(Foto/Reprodução)
A nova temporada do Podcê, podcast comandado pelo vereador Caio Godoi, começou bem. Já disponível no YouTube, o Podcê traz uma entrevista preciosa com o ex-ministro Marcos Montes, recheada de revelações. Uma delas é que o PSD quer Ismar Marão candidato a deputado estadual em 2026. A outra, ele, Marcos Montes, tentou dependurar as chuteiras políticas, mas não conseguiu deixar a política sair dele. Aliás, particularmente duvido que um dia conseguirá.
NO FOCO
Na avaliação do ex-ministro Marcos Montes, que é um dos maiores expoentes do PSD em Minas Gerais, Uberaba tem plena condição de eleger dois deputados estaduais. “E a prefeita tem condição de ajudar a eleger um candidato ligado a ela. Já tenho até a pessoa.” – disse Montes. Aí o vereador Caio Godoi perguntou: “Ismar Marão?” E MM não titubeou: “É”.
PELO MENOS UM
Ainda no PodCê de Caio Godoi, Marcos Montes disse que Uberaba precisa tentar eleger pelo menos um deputado federal, embora ele entenda que cabem dois aqui. Mas esse processo, segundo MM, precisa ser maduramente construído. “Não podemos dar passos equivocados para conseguir esse objetivo. Nós temos de caminhar juntos” – reforçou. Ele lembrou, por outro lado, que o PSD não tem deputado federal na região. “É o partido que mais elegeu prefeitos na nossa região. E que vão ser alavanca para a eleição de 2026.”
DICA ESPERTA
Para bom entendedor, a dica de Marcos Montes na entrevista dá sinais evidentes que o seu partido está trabalhando pesado para ter candidatura própria ao governo de Minas ou “participar da chapa majoritária” na eleição de 2026. Entendeu, ou será preciso desenhar????
TROPEÇÃO
Marcos Montes foi um dos responsáveis por lançar o então vereador Franco Cartafina candidato a deputado federal, mesmo depois que já havia sido anunciada sua candidatura a estadual. Franco se elegeu, mas não conseguiu a reeleição. Pois bem. Marcos Montes avalia que o erro de Franco foi não ter abraçado com mais vigor a bandeira do agro, que o elegeu. “Lamento que o Franco tenha partido para outro caminho. É uma pessoa de valor muito grande e torço para que tenha sucesso.” – arrematou.
LIDERANÇA MÁXIMA
Ninguém pode negar que Marcos Montes foi o grande vitorioso nas eleições municipais de 2024 em Uberaba. Dos políticos da chamada “velha guarda”, foi o único que se deu bem, pois levou para seu partido a candidata que se tornou prefeita, e ainda fez 3 vereadores, incluindo o presidente do Legislativo. Mas ele tem uma análise muito interessante sobre essa situação: “As pessoas precisam entender que a política de Uberaba mudou. Mudou de uma história para outra história, que está começando ainda. E de longe fico observando e o que eu puder fazer eu faço”. Vai além, analisando que o PSD ganhou força incomum: “Nosso partido se fortaleceu muito. O PSD é hoje o partido mais forte do Brasil, do Estado e ouso dizer de Uberaba.” Ou seja: o PSD vai dar as cartas na política local. Ou melhor, vai continuar dando as cartas.
OLHA O TOMBO
Dizendo que a hora é dos jovens e das novas lideranças que emergem na política, Marcos Montes mudou o tom para assumir que os mais experientes, como ele, estão aqui para ajudar a construir um futuro. “Estou do lado da prefeita Elisa e respeito outras lideranças políticas, como você, Caio. Mas sempre digo que é preciso cautela. Política não se faz de uma hora para outra. É degrau por degrau. Não adianta dar um salto muito alto, porque pode quebrar a perna”.
SONHAR
“Sempre falo que vereador tem de se eleger sonhando em ser Presidente da República. Ser vereador por cinco mandatos, 10 mandatos, não dá. O vereador precisa saber o outro passo que vai dar” – ensinou MM. E mais: “Não pensem que vai existir outro Nikolas. Ele é um fenômeno. Diferentemente do senador Cleitinho, que tem um jeito de fazer política com que não concordo. Ele quer ser candidato a governador, mas não está preparado.”
NA TRAVE
Mudando de uma paixão para outra, Marcos Montes confessou que anda muito descrente do futebol. “Hoje o futebol mercantilizou muito. Os jogadores ganham um dinheiro exagerado” - disse. E contou fatos interessantes, que merecem registro. Por exemplo: ele sempre gostou de futebol e de jogar futebol. Tentou de tudo para convencer o neto a torcer pelos mesmos times do avô. Mas certa vez o garoto ganhou de Luiz Cecílio (amigo pessoal de MM) uma camisa do Vasco e se tornou torcedor do cruzmaltino. Montes contou também que, quando foi secretário de Estado de Esportes, lançou um programa chamado “Campos de Luz”, com apoio da Cemig. O governo fez essa parceria para iluminar os campos nas cidades mineiras. Na época, convenceu o então governador Aécio Neves a montar um time de ex-jogadores (alguns com dificuldades financeiras, inclusive), contratados pela Secretaria de Esportes, e passou a percorrer municípios inaugurando campos de futebol iluminados, com partidas que tinham esse time como grande atração. E fez muito sucesso. No time estavam Nelinho e outros jogadores profissionais da velha guarda.
ATENÇÃO
Se você está em débito com o município, fique de olho. A edição do Porta Voz desta sexta-feira publicou oito páginas contendo nomes de contribuintes que foram encaminhados ao cartório de protesto. Na lista tem devedores de ISSQN, IPTU, Cosip, dentre outros.
RECONHECIMENTO
Pela primeira vez na sua centenária história, a ACIU vai integrar o Conselho da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB). O convite foi feito pelo presidente Alfredo Cotait Neto e representa um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela nossa associação, aqui em Uberaba. A CACB é a maior organização multissetorial do Brasil, que reúne empresários de todos os setores da economia, como comércio, indústria, agropecuária e serviços, de empresas de todos os portes e profissionais liberais. Integrar o Conselho da associação é sinal de que a ACIU está sendo “enxergada” além das fronteiras do Rio Grande e projetando o bom nome da nossa cidade para todo o país.
DE VOLTA
Preso em Goiânia na quinta-feira da semana passada, o dono dos Móveis Basílio chegou em Uberaba na noite desta sexta-feira, trazido pela Polícia Civil. Depois de passar por exame de corpo de delito, foi encaminhado à penitenciária Aluízio Inácio de Oliveira. Ele e a mulher, Tânia Carvalho, serão interrogados na segunda-feira pelo presidente do inquérito, Delegado Eduardo Garcia.