ALTERNATIVA

Brasil foi acusado de violar tratados de livre expressão

As razões da denúncia são as leis que criminalizam (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 02/11/2013 às 09:56Atualizado em 19/12/2022 às 10:23
Compartilhar

Violação de direitos

Esta semana, o Brasil foi acusado formalmente, na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, de violar tratados internacionais sobre a liberdade de expressão. As razões da denúncia são as leis que criminalizam críticas e denúncias contra ocupantes de cargos públicos, enquadrando-as como casos de calúnia, injúria ou difamação. A discussão foi levada à comissão pela ONG Artigo 19, dedicada à defesa da liberdade de informação e de expressão. Caso não haja adequação da legislação brasileira aos tratados internacionais, a ONG pretende pedir a abertura de um processo contra o Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Segundo a ONG, os chamados “crimes contra a honra” são usados como um “instrumento político de intimidação” e cerceiam a liberdade de expressão.

Pena em dobro

Previstos na legislação brasileira em vigor, esses delitos podem receber punição ainda mais grave se for aprovado, sem alterações, o projeto de reforma do Código Penal em discussão no Senado. Esse projeto não só mantém os crimes, como duplica a pena, caso a vítima seja ocupante de cargo público. Um dos casos citados à Corte Internacional foi o do jornalista Cristian Goes, condenado a sete meses e 16 dias de prisão sob acusação de injúria. Goes foi processado por ter publicado um texto fictício, sem nomes, pelo qual o presidente do Tribunal de Justiça sergipano, Edson Ulisses, se sentiu ofendido.

Reforma legal

O Brasil é mesmo um país difícil de entender, ou pelo menos seus parlamentares o são. De um lado, deputados e senadores defendem pena de prisão para jornalistas por críticas e denúncia contra políticos que fazem por merecê-las, e, de outro, fecham os olhos à baderna que se instalou nas capitais. Não se vê político algum defendendo penas mais severas contra traficantes, arruaceiros, ladrões, assaltantes, vândalos. Essa gente está se multiplicando e frequentando os noticiários quase todos os dias, ora promovendo saques e quebra-quebra, ora ateando fogo em caminhões nas estradas, e por aí vai. E a polícia nada ou pouco pode fazer, porque se prender esses marginais, no dia seguinte eles conseguirão habeas corpus, amparados nas brechas legais. Por isso, não é de se admirar que os bandidos ameacem policiais como se viu esta semana em Uberaba, peitem os militares, zombem dos juízes. Eles têm a certeza da impunidade!

Missão – Mesmo sem ser afinado com o Governo do PT, o deputado federal Marcos Montes foi convidado e integrará a missão brasileira em viagem à China. A missão será chefiada pelo vice-presidente Michel Temer e integrada por ministros de Estado, empresários e parlamentares. Intenção é estreitar o relacionamento comercial entre os dois países.

 

Ausência – Em razão da viagem à China, o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, não poderá vir para a festa Os 10 Mais, na qual seria um dos homenageados. No entanto, o ministro comprometeu-se em vir a Uberaba oportunamente para receber a homenagem do Grupo JM de Comunicação.

 

Preço nas alturas

Saiu o edital de licitação para conclusão das obras do Fórum estadual em Uberaba, na avenida Maranhão. Para os 10% restantes, a estimativa do custo gira em torno de R$10 milhões, o que elevará o preço final da obra para R$42 milhões, uma das mais caras de Minas, senão do Brasil. O pior vem agora: o edital estabelece o prazo de 300 dias corridos para a conclusão do serviço, a partir da assinatura do contrato. Isso significa que dificilmente o novo Fórum poderá ser inaugurado no fim de 2014. O mais provável é que fique para 2015, se não houver mais nenhum contratempo no meio do caminho...

Portas abertas

A Rede Ibis inaugura seu hotel em Uberaba nesta segunda-feira.

Positivo  - Presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, avalia que foram positivos os resultados das obras do Água Viva no centro da cidade, depois do temporal de quinta-feira. “A microdrenagem nas avenidas Leopoldino de Oliveira e Guilherme Ferreira, executadas nesta administração, deram a resolubilidade necessária para as novas galerias construídas”, disse. E concluiu: “A microdrenagem nas transversais funcionou. Deu certo a mudança no projeto, para fazer as enxurradas entrarem no canal antes de chegarem à avenida pela superfície”.

Próxima etapa - Guaritá lembra que as obras de duplicação do canal pluvial na Santos Dumont devem começar após o período chuvoso. A minimização das enchentes é ponto de honra para o Codau.

Novo comando

Conselho da OAB aprovou o arrendamento do Hospital Santo Ivo, em Belo Horizonte. O Hospital será transformado num centro de referência de atendimento neonatal e da gravidez de alto risco sob nova gestão do grupo Neocenter. Administrado pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA/MG), braço da seção mineira da OAB, o Santo Ivo representava um sangria de recursos enorme aos cofres da entidade. Segundo o presidente da CAA/MG, Sérgio Murilo Braga, dos 90 mil filiados à OAB em Minas, o universo de usuários do Santo Ivo não passava de 7%.

Flanelinhas

Tomara que o Dia de Finados nos poupe dos flanelinhas nas imediações dos cemitérios...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por