ALTERNATIVA

Boletim Covid volta a assustar, com registro da morte de idosa de 93 anos

Lídia Prata
Publicado em 18/04/2021 às 20:26Atualizado em 18/12/2022 às 13:08
Compartilhar

PRA PENSAR

Boletim Covid divulgado na noite deste domingo certamente deixou muita gente com a pulga atrás da orelha. Dentre as vítimas nas últimas 24 horas está uma mulher de 93 anos, que veio a óbito em hospital particular, depois de oito dias de internação. O que causa estranheza é a idade da vítima, pois os maiores de 90 anos foram os primeiros a receber doses da vacina. Teoricamente, a esta altura, já deveriam estar imunizados e livres da Covid. Mas não foi o que aconteceu.

A LUTA CONTINUA

Segundo o infectologista Victor Maluf, um dos mais conceituados de Uberaba e timoneiro do Hospital São Domingos no enfrentamento a pandemia, provavelmente a senhora de 93 anos já havia tomado pela menos a primeira dose, se fosse da Astra Zeneca. “Mas nenhuma vacina tem 100% de eficiência. Então, formas graves podem aparecer até nos vacinados” - advertiu. Portanto, mesmo com a vacina, será necessário manter as regras de segurança, como uso de máscara e de álcool gel para higienização das mãos frequentemente, e manter o distanciamento social.

FAIXA ETÁRIA

Ainda no boletim Covid este domingo chama a atenção a idade de outras vítimas. A maioria voltou a ter idade superior a 70 anos. Dos 10 óbitos das últimas 24 horas, 7 tinham idade entre 70 e 93 anos. Apenas 3 vítimas estavam na faixa etária dos 60 anos. E mais: a maioria também veio a óbito na rede pública…

DE OLHO

Um recém-nascido em Água Comprida ocupa UTI neonatal em Uberaba, com suspeita de Covid. Além desse caso, há outros seis que ocupam leitos de enfermaria específicos no Hospital da Criança, sendo quatro suspeitos para Covid-19 e dois confirmados.

CHEGANDO…

Desta vez o governo mineiro andou ligeiro, mas as superintendências se mantiveram no ritmo antigo. Doses da vacina contra Covid chegaram em Uberlândia na manhã deste sábado, mas só serão entregues aos municípios nesta segunda-feira. Das 24 mil doses destinadas ao Triângulo Sul, 10.855 ficarão em Uberaba. Para entender: serão 790 doses de CoronaVac para 1ª dose em profissionais de saúde, pessoal das forças de segurança e população de 60 a 64 anos. As restantes 3.620 doses serão destinadas a aplicação de 2ª dose.

Além da CoronaVac serão entregues 6445 doses da Astra  Zeneca para completar a vacinação do pessoal com idade entre 65 e 69 anos e iniciar  a imunização das pessoas na faixa dos 60 aos 64 anos. Acredito que esse quantitativo não será suficiente para toda a população desta faixa etária.

PARA POUCOS

Enquanto isso, a segunda-feira será dedicada exclusivamente à aplicação da 2ª dose no único drive que vai funcionar, o da Funel. Apenas aqueles que estão marcados no cartão de vacinação para esta data serão imunizados.

LIBEROU GERAL

Antes de entrar em vigor, o novo decreto da pandemia foi interpretado como carta de alforria por muitos empresários do setor de bares e restaurantes. Esses estabelecimentos só foram autorizados a abrir as portas no domingo, com restrições. No entanto, desde sexta-feira já eram vistos bares abertos. Calma, pessoal!

CAUTELA E CALDO DE GALINHA…

Na avaliação do presidente do Sindicato dos Bares e Restaurantes, Fred Massom, o setor pretende retomar gradativamente as suas atividades, para evitar o desgastante “abre e fecha” verificado nos últimos 12 meses. Hoje os empresários do setor têm medo de recontratar mão-de-obra acreditando na flexibilização do decreto, mas amanhã terem de demitir o pessoal novamente. “É preferível fazermos uma retomada de forma gradual, mas com consistência” - defende o líder classista.

ATÉ MAIS TARDE

Por conta da liberação do funcionamento de bares, restaurantes e do comércio em geral até 20 horas, os ônibus também começaram a circular até mais tarde neste domingo. Durante a semana o horário será igualmente ampliado para atender aos usuários na volta para  casa. 

AINDA NÃO

Aulas presenciais da Uniube não serão retomadas hoje, ao contrário do que muitos pensavam. Embora o decreto 481 libere a rede particular para retomar as atividades, o reitor Marcelo Palmério prefere aguardar mais um pouco. 

CENTRO MÉDICO

Prédio do antigo Grande Hotel e do Cine Metrópole pode ser transformado num centro médico. Projeto neste sentido já está correndo de mão em mão na cidade, com indicativo de que a área do cinema servirá para estacionamento. Os empreendedores estão em busca de parceiros para viabilizar o negócio. 

SECRETÁRIO NA ACIU

Reunião virtual da diretoria plena da ACIU contará com a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, nesta segunda-feira, a partir das 19h. Evento será restrito aos diretores da associação. Na pauta, a recuperação da economia mineira e as dificuldades enfrentadas pelo empresariado com a pandemia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por