ALTERNATIVA

Caminhão mais leve

Prefeito Paulo Piau garante não ter prometido cargo a ninguém durante pleito

Lídia Prata
Publicado em 04/10/2016 às 08:51Atualizado em 16/12/2022 às 17:07
Compartilhar

Ponto alto das eleições

Mais uma vez a Rádio JM saiu na frente e fez a diferença na cobertura das eleições municipais de 2016. Foram mais de 16 horas de transmissão ao vivo, desde as 5h30 até quase 22h no domingo, com informação o dia todo sobre o processo de votação até o final das apurações que levaram à vitória em primeiro turno do prefeito Paulo Piau. Foi um dia de intensa movimentação do jornalismo JM, envolvendo mais de 30 profissionais, e que resultou em muitos elogios dos ouvintes e num recorde de audiência da Rádio JM, registrando ainda mais de 10 mil pessoas acompanhando as transmissões pelo JM Online e Facebook do JM. Um trabalho de fôlego que só terminou na manhã desta segunda-feira, quando os exemplares do Jornal da Manhã chegaram às mãos dos leitores com a divulgação dos eleitos em Uberaba e região, assim como da votação obtida pelos candidatos a vereador, um a um. Sucesso incontestável.

Pesquisas

Embora muito atacadas durante a campanha, as pesquisas eleitorais acertaram o resultado das urnas. Pelo menos as duas publicadas pelo JM, Vox Populi e Ibope, apontavam o prefeito Paulo Piau na liderança isolada no ranking das intenções de voto. Estavam certas. Da mesma forma, a pesquisa sobre as intenções de voto em Delta acertou em cheio, embora o segundo colocado tenha tentado desacreditá-la logo após a publicação no JM sob a alegação de fraude (pasme!) nos resultados. Venceu Markim advogado, apontado na pesquisa como favorito, derrotando o candidato apoiado pela prefeita Lauzita.

Vexame

Na lista oficial do TRE-MG, chama a atenção a quantidade de candidatos que zeraram a votação ou registraram apenas um voto, o que leva à conclusão de que essas candidaturas eram de “araque”. Foram 23 candidatos sem voto algum e três com um único voto, entre os quais Freud Neto, filho do candidato a prefeito Froidinho. Francamente. Eleição é coisa séria. Não pode ser levada assim na brincadeira, tanto por candidatos quanto pelos partidos políticos. Devia haver uma multa pesada para candidatos de mentirinha.

Batalha judicial - Justiça seja feita: a campanha de Piau teve uma apresentação primorosa no horário eleitoral gratuito, assinada pela uberabense Solis Comunicação. Outro pilar importantíssimo foi a equipe jurídica, formada por Carlos Bracarense e Jacob Estevam de Oliveira, dois competentes advogados que "marcaram em cima" os adversários.

De fora - Protagonista do escândalo da gravação do vídeo nessas eleições, a candidata Ana Nader não se elegeu. Obteve apenas 203 votos.

Não deu

Velhos conhecidos da política local também não conseguiram sucesso nas urnas. Entre esses estão os ex-vereadores Ademir Vicente (1.413 votos), Itamar Ribeiro (906 votos), Chiquinho da Zoonose (1.783 votos), José Ronaldo Bolão (676), Professor Godoy (1.556 votos) e José Severino Rosa (804).

Sem baixaria

Em entrevista na manhã de ontem à Rádio JM, o prefeito reeleito Paulo Piau avaliou o resultado das urnas como um recado dos eleitores aos políticos. Segundo ele, o povo não gosta de ataques pessoais, nem de baixaria, como se viu este ano. “Precisamos avançar mais para campanhas propositivas e para o debate de ideias. Talvez a altíssima abstenção registrada no domingo se deva ao conteúdo apresentado pelas campanhas este ano”, disse. A Rádio JM foi a primeira emissora de rádio a receber o prefeito reeleito depois da vitória. E está confirmada a volta do “Café com o Prefeito”, a partir de novembro, pela Rádio JM, com a participação direta dos ouvintes.

Caminhão mais leve

Durante toda a campanha, Paulo Piau disse que uma vez eleito faria um governo diferente, porque seu “caminhão” estava “mais leve”, numa alusão às alianças partidárias mais enxutas desta vez. Questionado sobre as mudanças previstas, Piau confirmou que elas acontecerão. Mas garantiu: “Não prometi cargo para ninguém”. Também não adiantou onde vai mexer na composição do seu time para o próximo mandato.

Vai ou não?

Tema recorrente durante a campanha deste ano, o Hospital Regional será aberto ao público ainda este ano. Pelo menos é o que espera o prefeito reeleito. Segundo ele, já está tudo preparado para o início do funcionamento, faltando apenas a assinatura de convênio com a União para garantir os recursos de custeio do HR. Oremos!

Fila vai andar

A partir da instalação do prontuário eletrônico em toda a rede pública de saúde e da adoção do cartão de saúde para os residentes em Uberaba, o prefeito Paulo Piau acredita que a fila eletrônica vai andar e em breve os procedimentos atrasados serão colocados em dia. O prontuário vai eliminar a duplicidade de exames solicitados ao mesmo paciente por médicos de diferentes especialidades, pois toda a vida do paciente estará disponível para consulta na tela do computador de trabalho do profissional nas unidades de saúde. O número de procedimentos, inclusive, já caiu de 21 mil para 14 mil por mês, desde que o sistema foi adotado.

Uberaba em todas!

Conterrâneo Paulo Frange (PTB) foi um dos 33 vereadores reeleitos neste domingo para a Câmara Municipal de São Paulo. Ele recebeu 29.242 votos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por