Cabidinho rosa
Porta-Voz de sexta-feira trouxe mais decretos de nomeação de profissionais para cargos em comissão. Na Secretaria de Governo são mais quatro comissionais, duas nomeadas como assessoras II, uma assessora de gabinete (!), e outra para gestão de projetos. Quadro totalmente feminino.
Sangue novo
Muda o comando da Seção de Controle de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde. Sai Leonardo Gomides dos Santos. Entra Taciana Carolina Cardoso Silva. Foi nomeada também a nova chefe do Departamento de Controle de Zoonoses, Lara Rocha Batista. As mulheres estão com tudo...
Engatando a primeira
Wellington Fontes estava tão comedido! Mas durou pouco essa parcimônia na nomeação de comissionados. No Porta-Voz de sexta-feira o secretário de Finanças já colocou as manguinhas de fora e nomeou mais quatro comissionados para sua pasta. Neste caso foram três homens para ocupar cargos técnicos de chefia de seção de fiscalização, contabilidade e arrecadação. No time de comissionados só entrou uma mulher, para comandar o cadastro imobiliário.
Aposentadoria – O advogado Marcelo Inácio está deixando o cargo de Procurador do Município, depois de uma vida inteira dedicada ao serviço público.
Troca-troca - Chama a atenção o volume extraordinário de troca-troca de concursados na Secretaria de Educação. Toda semana saem publicadas novas convocações e, em contrapartida, exonerações ou decretos tornando sem efeito as nomeações anteriores. Impressionante a rotatividade na Educação, em parte provocada por desistência de candidatos aprovados no concurso. Mas não faltam trocas de endereço para os nomeados em comissão, saindo do comando de Cemei para escola e vice-versa.
Radiografia em curso
Por falar no secretário Rodrigo Vieira, esta semana ele está se reunindo com os colegas do primeiro escalão para análise criteriosa de cada pasta e suas reais necessidades de pessoal. Quer levantar dados para traçar um raio-X de quantos concursados poderão ser aproveitados de imediato. Ao que tudo indica, a prioridade será dada à Saúde, onde as queixas andam ensurdecedoras. Ontem, por exemplo, tomaram posse 97 concursados da Saúde, dentre os 115 convocados semana passada. E ainda falta gente...
Já era
Na era da contenção de gastos, o secretário Rodrigo Vieira vai “aposentar” os três trombolhos de xérox na Administração. Daqui pra frente, cópias só digitalizadas. Com isso, além da economia de papel, ele espera acabar com o trança-trança de servidores nos corredores para tirar xérox.
No limite
Mesmo tendo extrapolado o limite de 50% de comissionados na pasta da Educação, o secretário Rodrigo Vieira comemora ter conseguido reduzir de 41 para 25, os cargos em comissão preenchidos até agora.
De olho
Codau acaba de instituir comissão de fiscalização do lançamento ilegal de resíduos sólidos e água pluvial na rede de esgoto. Num primeiro momento, os infratores serão orientados a regularizar a situação. Mas a comissão terá poderes, também, para lavrar auto de infração e cobrar multa. Na verdade, essa fiscalização já vinha sendo feita na gestão passada. Deve ser intensifica a partir de agora, com a instituição da comissão específica para essa finalidade.
Assinatura digital
Ainda está em fase embrionária, mas pode sair do papel nos próximos meses uma mudança radical no relacionamento do contribuinte com a Prefeitura. A ideia é acabar com essa história de ter de ir pessoalmente ao Centro Administrativo para assinar requerimentos e conseguir certidões. É tudo demorado e irritante para o cidadão. Se tiver pressa, esqueça! Pois bem. Todas as certidões municipais passarão a ser tiradas pela internet mediante certificação digital. Processo totalmente eletrônico, que vai aproveitar a mesma “identidade digital” que hoje é usada nas esferas estaduais e federais.
Acessibilidade
Vai pegar fogo a reunião de hoje entre comerciantes e representantes da Prefeitura. Tudo motivado pela exigência de acessibilidade nas lojas de rua, mediante instalação de rampas metálicas para cadeirantes. A Prefeitura vinha contemporizando, mas agora o Ministério Público deu prazo para o cumprimento da lei federal. Vai ser uma chiadeira danada. Aliás, essa rampa é um perigo, levando os desatentos e até mesmo deficientes visuais a quedas no passeio, depois de tropeçarem nesse trombolho. Nunca vi um negócio tão esquisito quanto essa rampa metálica. Resolve um problema e cria outros.
Novos horizontes
A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, que é nacional, entendeu que o nosso vereador Franco Cartafina tem potencial para postular ativamente em processos eleitorais, é comprometido com a ética e transparência, e ciente dos valores e princípios da sustentabilidade. Por isso, o escolheu para fazer parte do Projeto Líderes RAPS, que busca a excelência de pessoas que querem fazer uma política nova, uma política decente, realmente em prol do coletivo, exatamente como Franco desempenhou na Câmara no primeiro mandato e, com certeza, dará prosseguimento no segundo. Participaram do processo de seleção mais de 1.200 candidatos. Franco está entre os 56 escolhidos em todo o país.