ALTERNATIVA

Captação no Rio Grande é obra para 5 a 7 anos, diz presidente da Codau

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 02/12/2022 às 06:09Atualizado em 15/12/2022 às 22:39
Compartilhar

Projeto de captação de água no Rio Grande não é obra rápida. Vai demorar de 5 a 7 anos, de acordo com o presidente da Codau, José Waldir de Souza Filho. “Esta é uma obra de Estado. Não é uma obra de governo” - frisa. Por isso, ele alerta que ninguém deve esperar que fique pronta antes do término do mandato da prefeita Elisa, nem de uma eventual segunda gestão dela. Para se ter uma ideia, somente em janeiro deve ser licitada a primeira etapa, destinada à contratação de empresa especializada na elaboração do projeto. A vencedora terá 12 meses para apresentar o trabalho. Com isso, a licitação da obra propriamente dita só deverá acontecer no primeiro semestre de 2024, último do ano do mandato de Elisa.

E O DINDIM?

Ainda de acordo com José Waldir, enquanto o projeto estiver sendo elaborado, a Prefeitura terá tempo para correr atrás dos recursos para financiá-lo. Estimado em R$ 277 milhões, o “Sistema Rio Grande” poderá contar com recursos internacionais, tal e qual aconteceu com o Água Viva no passado. Ainda de acordo com José Waldir, o município tem capacidade de endividamento, e, portanto, poderá perfeitamente contratar empréstimo nesse montante, sem problema. O que faltava, segundo o presidente da Codau, era a determinação de priorizar a segurança hídrica de Uberaba, o que só aconteceu agora, no atual governo.

PESO PESADO

Do total do investimento no Sistema Rio Grande, a parte mais cara será a de adução. O custo dos 29 km de adutoras para trazer a água do rio até a cidade está estimado em R$ 97 milhões. O projeto contemplará também a captação e a construção de uma estação de tratamento de água na região Sul da cidade, ali perto dos condomínios de luxo que margeiam a Filomena Cartafina.

BEM MELHOR

A captação da água do Rio Grande será a montante do Distrito Industrial 3, longe das indústrias. Não há perigo algum de contaminação, segundo o presidente da Codau. Aliás, o estudo contratado pela Codau assegura que a qualidade da água do Rio Grande é superior à do Rio Uberaba, nossa fonte de abastecimento atual. “O estudo técnico derrubou outra lenda urbana, de que a água do Rio Grande era imprópria para o consumo” - frisa José Waldir, ressaltando que o custo do tratamento será bem menor também.

IMPACTO ZERO

Tem mais: o presidente José Waldir garante que a implementação do Sistema Rio Grande terá impacto zero no preço da água que a Codau distribui aos uberabenses.

NATAL DO MATO

Com contrato chegando ao fim agora em dezembro, parece que a prestadora de serviços de limpeza pública resolveu diminuir drasticamente o ritmo de trabalho. Passeios e canteiros centrais da cidade estão que é puro mato.

De acordo com José Waldir, em janeiro a situação deve melhorar, com a entrada em serviço da nova contratada. Oremos!

GATO POR LEBRE

Essa história de roubo de gado na região de Uberaba continua rendendo desdobramentos inimagináveis. Nesta quinta-feira, a Polícia Civil amanheceu num condomínio de luxo para prender proprietário de casa de carnes localizada no Jardim Maracanã. Mais de uma tonelada de carne imprópria para o consumo foi apreendida e descartada.

O interessante é que a Polícia Civil vem investigando o roubo e o furto de gado e trazendo à tona uma série de fatos estarrecedores. O mais grave, na minha opinião, foi saber que as linguiças produzidas no estabelecimento da operação “Enchidos” tinham carnes de procedência impensável. Segundo consta, não eram apenas de carne bovina, suína, frango, mas de outros animais a que nós, brasileiros, não estamos acostumados a comer. E os consumidores comiam sem saber…

PORCARIA

Segundo revelou o Delegado Felipe Colombari, as carnes vendidas por esse açougue do Jardim Maracanã eram colocadas no varal, ao relento, ao final do expediente. Provavelmente para economizar energia com câmara frigorífica para o armazenamento do produto. No dia seguinte, as carnes voltavam para exposição e venda.

Por aí dá para imaginar a que essas peças de carne estavam expostas à noite, enquanto os consumidores sonhavam com o bife do dia seguinte. Socorro!!!

DESCONFIÔMETRO

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quinta-feira, o Delegado Felipe Colombari reiterou alerta anteriormente feito à populaçã ligue o desconfiômetro. Não é possível que um açougue de bairro consiga vender carne de primeira por preço muito menor do que as grandes redes de supermercados. As redes têm bala na agulha para negociar com fornecedores, porque compram grandes quantidades de produtos, o que significa que conseguem vender mais barato. Abram os olhos! Parem de querer levar vantagem em tudo. Desconfiem de preços baixos demais.

MILAGRE?

Não há milagre para o sucesso. Subir do primeiro para o último degrau da escada, sem passar pelos degraus intermediários, pode até dar certo por um tempo. Mas um dia o “milagre” vira pesadelo.

NEGLIGÊNCIA DELIBERADA?

Outro “mistério” que veio à tona com as operações da Polícia Civil refere-se à atuação da Vigilância Sanitária no município. Os fiscais são sempre tão exigentes, tão rigorosos com as empresas mais centrais e mais conhecidas, assim como com os profissionais liberais em seus consultórios e clínicas de saúde principalmente. Como não detectaram esses absurdos desvendados pela Polícia Civil? Como liberaram alvará de funcionamento, ou renovação de alvará, para uma casa de carne como essa do Jardim Maracanã? Francamente. Na melhor das hipóteses, só pode ter havido desídia no cumprimento da obrigação de fiscalizar o estabelecimento.

NOVO COMANDO

Passava das 22h quando saiu o resultado oficial da disputadíssima eleição para renovação da diretoria da ABCZ, dando vitória ao pecuarista Gabriel Garcia Cid. Apoiado pela maioria dos ex-presidentes da associação, Gabriel percorreu todas as entidades de classe de Uberaba para se apresentar durante a campanha e colocar suas metas de trabalho. Movimentar a agenda de eventos no Parque Fernando Costa além das ExpoZebu, incluir no calendário de feiras uma exclusiva para o leite e seus derivados, aproximar a ABCZ da população e vice-versa foram algumas delas.

Nesta quinta-feira Gabriel seguiu para Londrina, sua terra, para prestigiar a formatura de uma de suas três filhas e providenciar a mudança definitiva da família para Uberaba, cumprindo assim mais uma promessa de campanha.

Gabriel Garcia Cid, eleito presidente da ABCZ para o triênio 2023-2025 (Foto/Jairo Chagas)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por