Reflexos imediatos
Queda nas vendas de presentes para o Dia dos Pais chegou a 9,78% em Uberaba, segundo levantamento da CDL. O presidente Miguel Faria, em entrevista exclusiva ao JM Online esta semana, ressalvou que as vendas à vista permaneceram inalteradas em relação ao ano passado, mas as compras parceladas caíram muito além do que os lojistas poderiam imaginar. Aliás, Miguel Faria aproveitou para alertar os comerciantes sobre a necessidade de treinarem melhor seus colaboradores, sobretudo nesta época de crise em que é proibido perder venda. “O momento é de enxugar gastos e treinar a equipe, para quando a economia se estabilizar a gente colher os frutos que estamos plantando”, afirmou ao JM Online.
Excelência no atendimento
Quando o presidente Miguel Faria alerta os lojistas para investirem em treinamento de pessoal, ele está coberto de razão. O que mais se ouve hoje em dia é queixa de consumidor insatisfeito com o mau atendimento no comércio local, seja por descaso dos atendentes, seja por falta de informação e até falta de jogo de cintura para oferecer alternativas quando o produto procurado não está disponível na loja. Tem, tem. Não tem, tchau. Não pode.
Fora daqui!
Tão cedo Uberaba não terá o serviço de Táxi 99. Consta que o grupo interessado em implantá-lo aqui foi “despachado” quase a tapa por concorrentes locais. Esse serviço é muito comum em BH, Rio, São Paulo. Você baixa o aplicativo no celular e o aciona quando precisa de táxi. Imediatamente a central envia um veículo ao local. É muito rápido e eficiente.
Licitação – A propósito, a PMU vai licitar mais 124 placas de táxi na cidade. Vem em boa hora, porque há poucos veículos em circulação, especialmente no aeroporto. É uma dificuldade conseguir táxi nos horários de desembarque de passageiros, sobretudo à noite.
Qualidade – Paralelamente à inclusão de novos táxis na praça, a PMU deveria criar um serviço de controle de qualidade da frota em circulação. Em Uberaba infelizmente há alguns carros sem a menor condição de rodar. São pneus carecas, bancos rasgados, portas que só abrem pelo lado de fora, motoristas fumando enquanto transportam passageiros...
Sem volta
O posicionamento do Ministério Público (estadual e federal, em conjunto) sobre o BRT deixou o prefeito Paulo Piau de mãos atadas. Se atender os comerciantes e voltar com o estacionamento na Leopoldino de Oliveira, responderá judicialmente por improbidade. Acatando, como impõe a lei, ao que determina o MP, vai sofrer irremediavelmente bronca dos comerciantes. Na recomendação do Ministério Público sobre o assunto, foi ressaltado que o coletivo deve prevalecer sobre o posicionamento do comércio. Apenas para esclarecer o que muitos leitores estão questionand O MP Federal entrou nessa história porque os recursos desse projeto de acessibilidade (leia-se BRT) são oriundos do Ministério das Cidades.
Motivação
Foram ao menos três “denúncias” motivadoras da recomendação do MP para deixar o BRT como está: da ONG Voluntários da Acessibilidade, do ativista cadeirante Israel Garcez e do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Uberaba. No estudo, o MP também levou em consideração a insatisfação dos comerciantes, ao menos é o que diz um dos “Considerandos” elencados no documento.
Festa da Abadia
A coroação de Nossa Senhora este ano tem tudo para ser a mais bonita cerimônia de todos os tempos. Projeto foi doado por Demilton Dib e terá um palco especialmente ornamentado para as apresentações de música e dança. Uma das apostas dos organizadores da festa é a dança dos 27 anjos e das oito grávidas, representando Maria, mãe de Jesus. A coroação vai começar às 18h, com uma hora de duração, aproximadamente. Logo em seguida terá início a procissão, sempre um momento marcado por muita emoção.
Norte e Sul
Maria Inês Guimarães é a indispensável atração desta noite no Teatro Sesiminas. A pianista uberabense está radicada em Paris desde 1988 e volta à terra natal para a turnê 2015 de seu novo trabalho, “Norte e Sul”, com apoio da Fiemg. Imperdível!
Heptacampeã
OAB/Uberaba conquistou o heptacampeonato nos Jogos dos Advogados Mineiros deste ano, que aconteceram entre os dias 4 e 8 de agosto, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. A delegação da 14ª Subseção contou com mais de 90 advogados e advogadas que participaram de todas as 34 modalidades da competição, desde o futebol até a dança de salão e o atletismo. O evento esportivo, exclusivo para os advogados, é o maior da classe no Brasil e este ano contou com 1.655 inscritos e 25 delegações. Uberaba mostrou sua força alcançando 117 pontos, a maior pontuação geral do JAM 2015. Parabéns aos nossos campeões!
Presidente Vicente Flávio recebeu das mãos do presidente da Nova CAA/MG, Sérgio Murilo, o troféu de heptacampeão dos Jogos dos Advogados Mineiros 2015. Nossos atletas da 14ª Subseção da OAB não são bons apenas nas lides forenses, mas nas quadras também!