ALTERNATIVA

Cabo Diego pede exoneração de servidor denunciado pelo MP

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 11/07/2024 às 21:42Atualizado em 12/07/2024 às 22:07
Compartilhar

Relator da Comissão de Ética da Câmara, o Vereador Cabo Diego Fabiano protocolou ofício endereçado ao presidente Fernando Mendes na tarde desta quinta-feira. No ofício, Cabo Diego pede, textualmente, a exoneração do servidor  Rodolfo Natálio, que foi indiciado pelo Ministério Público por suposto envolvimento no uso ilegal do CPF da prefeita Elisa para habilitação de celular. Situação está cada vez mais difícil para o presidente Fernando Mendes..

ENTRE A CRUZ E A ESPADA
Quando o nome de Rodolfo Natálio veio à baila como suposto envolvido no caso, o presidente da Câmara optou por mantê-lo no cargo (de confiança). Na época, Fernando Mendes argumentou que não queria cometer injustiça com o rapaz, porque nada havia de concreto a desaboná-lo. Pelo visto, mantém essa mesma convicção, apesar da denúncia do Ministério Público. Indagado sobre o assunto, o presidente não respondeu qual medida irá tomar.

DIREITO DE DEFESA
No ofício protocolado nesta quinta-feira, o Presidente da Comissão de Ética ressalta que “no estado democrático de direito vigora o princípio da presunção de inocência”, e o pedido de exoneração do servidor não configura qualquer espécie de “julgamento sumário” ou presunção de culpa. Mas deixa claro que “independente da existência de crime e/ou culpabilidade, a serem apurados em seara própria, é certo que a situação ocorrida, independente de culpa, gera, por si só, descredibilidade para o servidor permanecer exercendo cargo de confiança”.

DIRETO AO PONTO
Pela manhã, em entrevista à Rádio JM, a prefeita Elisa falou que a denúncia oferecida pelo Promotor Laércio Conceição de Lima já era esperada e que confia na decisão judicial que virá. Ao ser questionada sobre qual atitude espera do Presidente da Câmara em relação ao servidor, Elisa foi direto ao ponto: “demissão”. Vale destacar que Elisa e Fernando são aliados políticos.

PENA BRANDA
Apesar da repercussão da denúncia oferecida pelo MP contra os quatro supostamente envolvidos no uso desautorizado do CPF de Elisa para habilitação de celular, a pena a que estão sujeitos não é expressiva, nem terá o condão de levá-los ao xadrez. Na esfera criminal dificilmente passará de três anos, se ficar provada a culpa deles. A pena, obviamente, será individualizada, conforme explicação do advogado criminalista Breno Facioli. Aliás, para serem presos, uma das hipóteses, segundo Facioli, precisaria que o MP pedisse, por exemplo, no curso do processo, a prisão preventiva deles por coação de testemunhas, por exemplo.

REAÇÃO
Presidente da Aprobov – Associação dos Produtores Familiares da Região da Boa Vista e Triângulo Sul – recebeu com muita tristeza a notícia da renovação do contrato entre a Prefeitura de Uberaba e a Soluções, para fornecimento da merenda escolar. Segundo Wellington Sene, a Soluções é a mesma Nutriplus, porque não trocou nem o caminhão, nem pratos e talheres. Até as panelas são as mesmas. Mas bronca dele é que a qualidade da merenda caiu muito. Há 11 anos os alunos recebiam iogurte pelo menos uma vez por mês para complementar a merenda escolar e foi cortado. “A Prefeitura não faz licitação, nem chamada pública para comprar...

MUITO DIFÍCIL
Sobre a renovação do contrato com a Soluções para continuar fornecendo merenda escolar em Uberaba, a prefeita Elisa explicou que não daria tempo de fazer outra licitação. Além disso, frisou que a Prefeitura está seguindo os procedimentos sancionatórios à empresa, acompanhados pelo Ministério Público.

DIA D
Nome do ex-ministro Marcos Montes foi aprovado pelo Conselho da Cemig para ocupar o cargo de vice-presidente executivo da Cemig. Com isso, MM deverá se desligar da diretoria da Gasmig nos próximos dias para assumir na Cemig. Nesta sexta-feira, Marcos Montes será entrevistado no programa O Pingo do Jota, às 9h30min, para falar sobre as perspectivas para Uberaba com ele num cargo de grande influência na Cemig.

ANDERSON POETA?
Acredite, se quiser: Anderson Adauto distribuiu nota à imprensa para contestar a divulgação de uma correspondência apócrifa em endereçada ao PV, seu partido. Mas o fez citando um poema que, segundo ele, traduz o que tem acontecido em Uberaba durante a campanha dos pré-candidatos. Primeiro com Tony Carlos, na famigerada carta anônima lida no plenário da Câmara. Agora, a vítima foi ele, Anderson, com a correspondência contestando sua filiação ao PV e igualmente sem autoria conhecida. “Chama a atenção, e vale aqui contestar, os que dão voz para essas pessoas que propalam teses sem dono”.

CASOS DIFERENTES
No caso específico da carta anônima com sérias e infundadas acusações contra Tony Carlos, o tema veio a público com a leitura do conteúdo em plenário, com transmissão ao vivo pelas emissoras de rádio e televisão da Câmara, além do canal oficial no YouTube. Já no caso de Anderson, a denúncia foi dirigida ao PV, meramente para contestar a legalidade da filiação dele ao partido. Vale destacar que a mesma contestação já foi feita por advogados ouvidos pela Rádio JM sobre o caso, e não envolveu qualquer acusação ou denúncia contra a pessoa física do pré-candidato. Porém, num ponto Anderson tem toda a razão: essa história de cartas anônimas na pré-campanha em Uberaba precisa ter fim. Além de ser uma leviandade tremenda, essa prática está ultrapassada e não leva a lugar algum.

LUTO OFICIAL
Perdemos o Guti Saad, uma das pessoas mais queridas em nossa cidade. Alexandre Augusto Fernandes Saad, o Guti, era dono de um coração tão grande que mal cabia no seu corpo. E foi justamente esse coração generoso que parou de bater na madrugada desta quinta-feira, pregando todos nós de surpresa. Como assim? No sábado, Guti se apresentou na ABCZ, na noite da viola e cachaça. Cantou, fez selfie com sua inseparável Simone, estava feliz e alegre, como era de sua essência. Guti gostava de música. Era exímio violeiro. Conquistou a amizade de tantos, incluindo artistas de projeção nacional, como Almir Satter. A família era sua paixão, especialmente os filhos, Leonardo, Ana Carolina e Alexandre. Que bênção foi ter um paizão maravilhoso, como esses meninos tiveram. Guti era tão querido e um nome tão importante na cultura de nossa cidade, que a prefeita Elisa decretou luto oficial por três dias, como uma derradeira homenagem de Uberaba a esse filho extraordinário. Que Deus receba o Guti com música lá no céu!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por