ALTERNATIVA

Câmara pode ocupar prédio dos Correios no Centro da cidade

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 14/06/2023 às 21:30Atualizado em 15/06/2023 às 20:54
Compartilhar

RITMO ACELERADO
Estão avançando bem as tratativas do presidente Fernando Mendes com o governo federal, para a cessão do prédio dos Correios no centro da cidade. A intenção de Fernando é transferir para lá toda a estrutura da Câmara Municipal, concentrando num mesmo local os gabinetes dos vereadores, o plenário, um plenarinho para o trabalho das comissões legislativas e a área administrativa da Casa. Pra lá também serão transferidas as estruturas da TV Câmara e da futura Rádio Câmara.

MUSEU DO LEGISLATIVO
Por outro lado, no histórico prédio da Praça Rui Barbosa será possível instalar um museu do Legislativo uberabense. Histórias para contar não faltam...

PARA TODOS
O projeto do presidente Fernando Mendes para a futura sede da Câmara Municipal engloba, ainda, a compra do imóvel onde funcionou agência do banco HSBC e, depois, Bradesco, em frente ao prédio dos Correios. Ali ele pretende construir um edifício garagem, para estacionamento dos vereadores e seus assessores, assim como visitantes e até particulares que se deslocarem até o centro. O modelo de gestão desse estacionamento ainda não está definido, mas certamente irá estabelecer regras para que o uso das vagas não seja desvirtuado, nem seja alvo de abuso por parte dos legisladores e seus assessores. Limitar a quantidade de vagas para cada um será necessário.

AGORA VAI?
Presidente do Comphau, Luiz Mário Molinar estará em Belo Horizonte nos dias 19 e 20, para tratativas com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA). Da secretária municipal de Planejamento, Isabella Nascimento, ele recebeu a missão de trazer na bagagem de volta alguma “luz” sobre o processo de inventariação de imóveis particulares na cidade, ocorrido há muitos e muitos anos. Desinventariar uma série de imóveis velhos aqui em Uberaba é uma das prioridades para o projeto de revitalização do centro urbano.

NA PENEIRA
Nos últimos 10 dias, as críticas à enorme quantidade de imóveis particulares inventariados em Uberaba se intensificaram. Primeiro foi o advogado Guido Bilharinho, estudioso do assunto, que ressaltou a inconstitucionalidade dos processos de inventariação, por ferir o direito do proprietário de se defender, dentre outras ilegalidades. Depois vieram os presidentes da ACIU e CDL, Anderson Cadima e Fernando Xavier, respectivamente, ressaltando a urgência de revisão da lista de imóveis particulares inventariados, para possibilitar a revitalização da área central da cidade. Até o líder da prefeita na Câmara, vereador Almir Silva, criticou duramente o Comphau, por ter inventariado quase 300 imóveis velhos (muitos deles sem qualquer valor histórico), condenando o centro da cidade à morte.  Diante de tudo isso, o presidente Luiz Mário Molinar tem nas mãos uma enorme responsabilidade nessa sua viagem a BH.

BANDEIRA BRANCA
Com mandato vencendo em setembro, o presidente do PV em Uberaba voltou ao programa O Pingo do Jota nesta quarta-feira para a tréplica ao presidente do PT, Germano Fernandes. Destacando que não quer levar briga para a frente, Glauber explicou que sua conversa sobre as eleições de 2024 ocorreu com membros dos dois partidos, pois não conseguiu contato com Germano. Tem tudo gravado na memória do seu celular e mostrou as ligações e as mensagens de whatsapp enviadas por ele aos presidentes dos partidos federados. Segundo Glauber, deve ter havido alguma falha de comunicação interna no PT para motivar Germano a dizer que ele nunca o procurou.

CONVOCAÇÃO
No fim de semana, tanto o PT quanto PCdoB emitiram nota de repúdio às declarações de Glauber de que estava dialogando com os dois partidos para definição de um projeto para 2024. Germano garantiu que não foi procurado por Glauber, mas, segundo o presidente do PV, foi Germano que não o atendeu. Quem acompanha esta coluna certamente sabe que o presidente do PT chegou a dizer que está disposto a pedir a troca de comando do PV em Uberaba. Além disso, PT e PCdoB “convocaram” o PV para uma reunião na segunda-feira, para “afinar a viola”. Glauber já adiantou que não poderá estar presente, porque tem compromisso profissional fora de Uberaba e pediu o adiamento da reunião para quarta-feira, quando estará de volta à cidade.

Pois é. Faltando mais de um ano para as próximas eleições, o clima já está assim. Imagine quando as campanhas começarem para valer...

ENDEREÇO CERTO
Prefeita Elisa Araújo esteve na Rádio JM nesta quarta-feira, em entrevista aos colegas Paulo Garcia e Mozart Jr. Questionada sobre o fato de não dar crédito a outros políticos quando inaugura obras custeadas com recursos carreados por ex-deputados, nem citar o ex-prefeito Paulo Piau quando entrega uma obra começada no governo dele, Elisa negou que os ignore. Mas disparou:  “Se têm queixa, podem me ligar”.

NOVAS TROCAS
Ainda na entrevista, a prefeita considerou natural o troca-troca de secretários e admitiu que outras substituições poderão ocorrer no seu time, sobretudo em decorrência do processo eleitoral. No entanto, à boca pequena se diz que pelo menos um integrante do primeiro escalão estaria fora do governo. E não é Celso Neto...

NUMA BOA
Por falar no secretário de Educação, a prefeita Elisa desmentiu a boataria de que ele estaria deixando o cargo. Segundo Elisa, os dois estão se dando muito bem e até riram da fake news, quando tomaram conhecimento dela.

PÉ NO ACELERADOR
Ainda sobre a Educação, o secretário Celso Neto garante que o concurso da Educação segue a todo vapor. “Nosso time e o da Secretaria de Administração estão 100% mobilizados e focados nisso” – ressalta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por