ALTERNATIVA

Cabidão de empregos

Verba para manter assessores de vereadores poderia ser melhor utilizada

Lídia Prata
Publicado em 28/01/2017 às 09:04Atualizado em 16/12/2022 às 15:27
Compartilhar

Novos tempos

Enquanto a “ficha” dos vereadores novatos em Uberaba ainda não caiu, bons exemplos vêm de fora para inspirar os políticos locais. Em São Paulo, cidade com mais de 11 milhões de habitantes, o vereador Fernando Wooliday (DEM) nomeou apenas 10 assessores, dispensou motorista particular e carro “chapa branca”. Guardadas as devidas proporções e considerando o número de habitantes de Uberaba, três assessores para cada vereador estaria de bom tamanho. Para não dizer que três é pouco, vamos admitir seis, então. Mais que isso é jogar fora o dinheiro público. Os tempos são outros, hoje, e nossos vereadores precisam entender isso.

Parcimônia

Felizmente, o caso do vereador paulistano não é isolado. Para se ter uma ideia, o senador da República José Reffugue, eleito pelo Distrito Federal, tem 8 assessores. Também dispensou carro e motorista à sua disposição.

Custo alto

O problema do excesso de assessores para os vereadores de Uberaba não está só no custo mensal para mantê-los. Ainda que cada vereador tenha direito a uma verba de gabinete no valor de R$30 mil, esse montante poderia ser melhor utilizado em prol da comunidade, já que as necessidades não param de aumentar, tanto em Saúde, quanto segurança pública, obras, serviços urbanos, educação etc. Para se ter uma ideia, no final do ano passado, por ocasião da rescisão contratual dos cerca de 120 assessores de vereadores da época, o gasto público passou de R$330 mil. Só com as indenizações. É justo continuarmos gastando tanto dinheiro para manter esse cabidão de empregos para os vereadores que elegemos????

Transparência? – Com tantos assessores, comissionados e servidores de carreira nos quadros da Câmara Municipal, era de se esperar que pelo menos as informações do site oficial estivessem atualizadas. Que nada. Os balancetes, por exemplo, estão “parados” em outubro/2016. Idem a prestação de contas, que igualmente ignora os meses de novembro e dezembro, até hoje.

Quadro geral – Por incrível que pareça, apenas a tela de apresentação dos vereadores está atualizada no site oficial da Câmara de Uberaba. Estão todos os vereadores da atual legislatura, com fotos, telefones de contato, etc. Precisa comentar?

 Asfalto aos montes

A Prefeitura estima gastar por dia em massa asfáltica o equivalente ao que uma cidade de 35 mil habitantes gasta em um mês. Serão 70 toneladas por dia! Tudo isso para recuperar as ruas e avenidas da cidade, que andam numa buraqueira sem fim. O fato é que esse verão chuvoso aumentou o problema. A ideia é retomar o programa Multiação, que deu certo no ano passado na revitalização das ruas da cidade. Detalhe: o Multiação agora virá com nova versão. Em vez de atuar por 80 dias, o trabalho será permanente, com promessa de relatório dos serviços semanais publicados nas páginas da Prefeitura na internet.

Peirópolis

Prefeitura também assina amanhã, às 10h, a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica de Peirópolis. Depois do calçamento, que será mantido, o asfalto vai completar o complexo viário do bairro turístico. Será a primeira obra do novo secretário Nagib Facury, que anda empolgado com os projetos em andamento.

 Lições da greve

Números dos atendimentos nas UPAs em um dia e meio de greve parcial dos médicos mostram que precisou acontecer o “movimento” para as unidades serem usadas com a sua verdadeira finalidade: urgência e emergência somente. Pacientes com sintomas mais leves são de responsabilidade das Unidades Básicas de Saúde e, com a paralisação dos médicos, foram encaminhados justamente para os postinhos.

Cata entulho

O movimento contra a dengue deve ser lançado no sábado, dia 8 de fevereiro, e vai focar na limpeza da cidade. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Toninho Oliveira, será algo muito diferente dos antigos mutirões. Entre as novidades deve surgir um material de divulgação dos ecopontos da cidade, além de caminhões para recolher especificamente produtos que não podem ser simplesmente descartados nas ruas, como móveis velhos. O cata-entulho já está sendo carinhosamente chamado de “Entulhão”.

Atenção

Comerciantes precisam se preparar. O Ministério Público vai pegar pesado contra a falta de acessibilidade. A Prefeitura terá prazo para notificar os infratores sob pena de responder, ela mesma, perante a Justiça. Muitos empresários pediram prazo para adequação, quando precisaram tirar ou renovar o alvará de funcionamento e, depois de concedido o prazo e obtido o documento, não cumpriram as determinações de acessibilidade. Resultad Ou cumpre a lei de acessibilidade, que é federal, ou virá punição pesada por aí.

De volta

Depois do recesso de fim de ano, a diretoria da Aciu retoma as reuniões quinzenais na próxima segunda-feira, às 19h, sob a presidência do empresário José Peixoto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por