Interina: Daniela Brito
daniela.brito@jmonline.com.br
Os vereadores receberam ontem uma visita ilustre no meio da sessão legislativa. Depois de passear por todo o plenário, a rolinha, sem titubear, pousou calmamente na câmera filmadora
Canseira
É impossível caminhar pelas ruas do centro da cidade sem ser abordado por um vendedor de chip de celular pré-pago. E não é de uma operadora específica. Alguma providência deve ser tomada para que esta situação seja minimizada. E o pior é a gritaria que estas pessoas promovem para vender o produto. Um absurdo!
Cobrança
Para receber, vale tudo! Jornalista uberabense aproveitou a rede social Facebook para cobrar dívida de R$2 mil de ex-candidato a prefeito, referente ao trabalho realizado nas eleições municipais.
Perda
Tony Carlos lamentou ontem, durante sessão legislativa, a morte do advogado André da Silva Coli. A vítima de latrocínio já atuou como assessor jurídico na Câmara de Vereadores. Agora, é torcer para que o assassino seja preso e pague pelo crime.
É preciso justiça!
Avaliação - Assembleias especiais realizadas na semana passada com advogados foram positivas, de acordo com o presidente da OAB Uberaba, Vicente Flávio. Ele considera que alguns problemas cotidianos atrapalham o andamento do trabalho da classe, bem como da Justiça em geral. A diretoria já está dando o encaminhamento necessário para todas as questões discutidas com os advogados.
Reforma política - A possibilidade de realização de plebiscito ou referendo popular para a reforma política anunciada pela presidente Dilma Rousseff será tema de audiência pública da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento foi apresentado na sessão de ontem pelo deputado petista André Quintão (PT).
Desgaste
Segundo informações obtidas pela coluna, a comunidade negra está chateada com o prefeito Paulo Piau. E o motivo é a falta de participação no governo municipal. Líderes do segmento também reclamam da indiferença a programas de inclusão e aos eventos promovidos em Uberaba. A postura adotada, inclusive, pode colocar em xeque o apoio da comunidade negra aos candidatos em 2014.
Comparando - Na gestão passada, do ex-prefeito Anderson Adauto, havia uma participação maior da comunidade negra no governo municipal. E, nas eleições passadas, a maioria deste pessoal caminhou com Paulo Piau. Agora, sentem-se abandonados...
Desvio
Há quem garanta a existência de desvios de função em pasta importante da Prefeitura de Uberaba. O assunto deverá ser levado ao Ministério Público.
Proximidade
Vereadores e prefeito poderão ter reuniões semanais, de preferência às quintas-feiras. A proposta foi apresentada ontem pelo vereador China, que afirma ser difícil o acesso ao chefe do Executivo. “Nem que sejam quinze minutos”, justificou.
Vem pra rua
Está faltando tema para o movimento das ruas em Uberaba? Após ler notícia no JM, leitor sugere que um tema importante e que está sendo “esquecido” pelos manifestantes é a aprovação das contas do ex-prefeito Anderson Adauto. As contas de 2006 já foram aprovadas pela comissão da Câmara, mas ainda vai a plenário. "E os outros anos?", pergunta. AA está sendo investigado novamente pelo MP em função das dívidas deixadas, ferindo a Lei de Responsabilidade Fiscal. E, enquanto isso, todos estão mudos...
Estatização
Ainda sobre o movimento uberabense, que nasceu puro, já tem gente se infiltrando para “pegar carona”. Ex-candidato a prefeito tem agendado reuniões, publicado opiniões no Facebook e vem até mesmo doutrinando adolescentes. Uma das propostas dessa turma é a criação da companhia municipal de transporte público, ou seja, por eles o município assumiria o transporte. Já pensou?
Manipulação - E tem mais. Consta que na reunião dos manifestantes com o prefeito Paulo Piau, a turma dos “mais velhos”, todos partidários, passava bilhetes para que os mais jovens fossem ao microfone expor “suas” colocações. Triste. Os jovens não precisam disso. É preciso ter opinião própria, gente!
Projeto
Bem legal o projeto “Ação para o Bem”. A iniciativa, promovida pelo governo municipal, tem como objetivo fortalecer a cidadania em todos os bairros da cidade, através de prestação de serviço e atividades de esporte e lazer. O projeto começa neste sábado, das 8h às 13h, na praça central do Alfredo Freire. A partir daí haverá um cronograma para percorrer todos os cantos de Uberaba.