ALTERNATIVA

Cardápio de sempre

Governo cozinha a crise enquanto vamos nos fartando com tanta hipocrisia e dispendiosos conchavos à distância

Lídia Prata
Publicado em 13/08/2015 às 10:02Atualizado em 16/12/2022 às 03:21
Compartilhar

O velho e conhecido cardápio de sempre

Num dia, requintado jantar para políticos. No outro, o rega-bofe especial oferecido a ministros do Judiciário e outros de semelhante cacife do meio forense. Na manhã seguinte, entra em cena o vice para café da manhã com ex-Presidentes. De cardápio em cardápio, o presidente do Senado já está “satisfeito” e o TCU estica o prazo para a Presidente explicar as inexplicáveis irregularidades em suas contas de 2014. Resta apenas acertar o prato favorito do rebelde presidente da Câmara Federal para acertar o sal e a pimenta. E, assim, o governo vai cozinhando a crise ao seu modo, com os velhos e conhecidos ingredientes de sempre. E nós, que não somos nunca convidados para a festança palaciana, vamos nos fartando de tanta hipocrisia e dispendiosos conchavos, à distância. Dentro em breve, essa pajelança toda produzirá a surdez de sempre nas altas esferas de poder e nenhum deles ouvirá mais o ronco das milhões de barrigas vazias...

Adiantando o relógio

Nada contra a festa em louvor a Nossa Senhora da Abadia, nossa padroeira. Mas os vizinhos do Santuário da Abadia clamam por socorro. Não bastassem os problemas causados pelos ambulantes que emporcalham a praça e as adjacências, os moradores são acordados às 5 horas da matina com um foguetório ensurdecedor. Precisa mesmo soltar tanto foguete de madrugada assim? Vale lembrar que ali pertinho funcionam dois hospitais, o de Clínicas da UFTM e o São Domingos, onde há doentes internados em estado grave, que também são “bombardeados” pelo foguetório.

Carreatas

A propósito da barulheira perto dos hospitais, no sábado passado, uma carreata em frente ao Hospital São José trouxe indignação aos parentes dos pacientes lá internados. Buzinaço, foguetório, som em alto-falante ignoravam literalmente os doentes. Seria prudente que os organizadores desses cortejos evitassem as ruas próximas aos hospitais, daqui pra frente. Há tantos outros caminhos que podem ser percorridos, por que escolher justo os trajetos capazes de incomodar pessoas doentes? Por uma questão de respeito, as ruas Santo Antônio, Carlos Rodrigues da Cunha, Getúlio Guaritá, Frei Paulino e arredores, Nenê Sabino (próximo ao Hospital Universitário) e imediações do aeroporto, por exemplo, deveriam ser proibidas para carreatas de políticos, religiosos etc.

Acorda! – Terça-feira, 17h, um trânsito absolutamente caótico na rotatória da Medalha Milagrosa, e nenhum guarda para ajudar o trânsito a fluir. Ali perto, porém, três guardinhas estavam na sombra, num papo animadíssimo, ignorando o tumulto de carros, caminhões, e até trator tentando a vez no viaduto sobre a Santa Beatriz. Pois é. Pior do que não ter guarda para atuar no trânsito é vê-los folgando descaradamente...

“Gastãozinho” – Obra do novo Fórum está parecendo uma árvore de Natal, com tantas luzes acesas (desnecessariamente) à noite. Quanto desperdício!

 Novo destino

Prédio que abriga atualmente o Fórum Melo Viana poderá abrigar uma das secretarias municipais a partir do ano que vem. Atendendo a ofício do prefeito Paulo Piau, o deputado estadual Tony Carlos protocolou terça-feira, 11, projeto de lei autorizando o Estado a doar ao Município o imóvel da rua Lauro Borges, tão logo seja inaugurado o novo Fórum, na avenida Maranhão.

Homenagem

A Escola do Legislativo, a ser instalada pela Câmara Municipal em outubro, vai receber o nome de “Vereador Paulo Silva”, numa homenagem bem-vinda do presidente Luiz Dutra ao jornalista e colunista social, ex-secretário municipal de Turismo no governo Silvério Cartafina Filho e ex-vereador, falecido recentemente.

Calote

Corre nos bastidores que o presidente de um partido relativamente grande em Uberaba (porém grande país afora) usou apartamento em cidade mineira para pagamento (acredite!) ao comando da sigla em BH, a fim de garantir o domínio do partido aqui. Ocorre que o político “futuro proprietário” do tal apartamento foi surpreendido ao tentar fazer a transferência do imóvel para seu nome. Descobriu que o bem se encontra penhorado pela Justiça. E ficou furioso com a trapaça. A qualquer momento o partido deve mudar de mãos em Uberaba. A conferir.

Padrinho

São fortíssimos os comentários dando conta de que o deputado federal Zé Silva indicará o futuro secretário municipal de Agricultura. Zé Silva, como se sabe, tem o Solidariedade nas mãos...

Feriado

Comércio de rua deve abrir as portas neste sábado até as 14 horas. Já no Shopping Uberaba as lojas estarão abertas das 10h às 22h, normalmente. E continua em alta o Festival Gourmet, uma boa oportunidade para almoçar e jantar com toda a família por preços mais do que convidativos.

Tipo exportação

Com quase metade da sua matriz energética vinda de fontes renováveis, com destaque para o programa envolvendo a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar, o Brasil vai demonstrar a sua experiência nas discussões sobre a matriz energética sustentável na Conferência das Partes (COP21), na França, em dezembro. Vale lembrar que, recentemente, o país firmou com os Estados Unidos um acordo bilateral de clima, pelo qual o Brasil se comprometeu a acabar com o desmatamento ilegal de floresta.

Personalidade

A propósito, o ex-governador Alberto Pinto Coelho será o grande homenageado desta quinta-feira, na abertura da CanaCampo. Enquanto governador de Minas, foi ele quem contemplou o setor sucroalcooleiro com a redução da alíquota de ICMS sobre o etanol no Estado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por