ALTERNATIVA

Câmara revoga edital de concurso e gera especulações

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 28/11/2024 às 18:18Atualizado em 29/11/2024 às 22:00
Compartilhar

A pressa na publicação do edital do concurso público na Câmara acabou obrigando a Casa a cancelar o feito para republicação por incorreção. A decisão pela revogação aconteceu ainda antes do almoço nesta quinta-feira, levantando uma série de suspeitas e especulações. Aliás, ninguém entendeu essa história de concurso no final do mandato da atual mesa diretora. Por que tanta correria? Por que não esperar 2025 para que a nova Mesa Diretora tome essa iniciativa, dentro da realidade que vier a encontrar na época? São essas ações de afogadilho que desgastam a imagem da Câmara e colocam a credibilidade do certame em xeque...

PENSANDO BEM...
Ex-vereador Kaká Carneiro abriu seu coração em entrevista ao programa De Frente pra Notícia desta quinta-feira. Dentre outras coisas, revelou que sua desistência de levar adiante sua candidatura este ano, pelo Avante, foi motivada pela “razão”. Disse ter percebido que sua eleição seria inviável e achou melhor tirar o time de campo.

MESMO ERRO?
Ainda na entrevista, Kaká Carneiro contou que tem planos para disputar eleição para deputado. Aliás, disse ter dois planos, o A e o B. Um deles deverá viabilizar sua candidatura. Por outro lado, deixou claro que só será candidato se perceber essa viabilidade eleitoral. Não quer ver Uberaba incorrer no mesmo erro de 2022, quando vários candidatos se apresentaram e a cidade ficou sem deputado.

CIDADE NA FRENTE
Kaká criticou os vereadores que nem bem se elegeram e já estão falando em disputar as eleições de 2026. Criticou também aqueles que foram derrotados em 2022 e agradeceram os votos recebidos. Segundo ele, esses derrotados deveriam pedir desculpas à cidade, porque atrapalharam a eleição daqueles que poderiam estar hoje representando Uberaba em Brasília e Belo Horizonte. Kaká defendeu, ainda, que os candidatos a candidatos a deputado tenham consciência e responsabilidade, pensando na cidade antes de pensarem nos próprios interesses e nos seus respectivos partidos. Certíssimo”

ARREPENDIMENTO
Indagado pelo colega Paulo Garcia se ele havia se arrependido de disputar eleição majoritária como vice de Thiago Mariscal, em 2020, Kaká negou. A decisão, naquela época, custou a reeleição dos dois para a Câmara. Embora tenha dito que não se arrepende, ele reconheceu que ambos erraram

ARREPENDIMENTO 2
Ainda na linha do “mea culpa”, Kaká contou  que  seu grande arrependimento foi não ter seguido o exemplo de Elisa em 2020.  Naquela eleição, Kaká estava com dois dígitos nas pesquisas de intenção de votos, e Elisa tinha 1% apenas. Quando ela o convidou para ser seu vice, Kaká devolveu o convite, argumentando que ele estava melhor pontuado nas pesquisas do que ela. Obviamente não chegaram a um acordo. Mas Elisa disse a ele que iria para disputa com 1% ou até 0. Mas iria. Ele, ao contrário, decidiu se juntar a Mariscal, igualmente bem colocado nas pesquisas, e acabaram os dois “morrendo abraçados” nas urnas.

SALIVA E SOLA DE SAPATO
Com um dos melhores quadros de candidatos a vereadores este ano, o Novo não conseguiu sucesso nas urnas. Para a futura presidente do partido em Uberaba, médica Sabrina Sarreta, faltou principalmente dinheiro para competir. Vieram poucos recursos para as campanhas, e foram distribuídos na mesma proporção pra todos os candidatos. No total, cada um recebeu meros R$ 1.290,00. Mas ela reconheceu que faltou “sola de sapato” também. E lamentou que a renovação do Legislativo uberabense não foi proporcional ao volume de críticas que ouviram da população contra os detentores de mandato.

