Por mais que se tente, é impossível entender esse índice de positividade divulgado pelo Município, no sábado à tarde. No fim de semana, o vereador China usou as redes sociais para criticar o índice oficial. Afirmou que a taxa seria superior a 68%, pois a somatória dos casos confirmados nos boletins apontam 1.112 positivos, entre os dias 23 e 29 deste mês, ou seja, é quase o dobro do número utilizado para o cálculo da taxa oficial de positividade. O vereador chegou a acusar o município de ”maquiar” os números da Covid em Uberaba, para atender a interesses do setor produtivo, que pressiona pelo não fechamento das empresas neste momento. O assunto teve enorme repercussão e ainda nesta segunda-feira não se falou em outra coisa, senão nessa taxa de positividade estranhíssima.
EXPLICAÇÃO OFICIAL
Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta sexta-feira, a chefe do Departamento de Epidemiologia, Larissa Bandeira de Melo, admitiu que o índice de positividade não corresponde à realidade. Explicou que nem todos os testes feitos na iniciativa privada (laboratórios, clínicas, hospitais etc) são computados para efeito do cálculo da positividade. Apenas os testes RT-PCR e teste de antígeno. A metodologia usada no cálculo segue padrões da Fundação Osvaldo Cruz, a Fiocruz.
DÚVIDAS E MAIS DÚVIDAS
O problema é que o município utiliza esse índice oficial de positividade (calculado apenas com parte dos testes realizados) como parâmetro para definir as medidas de enfrentamento à pandemia. Se os números não levam em consideração a totalidade dos testes informados como positivos nos boletins Covid diários, obviamente que a taxa de positividade não é real. Como é que os testes de farmácia, de hospitais, clínicas, etc são considerados para efeito de informação nos boletins e tratamento dos pacientes, e são descartados para cálculo do índice oficial que vai nortear as ações de enfrentamento à pandemia? É isso o que a população continua sem entender até agora.
SERÁ CONSPIRAÇÃO?
Mais uma dor de cabeça para a prefeita Elisa. Na tarde desta segunda-feira, a professora Ana Paula, ex-candidata a vereadora pelo PT nas eleições passadas, protocolou no Ministério Público uma representação contra o Município, sustentando que há fragilidade na gestão da pandemia em Uberaba. Ela pede a interveniência do MP para obrigar o governo municipal a seguir orientações técnico-científicas, impondo medidas mais restritivas e fiscalização rigorosa do cumprimento das medidas.
Vale lembrar que na sexta-feira a aposentada Aparecida de Fátima também protocolou na Câmara Municipal um pedido de cassação do mandato da prefeita Elisa.
CONSPIRAÇÃO
Apoiadores da prefeita acreditam que as duas ações fazem parte de um plano político orquestrado com a finalidade de minar o governo municipal e tirar Elisa do cargo. Se de fato houver uma conspiração política em curso, certamente virão outras medidas semelhantes contra ela nos próximos dias, tanto na esfera do Legislativo, quanto do Judiciário. A conferir.
ALTOS AGITOS
E o fim de semana foi de altos agitos clandestinos em Uberaba. Patrulha Mista teve trabalho para encerrar uma festa com 400 pessoas, numa chácara afastada. Chegou lá a partir de denúncia, mas só conseguiu autuar 15 pessoas. A maioria fugiu do local quando percebeu a chegada da Fiscalização. Mas o proprietário do imóvel foi multado em R$ 10.300 e a chácara, interditada.
Total falta de juízo das pessoas se aglomerarem em festa, num momento crítico da pandemia como este!
CHEGANDO JUNTO
A propósito, levantamento feito pela Guarda Municipal e Fiscalização de Posturas mostra 67 ocorrências entre sexta-feira e segunda, que resultaram em 31 autuações e duas notificações por descumprimento ao Decreto 481/2021. Os números incluem autuações realizadas pela Patrulha Mista, que atua em conjunto com a Polícia Militar.
FORMIGUEIRO DE NOVO
Mercado Municipal parecia um formigueiro humano na manhã deste domingo. Tinha uma verdadeira multidão lá dentro, com o registro de presença de políticos e dos tradicionais analistas do cotidiano da cidade (leia-se fofoqueiros). Alô Patrulha Mista: precisa voltar suas vistas para o Mercadão. Nem parece que os tempos são de pandemia...
VACINA
Mais 9.670 doses de Astrazeneca desembarcaram em Uberaba nesta segunda-feira, para continuidade do programa de vacinação. Essas vacinas serão utilizadas para pessoas que ainda não tomaram a primeira dose.
PAZ E AMOR
Foto do abraço carinhoso do vice-prefeito Moacir Lopes e da prefeita Elisa, durante o culto ecumênico na tarde desta segunda-feira, na Prefeitura, rodou nos mais diversos grupos de whatsapp. Imagem serviu, pelo menos, para colocar um ponto final das especulações em torno de eventual rompimento entre os dois.
CONVOCAÇÃO
Mais um desfalque no time de magistrados da Comarca de Uberaba. Desta vez é o juiz João Rodrigues dos Santos Neto que foi convocado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais para atuar como desembargador, integrando a 9ª Câmara Cível. O juiz João Rodrigues já tomou posse nesta segunda-feira.
PORTAS ABERTAS
O expediente das lojas do Shopping Uberaba no feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 3, será das 13h às 20h, e as operações de alimentação funcionarão das 11h às 20h. O horário cumpre o que foi firmado em convenção coletiva de trabalho. A atmosfera dos apaixonados já toma conta do Shopping. As vitrines das lojas já exibem peças da estação por preços acessíveis para os namorados adquirirem o presente e comemorarem o 12 de junho. Para incrementar ainda mais, o Shopping lançou promoção que vai premiar três clientes com um iPhone 12, cada um, entre os que fizerem compras mínimas no valor de R$350 e trocar as notas fiscais pelo número da sorte. As trocas são feitas exclusivamente pelo app. Os sorteios serão realizados nos dias 8, 11 e 15 de junho. Saiba mais acessando o regulamento no site www.shoppinguberaba.com.br.