ALTERNATIVA

Candidato ao senado Josué Alencar estará hoje em Uberaba

E amanhã, o vice-presidente Michel Temer desembarca (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 17/09/2014 às 10:08Atualizado em 17/12/2022 às 03:38
Compartilhar

 Colcha de retalhos

Em sessão da Câmara Municipal, nesta segunda-feira, o vereador João Gilberto Ripposati defendeu o grande volume de emendas apresentadas pelos vereadores aos projetos de autoria do Executivo, argumentando que é impossível votar os projetos tal e qual são enviados ao Legislativo, porque contêm muitos erros. Foi além, dizendo que, especificamente no caso do projeto de lei que dispõe sobre um novo cemitério em Uberaba, os vereadores praticamente tiveram de refazer o texto. Daí a apresentação de 26 emendas ao projeto. Segundo Ripposati, “da forma como a proposição chegou à Casa, com a necessidade de tantas emendas, caberia encaminhamento de uma nova proposta pelo Executivo, ou seja, um projeto substitutivo”.

Pensar adiante

Autor de nove das 26 emendas ao projeto do cemitério, Ripposati alertou que o Executivo apresentou propostas inviáveis, como a que previa a terceirização também dos atuais cemitérios públicos. Reclamou que “a proposta inicial do Executivo era de licença, o que inibe o processo licitatório, ou seja, não abre oportunidade para todos, pois o Executivo poderia licenciar a quem quisesse” para explorar o cemitério. O vereador defende a exploração por meio de concessão ou permissão, assim como que seja estabelecido prazo para a exploração desse serviço, pensando nos próximos 30 anos, e não apenas no aqui e agora. Em que pese o respeito e o apreço que tenho pelo bem-intencionado vereador Ripposati, acredito que o ideal seria fixar em edital o prazo para a exploração do cemitério. Não em lei. Da mesma forma, que interesse uma empresa teria em terceirizar um cemitério já pronto? Com certeza, nenhum. Mas terceirizar a gestão, talvez sim.

Discussão prévia

Na verdade, pouco importa quem tem ou deixa de ter razão sobre o projeto do cemitério, do estacionamento rotativo e outros de igual importância para o município. Claro que emendas visam ao aprimoramento do texto legal e têm de ser apresentadas pelos vereadores com esse objetivo. Mas o que chama a atenção é esse excesso de emendas, que vão transformando os projetos de lei em verdadeiras colchas de retalho e deixando a impressão de que Executivo e Legislativo não falam a mesma língua, ou que há uma queda de braço entre as partes. Volto à mesma tecla da necessidade de haver mais diálogo entre as partes para evitar tudo isso. Em gestões anteriores, os temas de maior relevância para a coletividade eram previamente discutidos entre Executivo e Legislativo até chegarem a um texto definitivo para os projetos de lei, já estudado e definido, pronto para ser votado em sessão legislativa. O que se vê hoje é exatamente o contrári as discussões só acontecem quando os projetos chegam à Câmara e passam a receber emendas e mais emendas, postergando as votações e a entrada em vigor das leis de interesse da comunidade.

 Alerta – Católicos que foram às missas no fim de semana, em Uberaba, receberam ao final um panfleto com alerta do arcebispo dom Paulo Mendes Peixoto sobre as eleições. Na mensagem, o líder religioso destaca a importância do voto consciente e conclama os fiéis a votarem em candidatos "ficha limpa".

Vai que... – Candidatos do PSDB estão enviando a uberabenses, via Correios, um envelope pardo, grande, devidamente etiquetado. Quando o destinatário abre o envelope, vem a surpresa: o conteúdo são adesivos e santinhos dos candidatos tucanos!

Dinheiro curto

A soma da apatia dos eleitores com os minguados recursos de campanha está tirando das ruas as tradicionais bandeiras dos candidatos e partidos. No começo da corrida eleitoral era possível ver moças e rapazes agitando essas bandeiras nas esquinas mais movimentadas da cidade. Sumiram!

Ligeirinho

Uberlândia está estudando a implantação de um novo sistema de transporte, o veículo leve sobre trilhos (VLT), para melhorar as condições de mobilidade na cidade. A propósito, a Alstom, umas das empresas líderes em infraestrutura ferroviária, vai inaugurar uma planta exclusiva para a fabricação desses trens leves no Brasil, na cidade de Taubaté (SP).

Josué e Temer em Uberaba

O candidato ao Senado Josué Alencar (PMDB) estará hoje em Uberaba. Seu encontro com lideranças políticas e empresariais será na Casa do Folclore, a partir de 21h. E amanhã, o vice-presidente Michel Temer desembarca no aeroporto local, por volta de 9h, para cumprir agenda de campanha como candidato à reeleição.

Roda de Fogo

Tradicional Roda de Fogo terá a presença do prefeito Paulo Piau, neste sábado, no Chopp Time. Os integrantes da Roda de Fogo – empresários, políticos e pensadores de Uberaba – querem respostas para perguntas que não se calam...

 Exposhopping

Nesta semana, o superintendente do Shopping Uberaba, Guilherme Vilela, acompanhado do presidente da Associação dos Lojistas do Shopping Uberaba, Ildeu Kazeoka Filho, e dos gerentes Lucy Jardim (Marketing), Luís Fernando Gobbo (Comercial), a consultora de Negócios Carolina Guidi, participam, em São Paulo (SP), do 13º Congresso Internacional de Shopping Centers e Conferência das Américas & Exposhopping, maior evento do setor na América Latina. Palestra de abertura foi com o ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa. Antes do encerramento do evento, o convidado é Rudolph Giuliani, prefeito de Nova Iorque, que focará o tema “Liderança em tempos de mudança e crise e a política de tolerância zero em Nova York”, antecedendo a palestra do filósofo Mario Sergio Cortella: “Vida e Carreira: equilíbrio possível”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por