Ao contrário do primeiro mandato da prefeita Elisa Araújo, em que o Plano Plurianual (PPA) foi rejeitado pelos vereadores, desta vez houve aprovação unânime. Votação ocorreu nesta segunda-feira. O comparativo mostra o quanto é importante a articulação política e o diálogo entre Executivo e Legislativo para assegurar a governabilidade e os avanços para a cidade. Para chegar à votação em peso dos vereadores, não resta dúvida de que foi fundamental o trabalho feito pelo secretário de Governo, Beethoven Oliveira, e seu adjunto, Netão, que implantaram uma nova era no relacionamento entre os dois poderes. Os resultados são visíveis. Para quem não sabe, o PPA orienta as ações que serão desenvolvidas pelo Executivo a cada quatro anos, norteando as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e os Orçamentos anuais.
DESENVOLVIMENTO
Um dos pontos de destaque no PPA está o programa Desenvolve Uberaba, que propõe o desenvolvimento sustentável do município, incluindo a segurança hídrica e investimentos no saneamento básico, mobilidade urbana e foco na biodiversidade.
QUASE TODOS
Além do PPA, a Câmara votou a LDO. Projeto foi aprovado por 17 dos 18 vereadores presentes. O único voto contrário foi da vereadora Ellen Miziara (PL).
EMBATE
Mas a votação desta segunda-feira não foi tranquila como se poderia pensar, diante do placar amplamente favorável ao governo. Houve embates entre os vereadores, especialmente em relação às emendas impositivas. Mais cedo já era esperado que esse assunto fosse pegar fogo, uma vez que os vereadores Caio Godoi e Doutor Cleber Junior publicaram vídeo nas redes sociais, argumentando que o governo estava propondo um corte expressivo nas emendas destinadas pelos vereadores a instituições sem fins lucrativos, como creches, asilos, igrejas e times de futebol.
ADEQUAÇÃO
Pela manhã, durante o programa O Pingo do Jota, o vereador Doutor Cleber Junior reclamou que os vereadores perderiam recursos para destinar às entidades do terceiro setor por eles apadrinhadas. Citou que o colega Diego Rodrigues chegou a apresentar emenda para derrubar o limite e, assim, garantir o repasse no mesmo patamar dos anos anteriores. Mas essa emenda foi derrubada na Câmara.
AJUSTES
O secretário de Governo, Beethoven Oliveira, argumentou que não houve corte, mas apenas adequação das emendas impositivas ao que é possível ser pago. Citou inclusive que Uberaba está seguindo os padrões do governo federal, até mesmo para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Mais cedo, aliás, o vereador Doutor Cleber Junior havia admitido que o governo não conseguia pagar todas as emendas, ou seja, a adequação vai possibilitar que os vereadores saibam exatamente com quanto poderão contar para distribuir às entidades que apadrinham. E fazer compromisso com esse valor, sem ficar “pelejando” na hora da liberação do dinheiro.
PRETO NO BRANCO
Ainda de acordo com o Governo, não houve corte de repasses às ONGs e demais entidades sem fins lucrativos, uma vez que elas já recebem recursos municipais mediante convênios firmados com as secretarias, seja de Educação, Ação Social ou outra. Além disso, segundo explicação da Secretaria de Comunicação, “dentro do portfólio de emendas parlamentares, cada vereador terá 25% do valor total das emendas para destinar a estas instituições, desde que devidamente superadas as questões documentais por parte das mesmas. Esse percentual pode subir, caso a entidade para a qual o vereador resolva destinar os recursos seja credenciada no SUS.”
TINTIM POR TINTIM
Nesta terça-feira, o secretário Beethoven Oliveira vai explicar direitinho essa questão das emendas e dar mais detalhes sobre o PPA e a LDO no programa O Pingo do Jota, da Rádio JM FM 95.5
FOI POUCO
Embora comemorada pela população, a chuva desta segunda-feira ainda não impacta no abastecimento da cidade. Segundo o presidente da Codau, Rui Ramos, são necessários vários dias de chuvas constantes e expressivas (mínimo de 10mm), para trazer um certo alivio ao abastecimento de água em Uberaba. Ele lembra que foram 147 dias sem chuvas significativas. Interessante é que em várias partes da cidade choveu em torno de 13mm.
LADO B
Por outro lado, essa chuva ajuda muito na diminuição do consumo, uma vez que ameniza a temperatura, diminui a poeira e melhora a qualidade do ar. A previsão apresenta mais precipitações para essa semana e, com isso, espera-se o início do período de recuperação do rio Uberaba.
JUÍZO
Agora que choveu e tem previsão de mais chuva para as próximas horas, lavar a calçada com a mangueira ficou mais desnecessário ainda. Você pode desperdiçar até 280 litros de água em apenas 15 minutos, o equivalente a quatro lavagens completas de roupa na máquina! Em vez disso, use a vassoura para remover a sujeira e se mesmo assim for preciso usar água, reaproveite de outras atividades para dar aquela geral. Economizar água ainda é uma necessidade.
VAREJO EM ALTA
Com a presença confirmada dos executivos da HSI e Alqia, será lançado nesta terça-feira o projeto de expansão do Shopping Uberaba, para convidados, no Centro de Eventos da ABCZ. Será o momento da revelação dos detalhes sobre a ampliação, que já está em obras, despertando a curiosidade geral. Uma coisa é certa: os empreendedores vão priorizar pedidos dos uberabenses, detectados em pesquisas realizadas pela Alqia.
Luiz Alberto Marinho falará sobre a evolução do varejo no evento desta terça-feira, durante evento de apresentação do projeto de expansão do Shopping Uberaba (FotoDivulgação)
Luiz Alberto Marinho falará sobre a evolução do varejo no evento desta terça-feira, durante evento de apresentação do projeto de expansão do Shopping Uberaba (FotoDivulgação)