NOVOS RUMO
A atual gestão do advogado Richard Maciel encerra seu ciclo no final deste ano, oportunidade em que Sabrina deverá assumir o comando do Novo. Ela ressalta que o partido está à disposição do governo Elisa para colaborar no que for preciso, e que em 2025 o Novo irá formar grupos de trabalho para fiscalizar dois setores específicos, saúde e educação. O Novo quer ser uma extensão dos olhos da prefeita na cidade. “Sabemos que a prefeita não consegue ver tudo o que acontece e nós queremos colaborar nesse sentido” – frisou Sabrina.

POUPA TEMPO
Prefeita Elisa tem planos de implantar um serviço do tipo Poupa Tempo no centro da cidade, para facilitar a vida de quem precisa tirar documento, segunda via, imprimir boletos de tributos municipais etc. Esse serviço deve estrear em 2025, em ponto central da cidade.

LEI PRA QUE?
Esta semana, em entrevista à Rádio JM, o vereador reeleito Samuel Pereira (PMB) lamentou que lei municipal de sua autoria não esteja sendo cumprida, como deveria. A lei, no caso, foi aprovada em 2011 e sancionada pelo então prefeito Anderson Adauto, proibindo o uso de aparelho celular por alunos em sala de aula.

IDEOLOGIA DE GÊNERO
Além disso, o vereador Samuel Pereira manifestou sua preocupação com a provável reinclusão da ideologia de gênero na pauta das discussões do plano decenal da educação em 2025. Ele acredita que o plano terá brechas para a discussão desse assunto, reiterando sua discordância desde já. Para ele, as crianças não devem ser influenciadas sobre sua sexualidade durante a infância

REFORMA
Projeto de reforma da Casa de Chico Xavier foi apresentado na tarde desta quinta-feira aos parceiros engajados. O trabalho leva a assinatura dos arquitetos associado à AUREA, sobre a batuta de Thaís Curi, em parceria com a Associação Geoparque, AME e Uniube. A ideia é restaurar a casa onde viveu o médium, na avenida João XXIII, para receber a visitação pública. E dotá-la de cafeteria, restaurante e um museu virtual. Obra deve ser concluída até o dia dois de abril, quando Uberaba irá sediar um congresso espírita mundial, celebrando o aniversário do médium.

FESTA DA ACIU
Está chegando a hora das comemorações dos 101 anos da ACIU. Neste sábado, o Centro de Eventos da ABCZ acenderá suas luzes para celebrar essa data significativa da entidade classista mais longeva de Uberaba. Para celebrar essa data, a ACIU outorgará a Comenda Gilberto Resende a destaques nos três pilares importantes da economia do município que representa: o comércio, a indústria e o setor de serviços. Este ano, a ACIU inova e homenageia, também, um ícone do desenvolvimento de Uberaba, que é o engenheiro e empresário José Maria Barra, e uma instituição filantrópica que realiza um trabalho de excelência, que é a OASIS. Garanto que será uma noite de muitas emoções, boa música com shows da banda Rod Hanna e da dupla Enzo e Daniel, e Buffet impecável do Clube dos Chefs.

NA AGENDA
Hoje e amanhã, a EXPOCIGRA será o ponto de encontro para quem busca inovação e tecnologia. O espaço INOVA IEATM é o destaque da feira, apresentando soluções sustentáveis e modernas em arquitetura e engenharia. O evento contará ainda com palestras, oficinas e atrações culturais. Não deixe de ir ao pavilhão multiuso da ABCZ e visitar a Expocigra, que fica aberta ao público das 14h às 22h.


LEGENDA: Timoneiro do Café do Produtor, Meneval Prata dos Santos recebeu o troféu Tião Silva na abertura da Expocigra 2024, na tarde desta quinta-feira. Homenagem justíssima a um empresário bem sucedido, que prima pela qualidade dos produtos que levam a marca criada por seu pai, o saudoso Joaquim Prata dos Santos. Meneval é uma pessoa de bem, do bem, participativa, engajada na comunidade e, principalmente, um exemplo inspirador para todos nós. Temos muito orgulho de participar ao lado dele na ACIU, associação da qual ele é diretor há muitos anos e tem uma espécie de indispensável “cadeira cativa” (Foto/Divulgação)

  

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por