ALTERNATIVA

Bomba sobre o processo eleitoral

A informação veio no meio da tarde e, em entrevista exclusiva à Rádio JM AM 730...

Lídia Prata
Publicado em 06/07/2012 às 10:30Atualizado em 19/12/2022 às 18:40
Compartilhar

Bomba!!!

A verdadeira bomba que caiu sobre o processo eleitoral em Uberaba veio ontem, quando o prefeito Anderson Adauto anunciou que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais havia acabado de conceder liminar, suspendendo a intervenção no PMDB local. A informação veio no meio da tarde e, em entrevista exclusiva à Rádio JM AM 730, o prefeito foi às lágrimas, dizendo-se de “alma lavada”. Vale lembrar que a Rádio JM noticiou o fato em absoluta primeira mão, e tratou de ouvir todas as partes envolvidas em seguida.

Em miúdos

A coluna ouviu o advogado do PMDB/Minas, Wederson Advíncula, no começo da noite de ontem. Ele explicou que esta liminar do TJMG afasta a Comissão Interventora e restabelece o diretório municipal do partido. Mas não suspende os efeitos da convenção que escolheu Paulo Piau candidato a prefeito. Ela continua válida e foi legítima, segundo Advíncula. O PMDB já foi intimado da decisão e vai apresentar suas razões antes de esgotado o prazo legal de 10 dias. Advíncula está confiante que a liminar será derrubada a qualquer momento.

Ilegitimidade

Ainda segundo o advogado do PMDB Minas, o pedido de registro da candidatura de Rodrigo Mateus pelo PMDB enfrenta obstáculos intransponíveis perante a Justiça Eleitoral. O principal deles foi a falta de legitimidade dos membros do partido que convocaram a segunda convenção, na qual Rodrigo Mateus foi aclamado candidato a prefeito, o que a torna inválida. Essa convocação teria de ser feita pelo diretório municipal (mesmo afastado por causa da intervenção). Consta que o presidente afastado Eduardo Palmério e o secretário João Caldas não assinaram essa segunda convocação.

Registro

Ainda segundo Wederson Advíncula, caberá à Justiça Eleitoral em Uberaba apreciar os dois pedidos de registro de candidatura, de Paulo Piau e de Rodrigo Mateus, e decidir até domingo qual dos dois é o candidato do PMDB. Ele não tem dúvida de que será Paulo Piau. A partir do deferimento do pedido de registro começará a correr o prazo de cinco dias para as respectivas impugnações das candidaturas.

Barulhão

Paulo Piau estava tranquilo à noite passada, dizendo que o prefeito, mais uma vez, fez “muito barulho por nada”. E disse: “Ele queria criar um fato político e criou. Já sabemos que vai ser assim durante toda a campanha, mas estamos tranquilos porque sabemos que ele apenas está fazendo uso do jus esperneandi” (direito de espernear).

Pedra 90

Um gaiato ligou pra a colunista ontem à noitinha para dizer que “Anderson é pedra 90: só enfrenta quem aguenta”. Mesmo que ele seja derrotado judicialmente nessa luta para derrubar a intervenção no PMDB/Uberaba, é certo que Anderson não vai dar trégua a Paulo Piau...

Chapas puríssimas

Foi bem recebida a escolha de Vânia Célia para compor chapa com o tucano Fahim Sawan. Ex-diretora regional de Ensino, Vânia Célia é querida entre os professores da rede estadual, sobretudo porque sempre manteve diálogo com a classe, até mesmo nos momentos de tensão e greve. Com isso, o PSDB também enfrentará as urnas com chapa pura.

Vetado

Depois de perder o posto de vice na dobradinha com Fahim Sawan, João Franco tentou aderir ao chapão do PMDB, de última hora. Mas não deu. Os vereadores Tony Carlos (PMDB) e Borjão (DEM) “empinaram a carroça” quando souberam que teriam Luiz Dutra (PDT) no chapão. A adesão do PDT foi então vetada em nome da harmonia do grupo.

Feijoada

Amanhã é dia da tradicional Feijoada da OAB Uberaba, organizada pela diretoria liderada por Helder Batista, com o imprescindível apoio da presidente da OAB Mulher, Simone Della Libera, e da diretora financeira, Cleonilda dos Santos Ferreira. Tudo no capricho! Falando em OAB, as obras da nova sede estão a todo o vapor.

A caminho

Já a Secional Mineira da OAB, presidida pelo advogado Luís Cláudio Chaves, fez coro com os dirigentes do Conselho Federal pelo encaminhamento ao Congresso Nacional de proposta para a edição de lei que dispõe sobre a criação da figura do advogado profissional individual e a sua equiparação à sociedade de advogados para efeitos tributários. As sociedades atualmente são tributadas em 11,3%, enquanto os profissionais que atuam individualmente são tributados em 27,5%.

Pulando fora

Vereador Samuel Pereira explica que renunciou à presidência da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara porque ficou indignado com as acusações dos colegas de que ele estava “jogando para a galera” quando defendeu alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias. “Nós podemos, sim, mexer na LDO, desde que não prejudique a população” – justificou, argumentando que tentou tirar R$6 milhões das operações tapa-buracos em 2013 para destiná-los à saúde. “Disseram que eu estava querendo aparecer, o que não é verdade. Levo com muita responsabilidade o que faço” – concluiu Samuel.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por