Irresponsabilidade ou insanidade?
Notícias falsas espalhadas pelas redes sociais levaram pânico à população uberabense nesta quarta-feira. A boataria se alastrou feito erva daninha a partir de páginas no Facebook de gente leviana e irresponsável. Falou-se em homicídio no bairro Abadia, outro na avenida Santana Borges, tiroteio na avenida da Saudade, carro incendiado, estradas fechadas pelo PCC, invasão do Colégio Tiradentes da PMMG e por aí afora. Teve até que mandasse gravação sinistra via WhatsApp aterrorizando as pessoas. Mais tarde, falou-se que a Uniube e Facthus teriam suspendido as aulas noturnas e os ônibus só circulariam até 21h30. Tudo mentira. Maldade de quem não tem o que fazer.
Como pode?
Outros absurdos foram disseminados pelas redes sociais, como foto mostrando três corpos de pessoas supostamente assassinadas pela Polícia Militar. Gente! Era tudo montagem. Mentira. Nada disso aconteceu! Fico pensando como é que tem gente à toa a esse ponto para inventar coisas assim e aterrorizar outras pessoas. Pior: tem até locutor de rádio embarcando nessas leviandades e espalhando boato em suas páginas no Facebook. Quanta irresponsabilidade! Um dos profissionais que fizeram essa besteira, depois que levou um puxão de orelhas da polícia, colocou um esclarecimento com pedido de desculpas. Mas já era tarde! O terror já tinha tomado conta dos seus seguidores e se espalhado. E pensar que ainda há pessoas que lidam com comunicação e não entendem que informação é coisa séria, um bem precioso, o oposto da fofoca e da maledicência. Nem tudo o que se ouve merece crédito. Daí ser indispensável apurar os fatos. É isso o que distingue o comunicador e torna a informação confiável. Ficou claro ontem quem não merece confiança!
Nas escolas
A escola municipal Norma Suely também padeceu ontem, o dia todo, com a boataria. Pais de alunos chegaram bem mais cedo para buscar os filhos, crentes de que a direção da escola havia telefonado para esse fim. A diretora explicou que não havia motivo para pânico, muito menos as ligações partiram da escola. Mas nem todos acreditaram. A cena se repetiu em várias outros colégios da cidade, mostrando a força dos boatos e das redes sociais para criar pânico na população.
Polícia Federal – Muita gente apagou as páginas no Facebook quando soube que a Polícia Federal entrou na parada para “enquadrar” quem estava propagando boatos e aterrorizando os uberabenses pelas redes sociais. Mas, em muitos casos, a PF tinha feito o print das páginas antes. Bem feito para quem fica tocando o terror irresponsavelmente.
Caso único – Até o fechamento da coluna, a Polícia Militar só havia registrado uma tentativa de homicídio ontem. A vítima foi esfaqueada em briga na praça Rui Barbosa. E não tinha qualquer ligação com o PCC, ao contrário do que os boateiros andaram espalhando.
Reunião de emergência
No fim da tarde, o prefeito Paulo Piau foi recebido pelo governador Alberto Pinto Coelho, em Belo Horizonte. Na pauta, a violência em Uberaba. Piau narrou ao governador os fatos que estão ocorrendo na cidade e pediu urgência no envio de reforços policiais para cá. Tomara que as providências do Estado não fiquem apenas nas promessas, como de costume. A violência aqui já atingiu níveis absurdos e inadmissíveis!
Imediata
Deputado federal Marcos Montes também acionou o presidente da OAB/Uberaba, Vicente Flávio, sugerindo a convocação de uma reunião de emergência ou audiência pública para discutir com lideranças classistas e formadores de opinião uma linha de trabalho para enfrentamento da violência. MM entende que a OAB é a entidade que melhor representa os segmentos relacionados à segurança pública e, por outro lado, o que está acontecendo em Uberaba “é verdadeiramente fora do contexto”. “Uberaba não é terra de ninguém. É uma terra de gente trabalhadora, solidária, que merece respeito” – desabafou o deputado.
Reforma já
O deputado Marcos Montes também está empenhado em agilizar a votação de uma legislação penal mais rigorosa e defende a redução da maioridade penal. Claro que uma lei mais firme e um processo penal menos complacente com a bandidagem são urgentes. Por outro lado, o Brasil precisa de mais do que isso. Precisa de escolas para tirar a criançada das ruas; precisa rever seus valores, para que as pessoas entendam que bandido é bandido e mocinho é mocinho; e, mais que isso, precisa de bons exemplos que venham de cima. Enquanto Brasília continuar mostrando políticos que saqueiam os cofres públicos e deputados que roubam até da Saúde pública, como exigir que a população acredite que o crime não compensa?
Alegria, alegria
Ex-delegado de Polícia Civil em Uberaba e ex-vereador Heli Geraldo Andrade, o Grilo, está animado com a pré-candidatura a deputado estadual por Araxá, onde fez carreira na PC e conquistou a fama de “xerife”. No passado, Grilo tentou se eleger por aqui, sem sucesso, mas agora está confiante, graças ao apoio que vem recebendo do prefeito Jeová Moreira.
Novos planos
A Nova CAA - Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais - divulga uma promoção especial para o plano OAB Saúde. A adesão pode ser feita até o dia 30 de maio. Entre as vantagens exclusivas do OAB Saúde estã plano com maior capilaridade no Estado e preço menor do que o plano individual da Unimed. Veja mais no site da Nova CAA (www.caamg.com.br) ou nas redes sociais da CAA Minas.