Santos, Fernando Costa, Edilson Lamartine e Marcus Cherém estão sendo estudadas alternativas viárias, o que poderá incluir alterações substanciais no sistema de mão e contramão das ruas adjacentes, para evitar a instalação de semáforos na rotatória. Oremos!

Pra depois

Questionado sobre as constantes prorrogações de prazos contratuais para as empreiteiras concluírem as obras públicas no município, Piau culpou o governo federal por esses atrasos. Segundo ele, os recursos não são liberados a tempo e hora por Brasília, e, com isso, as empreiteiras param as obras até receberem. Faz sentido.

Sossega, leão

Como de costume, Piau voltou a desconversar sobre as eleições para 2020. Garantiu que está só observando a movimentação dos interessados. Questionado sobre o destaque dado a três secretários municipais no evento dos 200 anos – Silvana Elias (Educação), Denis Silva (Codiub) e José Renato Gomes (Desenvolvimento Econômico) –, Piau foi rápido na resposta: “Opto pelo Denis”. Quem acompanha os bastidores da política sabe que Piau apenas desconversou... Ou não?

Cooperar

Praça Absalão Gomes será palco do Dia de Cooperar, promovido pelo Sicoob Uberaba. Entre 9h e meio dia deste sábado haverá uma série de atividades recreativas (música, palhaço, etc.), além de aferição de pressão arterial, aula de alongamento, corte de cabelo gratuito, entre outras atividades. Evento será aberto à comunidade e os 100 primeiros participantes que doarem material de limpeza e/ou higiene pessoal concorrerão a brindes e uma bicicleta. Todo o material arrecadado será doado à Casa de Apoio Danielle, unidades de Acolhimento de Crianças e Adolescentes e duas entidades de Delta e Veríssimo.

Enxugamento

Black & Decker encerrou a produção de ferros a vapor em Uberaba. Não suportou a concorrência do produto chinês, que chega aqui com preço infinitamente mais barato. Além disso, com essa demora na aprovação da tal reforma da Previdência, a economia está praticamente parada, comprometendo o desempenho das indústrias em geral no país. Com a descontinuidade da fabricação ferros a vapor a B&D demitiu 80 pessoas na segunda-feira, dos quais 60 estavam lotados na linha de produção e outros 20 na área não-fabril, mas do mesmo setor. Apesar das demissões, o executivo Fernando Bortolozzo garante que não há a menor possibilidade de fechamento da unidade da Black em Uberaba, que ainda mantém cerca de 900 empregos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por