ALTERNATIVA

Candidata do Psol defende reativação de projeto de hortas comunitárias criado por Ripposati

Lídia Prata
Publicado em 04/11/2020 às 19:13Atualizado em 18/12/2022 às 10:48
Compartilhar

Em que pese o discurso demodê que remete à luta de classes, a candidata a prefeita do PSOL apresentou alguns projetos durante a Sabatina JM desta quarta-feira que merecem registro. Independentemente de quem vier a suceder Paulo Piau na Prefeitura de Uberaba a partir do ano que vem, são projetos interessantes, como o do aproveitamento de  terrenos ociosos do município para o plantio de hortas comunitárias. Esse projeto não é novo e nasceu de uma proposta do então vereador João Gilberto Ripposati. Com o tempo foi perdendo a força, mas merece ser revigorado e fortalecido no próximo governo, não apenas como alternativa de sobrevivência às famílias carentes, como também para o aproveitamento desses produtos na merenda escolar, por exemplo.

Aliás, a candidata Maria Sandra Tapajós sugere até mesmo a realização de feiras noturnas para comercialização desses hortifruti, aliando o evento à apresentações culturais e mostras de artesanato.

APROVEITAMENTO DOS CASARÕES

Assim como outros candidatos que participaram da Sabatina JM, Maria Sandra defende a necessidade de repovoar o centro da cidade. Mas, no caso específico da prefeitável do PSOL, a ideia é fazer um levantamento dos imóveis disponíveis e priorizar a ocupação dos casarões com a criação de museus temáticos. Não é só: Maria Sandra defende que o Grande Hotel seja aproveitado para moradias populares. “É preciso levantar quanto o Grande Hotel está devendo em impostos municipais. Se deve ao município, é nosso, é do povo” - sustenta a candidata.

Na realidade não é bem assim. Se há débito de IPTU, cabe ao Município cobrar seu crédito, seja administrativa ou judicialmente. As leis existem para assegurar o direito do credor a receber seu crédito, mas também o direito de propriedade do devedor. 

GESTÃO DIFERENTE

Se depender da candidata do PSOL, não haverá terceirização na gestão do Hospital Regional. Ela é contra toda e qualquer terceirização do serviço público. No entanto, Maria Sandra não defende a municipalização do HR. Acha que o assunto precisa ser amplamente discutido com a população, antes de qualquer decisão.

Por outro lado, ela considera indispensável retomar as atividades do laboratório de saúde público para realização de exames de análises clínicas, assim como prega a inclusão da telemedicina como suporte para orientação aos médicos das UBS e redução do que chama de “inchaço” a fila de pacientes à espera de atendimento.

A PRÓXIMA

Sabatina JM desta quinta-feira será com Patrícia Melo, a bela candidata do PT que vem fazendo sucesso na telinha, contando com o ex-presidente Lula como seu principal cabo eleitoral. A Sabatina JM vai ao ar das 9h às 9h30 pela Rádio JM FM 95.5, com transmissão ao vivo também pelas redes sociais da emissora e do Jornal da Manhã.

NO FOCO

Inspeção predial,habitação social, obras públicas, Plano Diretor, Inundações e mobilidade urbana foram alguns dos temas abordados pelos prefeitáveis na Sabatina promovida na noite de terça-feira pelo Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro. Segundo o presidente Gilberto Barata, esses assuntos foram selecionados a dedo, porque além de importantes para a cidade, são de interesse da classe.

Uma coisa é certa: nenhum candidato a prefeito este ano poderá reclamar de falta de oportunidade ou de espaço para divulgação de suas propostas e ideias. IEATM, Adesg, OAB, Aciu, CDL e várias outras entidades, além dos veículos de comunicação, como Rádio JM, Jornal da Manhã e JM online, têm franqueado espaços a todos eles para se apresentarem aos eleitores, dando seu recado. 

COOPTAÇÃO DE CANDIDATOS

Na reta final das campanhas, os ânimos vão ficando cada vez mais acirrados. Nos últimos dias, as queixas se multiplicaram contra o assédio a candidatos a vereadores por coligações de oposição. Segundo consta, a proposta é de ajuda financeira para que os candidatos intensifiquem a própria campanha, mas sem pedir votos para o majoritário do partido ou da coligação. Xiiiiiii…

ÚLTIMA MODA

Depois que Rochelle Gutierrez lançou a moda do uso de megafone para promover sua candidatura a vereadora em vias públicas, outros candidatos aderiram ao modelo. 

RENOVAÇÃO A CAMINHO

Na avaliação do presidente do MDB, Fabiano Elias, a próxima legislatura deverá manter entre 7 e 8 dos atuais vereadores. Há quem veja muito otimismo nas previsões de Fabiano, considerando o apelo da renovação na política que anda muito forte.

DE FORA

Três dos atuais vereadores não voltarão ao Legislativo em 2021: Mariscal, Kaká Se Liga e Alan Carlos, que optaram por candidaturas majoritárias. Denise Max, embora esteja com um partido nas mãos, enfrenta concorrência de Alessandra, do Abrigo dos Anjos, também defensora da causa animal e apadrinhada pelo deputado federal Franco Cartafina. Samuel, Ronaldo Amâncio e Fernando Mendes, por sua vez, sofrem concorrência direta de inúmeros candidatos que vão dividir votos nesse segmento, como é o caso do Pastor Eloísio e de outros 5 pastores evangélicos. Sem contar que estão no chapão do MDB. Isso só para citar alguns casos.

BATEU, LEVOU!

Por falar em Denise Max, ela comprou  briga nas redes sociais com a prefeitável Elisa Araújo, que participou de cavalgada semana passada. Disse que cavalgada significa maus tratos aos animais. A turma que apoia Elisa e não deixou por menos: "Você não sabe o quanto as pessoas que colocam seus cavalos para participar de cavalgadas são cuidadosos com seus animais. Com esses animais você não precisa se preocupar. Preocupe-se com os cães que você leva para o seu abrigo, sem ter condições para isso, tendo de sustentá-los muitas vezes com a caridade alheia" - postou Patrícia Tadeus, entre tantos outros que reagiram às críticas feitas pela vereadora.

TEMPO CERTO

Pandemia está alterando substancialmente as relações de trabalho e isso tem ficado cada vez mais evidente. Pesquisa “Contratação de Temporários”, elaborada pela Fecomércio MG, revela por exemplo que cerca de 11,4% dos empresários mineiros pretendem contratar funcionários por período determinado neste fim de ano. A maioria das vagas estão distribuídas entre vendedores (62,5%), operadores de caixa (10,4%), outros cargos como montador de móveis e freelancers (8,3%), motoboys/motoristas (6,3%) e balconistas (4,2%). Embora tenham interesse em contratar, 21,7% dos empresários afirmaram que a falta de capacitação é um dos fatores que dificultam a admissão de mão-de-obra temporária. Por isso, investir em qualificação profissional pode se tornar um diferencial para quem está à procura de oportunidades. E talvez seja também uma boa opção para SESC, Senai, Feti reprogramarem os cursos oferecidos aos jovens em Uberaba, já pensando em suprir a demanda do mercado de trabalho local.

É TOP!

Mais dois troféus Top Of Mind vão integrar a coleção do Jornal da Manhã e da JM Magazine a partir de hoje, quando a TV Integração fará a entrega da premiação aos vencedores em diversas categorias. Em todas as edições do Top Of Mind o Jornal da Manhã e a JM Magazine foram vencedores, o que é motivo de muita satisfação para todos nós do Grupo JM de Comunicação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por