ALTERNATIVA

Candidatos fazem compromissos em encontro na ACIU

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 17/09/2024 às 20:32Atualizado em 19/09/2024 às 07:27
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Auditório lotado na ACIU para o Encontro com Prefeitáveis, realizado na noite de segunda-feira. Cinco candidatos participaram do evento. A transmissão pelo YouTube está disponível no canal da ACIU Uberaba, para quem quiser rever o Encontro. Ponto alto foi a apresentação de propostas pelos prefeitáveis para vários temas sorteados na hora, como logística, planejamento urbano, segurança pública, geração de emprego e renda, dentre outros. Ao falar sobre atração de investimentos, Anderson Adauto destacou que a Yara Fertilizantes deverá montar uma fábrica em Uberaba maior do que a Mosaic, e aproveitou para explicar novamente a importância da vinda do gás. Segundo ele, os uberabenses não fazem ideia do salto olímpico que a cidade vai dar a partir da chegada do gás. E disparou: “o empresário que comprou o Grande Hotel fez um bom negócio”, argumentando que a movimentação de pessoas em torno das obras de implantação das novas fábricas deverá garantir 100% de ocupação dos hotéis.

AGILIDADE
Um dos temas comuns à maioria dos candidatos presentes ao Encontro da Aciu foi a necessidade de desburocratização da máquina pública. Anderson, por exemplo, ressuscitou o caso da Heineken, dizendo que se ele fosse o prefeito na época trataria de viabilizar a licença ambiental em 30 dias para a cervejaria. Outro que também defendeu a desburocratização foi Tony Carlos. Ele ressaltou a demora na liberação de das guias para recolhimento do imposto de transmissão de bens imóveis, fato este que não é novo e desafia o município há alguns anos.

ACORDA, MENINO!
Ao tratar do tema segurança pública, a prefeita Elisa destacou que Uberaba está entre as 10 cidades mais seguras do país. Citou a compra de novas 55 câmeras para reforçar o programa Cidade Segura e garantiu a implantação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) no antigo prédio do Jockey Club, na Praça Rui Barbosa. Além disso, Elisa ressaltou a reestruturação da defesa Civil, que, aliás, vem desenvolvendo um trabalho digno de elogios no apoio aos bombeiros nas missões de combate aos incêndios. “Uberaba não é só sonhada. É realizada também” – frisou a prefeita.

PREPARAÇÃO
Samir Cecílio, por sua vez, defendeu a importância da capacitação de mão de obras disponível em Uberaba. Perguntou qual empresário na plateia não tinha problema para contratar pessoas e ouviu um silêncio total. Segundo Samir, é preciso apostar na capacitação de mão de obra, antes mesmo de buscar novos investimentos. Aliás, Samir também pregou a transformação das escolas municipais e a grade curricular. Foi além dizendo que, caso eleito, “a Guarda Municipal vai sair das lojas de conveniência para a porta das escolas”.

PRAINHA NO FOCO
Paralisado no último ano do governo Paulo Piau, o projeto da represa da Prainha obviamente foi tema do Encontro na Aciu. Elisa garantiu que irá terminar a obra da Prainha, tal e qual fez com todas as outras obras iniciadas por seu antecessor. Mas destacou que o projeto inicial tinha problemas que colocavam a barragem em risco de inundar a linha férrea ali próxima. Nos bastidores, o que se comenta é que a Codau teve enorme dificuldade para contratar uma empresa que se dispusesse a refazer o projeto. E quando encontrou uma interessada, deu no que deu: essa demora toda. 

LADO B
Paulo Piau rebateu as afirmações da prefeita e considerou “um absurdo” gastar 3,5 anos para corrigir o projeto. Para ele, a correção era simples de ser feita e não colocava a barragem em risco.

FOCO NO FUTURO
Elisa também disse que a captação de água no Rio Grande é indispensável para garantir o abastecimento à população e deverá demorar cerca de 4 ou 5 anos, mas ela não está interessada em ter seu nome na placa na inauguração da obra. Quer mesmo é fazer o que precisa ser feito.

PRATA DA CASA
Outro tema recorrente no Encontro com Prefeitáveis na Aciu foi a escolha da equipe de governo para os próximos 4 anos. Anderson disse que seu secretariado terá de ser objetivo, como ele. “Não vou escolher secretário vaidoso e que só usa gerúndio, do tipo “estou analisando”, “estou vendo”...
Da mesma forma, Samir argumentou que seu time será 100% uberabense, porque a cidade tem muitos talentos com capacidade para fazer um bom trabalho.

RESPOSTA
Durante o Encontro com Prefeitáveis, nenhum deles chegou a pedir direito de resposta, embora em alguns momentos essa prerrogativa até pudesse ser invocada. Em compensação, nesta terça-feira Tony Carlos obteve sentença favorável ao seu pedido de direito de resposta no horário eleitoral de Elisa, que o chamou de “Impostony”. Sentença do juiz Stéfano Raimundo concluiu que o conteúdo é pejorativo e confuso e determinou sua retirada de todas as mídias em que estiver sendo veiculada. A campanha de Elisa vai recorrer.

POLÊMICA
Ocorre que quando Tony Carlos era deputado estadual, ele foi um dos 52 deputados da bancada da situação que votaram a favor do aumento dos impostos sobre gasolina e etanol e de IPVA das picapes. Na época, junho de 2017, esse assunto foi noticiado em jornais de todo o Estado. Com isso, o combustível ficou mais caro em Minas. Tony estava no PMDB, partido da base de sustentação do governo Pimentel. A campanha de Elisa usou de estratégia, claro que irônica, para chamar a atenção e relembrar esse fato, destacando que Tony votou a favor do aumento de impostos. O juiz, no entanto, deu o direito de resposta porque o candidato foi chamado de “Impostony”.

DEBATE
Próximo encontro dos candidatos a prefeito será no sábado, das 8h30 às 11h30, no grande Debate JM, que será transmitido ao vivo pela Rádio JM, pelo jmonline.com.br e pelo canal do JM no YouTube. Será transmitido também pela Rádio e TV Câmara, simultaneamente. Não perca!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por