ALTERNATIVA

Capital do Direito

Uberaba recebe a 10ª edição do Congresso de Direito Processual hoje e amanhã

Lídia Prata
Publicado em 29/09/2016 às 08:48Atualizado em 16/12/2022 às 17:11
Compartilhar

Diretora primeira secretária da CAA, advogada Fabiana Faquim, será homenageada com a Comenda Professor Edson Prata hoje, enquanto o presidente da CAA/MG, Sérgio Murilo Braga, integra o rol de palestrantes do Congresso de Direito Processual de Uberaba

 

Capital do Direito

Uberaba se transforma na capital brasileira do Direito hoje e amanhã, com a convergência dos principais expoentes da Ciência Jurídica para nossa cidade. A partir das 8h desta quinta-feira terá início a 10ª edição do Congresso de Direito Processual de Uberaba, no Teatro Sesiminas. Nomes como Luiz Eduardo Mourão, Leonardo Carneiro da Cunha, Cássio Scarpinella Bueno, Eduardo Arruda Alvim estão entre os palestrantes desta manhã, com abordagens sobre o novo Código de Processo Civil. Para a tarde, palestras de Lênio Strek, Guilherme Tavares, Eduardo Salusse, Jaldemiro Ataíde Jr,  Breno Martins Vasconcelos, Marcos Jobim, Araken de Assis, Bernardo Câmara, Georges Abboud e o festejado Sérgio Murilo Diniz Braga, arrojado presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais. Um dia efervescente para  os advogados, juízes, promotores e estudantes, que terão uma oportunidade única de ouvir, ao vivo, esses grandes estudiosos do Direito no país.

Quarentão

Ainda nesta manhã, durante o Congresso de Direito Processual de Uberaba, serão comemorados os 40 anos do Instituto dos Advogados de Minas Gerais. Para quem não sabe, Uberaba sedia a 1ª Seção do Instituto, razão pela qual nada mais justo que comemorar regiamente esse aniversário.

 

Comenda Edson Prata

Ainda na programação do Congresso de Direito Processual de Uberaba está prevista para as 13h a solenidade de entrega da Comenda Professor Edson Prata. Serão cinco agraciados este ano, dentre os quais a querida amiga Fabiana Faquim, dinâmica e atuante diretora primeira secretária da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais; o presidente da OAB/MG, Antônio Fabrício de Souza; o juiz federal e presidente da Associação Brasileira de Direito Processual, Eduardo José Fonseca Costa, e o combativo promotor de Justiça Eduardo Pimentel.

De tudo – A quarta-feira foi marcada por boataria espalhada nas redes sociais. O principal alvo, obviamente, foi o prefeito Paulo Piau, candidato à reeleição. Dentre outras mentiras constaram separação da esposa e prisão em igreja evangélica. Nada disso aconteceu. Pura leviandade e até maldade de quem não tem o que fazer.

 

Na captura – Velhos conhecidos de eleições anteriores por prática de ilícitos no dia da votação estão sendo monitorados de perto pela Polícia Federal e Gaeco. Se forem pegar também os boateiros, não vai ter cela para tanta gente nessa eleição...

Compra de votos

A propósito, Gaeco e Polícia Federal também estão investigando suposto esquema de compra de votos no dia da eleição, favorecendo candidatura majoritária. IPs e IDs de pessoas ligadas ao grupo de um determinado prefeitável estão sendo rastreados. Não será surpresa se vierem a ser alvo de ação mais contundente.

No fim

Último programa eleitoral gratuito dos candidatos no rádio e na TV será levado ao ar hoje. E, logo depois da novela “Velho Chico”, o aguardado debate final entre os candidatos Paulo Piau, Wagner Júnior, Lerin e Angela Mairink pela TV Integração. É hora de tudo ou nada para conquistar os votos dos eleitores que ainda estão indecisos.

No papel

Nunca vi uma eleição tão esquisita como a deste ano. Ao contrário das anteriores, pouquíssimos candidatos publicaram “santinhos” nos jornais locais e menos ainda imprimiram propaganda pessoal com nome e número. O setor gráfico viveu uma eleição inédita, com máquinas praticamente paradas. Para piorar, a greve dos bancos impediu os candidatos de obter talonário de cheques para efetuar pagamentos de despesas com contratação de anúncios. Olha que situação!

Rapidez

Ágil. Assim deverá ser o processo de apuração dos votos no domingo, em Uberaba. A expectativa é de que até às 20 horas, no mais tardar, sejam conhecidos os vencedores. Oremos!

Sentença da juíza eleitoral Andreíza Alvarenga em nova representação movida contra a coligação “Compromisso por Uberaba” foi um tremendo puxão de orelhas na equipe de marketing da campanha de Lerin-Samir. Tudo porque a juíza já havia determinado a retirada do ar da propaganda que plagiava a dos Postos Ipiranga, mas a coligação do Lerin simplesmente alterou os dizeres, mandando o eleitor procurar determinadas benesses na campanha do Piau, o que gerou nova representação. Na sentença, a magistrada diz, expressamente: “A veiculação de propaganda semelhante foi vedada na representação anterior, fato que por si só denota o descaso da Coligação com o Poder Judiciário Eleitoral, e a despreocupação com os princípios que regem a propaganda eleitoral”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por