ALTERNATIVA

Cadeirante encontra dificuldades para entrar em avião da Gol

O episódio registrado com empresária cadeirante que teve (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 03/12/2014 às 10:32Atualizado em 17/12/2022 às 02:24
Compartilhar

Gê Alves – redatora interina

 

Eleito. Como esperado, o vereador Luiz Humberto Dutra foi eleito ontem, pela terceira vez, presidente da Câmara Municipal de Uberaba e com a proeza de ser candidato único, o que, pelo menos na história recente da Casa, não se tinha notícia. E Dutra também inova ao divulgar uma equipe de transição e assim evitar - ou pelo menos reduzir - a morosidade comum aos inícios de mandato, quando se leva certo tempo para conhecer a realidade da máquina. Dutra já quer chegar e pegar a engrenagem lubrificada.

Anúncios. No discurso de eleito, Dutra anunciou apenas dois nomes que vão ocupar diretorias no Legislativo. E iniciou pelas mais importantes da estrutura: a Direção Geral e a Procuradoria. A primeira, o que não é surpresa para os leitores de Alternativa, será ocupada pelo atual secretário municipal de Administração, Rodrigo Souto (pelas mãos do vice-presidente Afrânio Lara Resende), e a segunda, pelo advogado Diógenes Alves Sene (indicado pelo 2º secretário Ismar “Marão” Vicente). Os dois, mais o atual chefe de gabinete do vereador eleito presidente, Thiago Silva, compõem a equipe de transição. O vereador Samuel Pereira foi eleito 1º secretário.

Diálogo. A tranquilidade nas articulações tem dado o tom neste momento no que se refere à nova Mesa Diretora da Câmara. A importância da transição teria sido acordada de forma serena com o atual presidente, Elmar Goulart. Da mesma forma, embora lamentando a perda, Paulo Piau não obstaculizou a ida de Rodrigo Souto do Governo para o Legislativo Municipal. O atual presidente, Elmar Goulart, inclusive destacou o prazer em passar a presidência a Dutra, ressaltando que as dificuldades existem e não são poucas, mas salientando a “competência” do sucessor.

Olhares. Vereador mais votado de Uberaba, Samir Cecílio Filho fez uma fala redonda. Destacou o traço de bom gestor de Dutra sob o aspecto administrativo. Já sob o aspecto político, a firmeza de posição. Seu sentimento – disse – é de esperança. Marcelo Machado Borges “Borjão” disse que esta é a primeira vez que ganha numa eleição para presidente da Casa. João Gilberto Ripposati, que foi o autor do projeto que resgatou o mandato de dois anos, assinalou desafios. Entre eles o de reestruturar as Comissões Permanentes, instalar a Rádio Câmara, para aumentar a interatividade popular, subsidiando as ações legislativas; e, por fim, o desafio de ampliar o olhar fiscalizatório do Parlamento.

Compromisso. Na primeira fala na tribuna após eleito por unanimidade, Luiz Dutra anunciou a criação da Escola legislativo, o incremento à TV Câmara e a vontade de fazer uma administração democrática, sem perdas ao papel fiscalizador e peculiar do Legislativo. “Quando termina o diálogo, começa a ignorância. Espero que a ignorância esteja longe da relação Executivo-Legislativo. Queremos buscar soluções e não problemas. O presidente eleito também reconheceu a importância do servidor, a quem diz-se grato e manter respeito. Ao final, Dutra disse saber da responsabilidade do cargo, afirmou que quer gerir a Casa com serenidade e que espera estar muito mais feliz que na linha de largada (ontem) na reta de chegada, com o reconhecimento dos vereadores, servidores e população a um “trabalho digno e honesto”.

Água. Devido à forte chuva na tarde de domingo, houve rompimento de tubulação de água nas proximidades da Entrada “E” do Shopping Uberaba. A área atingida foi isolada e a equipe de manutenção se empenhou nos reparos. O incidente não trouxe risco para os usuários e não impediu o funcionamento do Shopping. Lojas Renner e Drogasil, que ficam na Entrada “E”, precisaram adiar a abertura na segunda-feira, para ajustes necessários.

Campanha. Falando em Shopping Uberaba, as vendas têm crescido nunca menos que 10%, resultado acima da média nacional. O volume de troca de notas fiscais por cupons na campanha Natal Solidário neste ano é 14% maior. O Shopping premia três clientes com o sorteio de três automóveis e dá a chance de o cliente presentear uma instituição com um veículo. A instituição indicada no cupom do terceiro sorteado ganhará o carro.

Constrangedor. Mesmo não sendo um fato local, o tema é abrangente e precisa ser insistentemente discutido. O episódio registrado com empresária cadeirante que teve que se arrastar pelas escadas de aeronave da Gol em Foz do Iguaçu é simplesmente inadmissível. A Gol admitiu a falta do equipamento no local e a dificuldade em tomá-lo emprestado naquele momento e lamentou o ocorrido. Seu lamento é muito pouco, tem que ser punida. Mas fica a pergunta: cadê a fiscalização?

Bom exemplo. Enquanto isto, em Uberaba, uma iniciativa superbacana vai ser lançada dia 13, às 18h, durante a ExpoCigra Fiemg, no Parque Fernando Costa. Pessoas que lutam contra o câncer ou que venceram a doença vão ilustrar calendário 2015. A iniciativa, além de ser um alerta à prevenção, um trabalho contra o preconceito, vai também ajudar o Hospital Dr. Hélio Angotti.

A prevalecer o que ouvi de leitora – pasmem! –, uma nova modalidade de vandalismo pode estar ocorrendo na cidade. Os “malas” abrem ou arrebentam portões pelo prazer de facilitar a fuga de animais, especialmente cães.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por