ALTERNATIVA

Candidata "zero voto" diz ao MP Eleitoral que não sabe seu número de registro do TRE

Lídia Prata
Publicado em 08/12/2020 às 17:43Atualizado em 18/12/2022 às 11:20
Compartilhar

Candidata a vereadora que não teve sequer um voto nas eleições deste ano foi ouvida esta semana por Promotor de Justiça Eleitoral, na fase preliminar de apurações sobre denúncia de possível existência de candidatas “laranja” nessa eleição em Uberaba. Pois bem.  Acredite, se quiser: a mulher não sabia sequer o seu número de registro como candidata na Justiça Eleitoral, muito menos o nome do seu partido. Para justificar que nem ela mesma votou em si própria, a candidata juntou atestado para provar que estava gripada no dia da eleição e, portanto, impedida de comparecer à seção eleitoral.  As declarações da tal candidata ainda dão conta de que ela assinou um documento para o partido, sem ler, nem saber qual era o conteúdo. O documento, no caso, teve “firma reconhecida” em Veríssimo.

Francamente. Casos como este são verdadeiros “tapas na cara” de todos nós, cidadãos, que lutamos por respeito e decência  na política brasileira. 

TEM MAIS

Outras candidatas que obtiveram um voto, ou três, ou cinco também serão ouvidas pelo Ministério Público Eleitoral. Idem aquelas candidatas que renunciaram. São vários casos sob investigação, um dos quais envolve uma candidata que usou suas redes sociais para pedir voto para concorrente. Ou suposta concorrente. Essa cidadã publicou com todas as letras: “Eu tô com Fulana de Tal”, incluindo logo abaixo o número de registro da sua concorrente. 

Nem dá para acreditar que a pessoa tenha tanta coragem assim. Ou será certeza da impunidade?

JUSTIÇA CEGA

Causa estranheza o fato de existir uma quantidade enorme de candidatas de fachada pipocando em todas as eleições, sem sofrer qualquer punição. Foi o que aconteceu com três mulheres que disputaram vaga de vereador no município de Pedro Laurentino, interior do Piauí, e não obtiveram nenhum voto nas eleições de 2016, nem movimentaram recursos de campanha. Mesmo assim, o Tribunal Superior Eleitoral entendeu que uma candidata com zero voto não é necessariamente “laranja”. Resultad criou jurisprudência sobre essa esdrúxula situação.

CULPA DA LEI

Enquanto a legislação eleitoral brasileira impuser aos partidos políticos o cumprimento de “quota” para mulheres na formatação de chapas para vereadores teremos esse vergonhoso cenário de candidaturas de fachada no país.   

INDEPENDÊNCIA

Depois de 12 anos, o PDT volta a ter um representante na Câmara Municipal: Luizinho Kanecão. Ele é um dos novatos da próxima legislatura e garante que terá postura independente. Nesta segunda-feira ele esteve no JM, e destacou sua intenção de fazer um mandato coletivo, ouvindo a população e abrindo o diálogo com entidades e instituições diversas. Luizinho acredita que “tem como fazer; basta querer”. Este,  aliás, foi seu slogan de campanha.

NA BRONCA

Durante a reunião da Câmara desta terça-feira, o presidente Ismar Marão criticou duramente a decisão do governador Romeu Zema de suspender a entrega da comenda da Paz Chico Xavier. Dizendo que não entende essa atitude de Zema, o presidente da Câmara disparou: “Não é uma questão de religião, mas sim do homem que Chico foi e de sua importância para a cidade e o país”. Outro que também manifestou sua indignação foi o vereador Alan Carlos: “Se for por causa dos gastos com a comenda, o governador poderia fazer uma homenagem online”. Pois é.

OLHOS BEM ABERTOS

Com festas clandestinas pipocando por todo lado, o chefe da Guarda Municipal alerta que a fiscalização está mais atenta do que nunca. No fim de semana, festa em chácara reuniu mais de 500 pessoas, mas foi descoberta graças ao serviço de inteligência das forças de segurança. A GM teve trabalho para dispersar a multidão, com ajuda da Patrulha Rural. Não foi a primeira vez. Dias antes, a GM teve de recorrer ao uso de spray de pimenta e gás lacrimogêneo para dispersar a multidão, em festa realizada no Mirante da Univerdecidade.

NÚMERO LIMITADO

Para o réveillon, o GM Marcelo Neves lembra que festas estão liberadas para até 150 pessoas em local fechado e até 250 pessoas em área aberta. Eventos de grande porte,  no entanto, continuam proibidos.

FALTA DE JUÍZO

De sexta a domingo, a GM tem recebido uma média 100 denúncias de festas clandestinas em afronta ao decreto municipal de enfrentamento ao coronavírus. Vale destacar que a multa, neste caso, chega a R$ 10 mil, tanto para o promotor do evento, quanto para o proprietário do imóvel onde a festa for realizada.

DOENÇA MISTERIOSA

Não bastasse o coronavírus, agora vem outra ameaça à nossa saúde. Uma doença misteriosa deixou centenas de pessoas hospitalizadas no sul da Índia, neste fim de semana. Os pacientes apresentaram sintomas como náuseas, convulsões e perda da consciência. O Estado de Andhra Pradesh, local do surto da doença misteriosa, é também um dos mais atingidos pela Covid-19, com mais de 800 mil infecções. Mas as autoridades de saúde descartam relação entre uma e outra doença.

BOA EXPECTATIVA

Presidente do Sindcomércio, Marcelo Árabe, está otimista em relação ao próximo governo municipal. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira, ele ressaltou que a prefeita eleita vem do meio empresarial e tem experiência como dirigente classista, o que a credencia a entender bem os problemas do setor.

PAUTA RECHEADA

Tão logo Elisa assuma a Prefeitura, o presidente do Sindcomércio pretende apresentar uma série de demandas dos comerciantes locais, incluindo a flexibilização do horário de funcionamento do comércio. Marcelo Árabe quer levar o projeto de lei já minutado, estabelecendo a possibilidade de abertura das lojas  mais cedo e estendendo o horário de atendimento até mais tarde, porém facultando aos lojistas estabelecerem a jornada mais conveniente em cada caso. Isso não significa que as lojas serão obrigadas a abrir 24h. A intenção é oportunizar o funcionamento no horário que mais convier aos comerciantes em seu respectivo segmento. Hoje esse horário está engessado por lei municipal, que limita o funcionamento do comércio de rua ao período das 8h às 18h.

SEGURANÇA JÁ

Dentre as demandas que o presidente do Sindcomércio pretende apresentar à prefeita eleita estão, ainda, reforço na segurança nas ruas de comércio, apoio aos pequenos comerciantes, solução para o estacionamento de veículos na avenida Leopoldino de Oliveira e repaginação da área central para incluir um pouco de verde na paisagem urbana.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por