Foi pouco!
A chuva de dois dias seguidos não foi suficiente para aumentar a vazão do rio Uberaba a ponto de garantir o abastecimento de água daqui até o fim da seca. A transposição de água do rio Claro poderá ser necessária. Foi o que explicou o presidente da Codau em entrevista à Rádio JM na manhã dessa terça-feira. Luiz Guaritá Neto, no entanto, ressaltou que nos últimos anos as torneiras das casas na cidade não ficaram secas no período de estiagem, mesmo quando prolongada. Pelo contrário. Este ano não deve ser diferente. Mas ele voltou a pedir atenção à população, no sentido de evitar lavar calçadas e desperdiçar água principalmente nesse período, até porque chuvas com volume suficiente estão previstas para a partir de outubro.
Pra quê?
No que depender do presidente Luiz Guaritá Neto, a Codau não tem a menor possibilidade de vir a ser privatizada. Aliás, qualquer tentativa nesse sentido estará atrelada a aprovação pela Câmara Municipal, se um dia vir a ser tentada. Segundo Luiz Neto, não há motivo para privatizar uma empresa que está “redondinha”, “cumprindo bem o seu papel”. Ele entende que a Codau deve ser cada vez mais fortalecida, de modo a abranger uma gama ainda maior de serviços públicos para a população. Na sua carteira já conta com água, esgoto e agora a gestão de lixo.
Preto no branco
Para evitar os problemas do passado, quando a coleta de lixo foi parar no Judiciário num processo que ficou conhecido como o “escândalo do lixo”, o presidente da Codau trocou a antiga balança por outra novíssima, eletrônica, com registro fotográfico da pesagem. Se não bastasse, acaba de assinar contrato com empresa Master Ltda., de Uberlândia, para prestar serviços de auditoria externa independente e treinamento de auditoria interna na coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos. Contrato terá 12 meses de duração.
Como assim?
Por que empresa de Uberlândia e não de Uberaba? Simples: a escolha se deu através de licitação e a de empresa da cidade vizinha deu o menor preço, vencendo o pregão.
Paternidade
Era quase meia-noite de sábado quando uma cidadã ligou para o presidente da Codau, reclamando da sujeira da obra na rua Terezinha Campos Waack, onde ela mora. Mas a obra não é da Codau. É da Prefeitura. Reclamou com toda razão, mas à pessoa errada. Deveria ter acordado o prefeito ou o secretário de Obras naquela noite de chuvarada...
Pronto pra luta
E aí, Luiz Neto? Vai ser candidato a prefeito? Resposta: “Ninguém é candidato de si mesmo, mas não corro da raia”. Lá pelas tantas da entrevista, Luiz Neto rasgou o verbo, elogiando Iraci Neto como um dos destaques do governo Paulo Piau. Enalteceu as qualidades de gestor demonstradas pelo secretário de Saúde e disse que ele sabe tudo o que se passa na sua pasta, é muito criterioso, inteligente, trabalhador etc. etc. etc. Depois de tanta “seda” rasgada, ficou a dúvida: estará pintando aí uma dobradinha de Netos (Luiz Guaritá e Iraci)?
Tiro no pé
Ninguém entendeu até agora a escolha de Ronaldo Amâncio para presidente da Fundação Cultural de Uberaba. Entre os agentes culturais (leiam-se artistas) ele não tem um bom trânsito. Ao contrári enfrenta resistência. No outro extremo, a comunidade evangélica já manifestou seu descontentamento também. Na Câmara, Ronaldo não criava problemas para o prefeito, integrando a bancada de apoio de Piau. Além disso, o próprio escolhido disse que vai ficar no cargo até abril do ano que vem, porque terá de se desincompatibilizar para disputar a reeleição para vereador. Enfim: que enigma há por trás dessa escolha?
Baixa
Zum-zum-zum nos corredores do Centro Administrativo ontem dava conta de que o governo Paulo Piau deve sofrer mais uma baixa a qualquer momento. Secretário descontente já teria comunicado sua decisão de deixar o cargo o quanto antes. Nem a turma do “deixa disso” teria conseguido contornar a situação.
Cidade vigiada
Primeiras 60 câmeras do projeto “Cidade Vigiada” devem ser instaladas no mês que vem, no mais tardar. Essa é a expectativa do presidente da Codiub, Denis Silva. A companhia vai assumir o investimento nos equipamentos e espera chegar a 120 câmeras até meados do ano que vem. O mais interessante é que o software escolhido para o gerenciamento tem uma infinidade de opções para o monitoramento das áreas públicas, com foco na segurança pública. Tem até leitor ótico com capacidade para identificar placas de motocicletas e não apenas de automóveis e veículos maiores.
Flores
Começa hoje o 1º Festival das Flores de Holambra, reunindo mais de 200 espécies na praça Dom Eduardo, entre 10h e 21 horas. O festival vai até domingo e leva a assinatura do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (Cebuv), que pretende arrecadar fundos para construir sua sede em Uberaba. As flores estarão à venda durante o festival.