A campanha mais estranha e atípica da história da República chega ao fim com um quadro indefinido na disputa para prefeito de Uberaba. Se em Uberlândia o Ibope aponta que o prefeito Odelmo Carneiro Leão deve ser reeleito no primeiro turno, com 71% das intenções de voto, aqui não se pode dizer sequer quais dos candidatos irão se enfrentar no segundo turno.
A PERDER DE VISTA
Carreata de encerramento da campanha do candidato Delegado Heli Grilo levou quase mil carros para o cortejo na manhã deste sábado. Concentração na Univerdecidade começou cedinho e, mesmo com o chuvisqueiro, Heli e seu vice, Alan Carlos, desfilaram em carro aberto pela cidade. A novidade foi a presença das espsas dos dois candidatos, Maria Abadia e Lília, respectivamente. Chuvinha fraca, mas que deu pra molhar, não afugentou os apoiadores da dupla do PSL/MDB. Segundo os organizadores, havia mais 983 veículos na carreata.
NA CHUVA
Carreata de despedida de Tony Carlos foi debaixo de chuva também, na manhã deste sábado. Tony preferiu a avenida José Valim de Melo para iniciar o trajeto. No carro abre-alas estavam o candidato e sua vice, Teresinha Cartafina, e Wagner Júnior. A certa altura, quando a chuvinha apertou, Teresinha foi protegida por uma sombrinha, já que no auge de seus 87 anos não era nem prudente correr risco de uma gripe às vésperas da eleição.
A PÉ
Conforme o prometido, o governador Romeu Zema veio a Uberaba para prestigiar a candidatura de Elisa Araújo, do Solidariedade. Chegou por volta de meio dia e foi direto para o Zero Grau, onde almoçou em companhia da candidata e de apoiadores, dentre eles o deputado federal Zé Silva e o presidente do partido em Uberaba, Eduardo Palmério. Dali seguiram a pé pela Prudente de Morais, onde o governador distribuiu “santinhos” de sua candidata aos comerciantes e a quem passava pela rua naquele momento.
Ao encerrar a campanha, Elisa se disse “leve, feliz e animada, como no primeiro dia”. Aliás, Elisa foi, sem dúvida, o grande destaque desta campanha, deixando para trás nas pesquisas de intenção de votos alguns nomes já testados e conhecidos na política de Uberaba, além de trazer a Uberaba o governador do Estado para apoiar sua candidatura. E olha que, nesses dois anos de governo, Zema praticamente não esteve aqui para compromisso oficial.
NA LUTA, COM OS COMPANHEIROS
A Praça da Abadia também foi o local escolhido pela candidata do PT, a bela Patrícia Melo, para finalizar sua jornada eleitoral. Carreata não contou com os tradicionais expoentes do partido. Ao contrári foi pontuada pelas caras novas do PT, que, assim como Patrícia e seu vice, Kaká Evangelista, encaram a missão de resgatar o prestígio da sigla junto à população. Carreata se encerrou perto do Shopping Uberaba.
CÉU DE BRIGADEIRO
Sorte teve a dobradinha Lerin-Marilda, que marcou a carreata para as 15h, quando o céu já estava azul, sem previsão de chuva. Concentração no Uberabão tinha carro a perder de vista. Passou por vários bairros da cidade e terminou por volta de 20h, no bairro São Cristóvão. Pelas contas dos organizadores, havia mais de 400 carros no cortejo.
SEGUNDO TURNO
Em que pese o descrédito das pesquisas eleitorais este ano, as mais recentes apontam que haverá 2º turno em Uberaba. A Real Time Big Data, divulgada pela Record e realizada entre os dias 11 e 12 de novembro, revela um inusitado empate entre Tony Carlos e Delegado Heli Grilo, ambos com 23% das intenções de votos, seguidos por Elisa Araújo, com 16%. Pesquisa tem 4% de margem de erro e 95% de grau de confiança.
MAIS CARREATA
Não só os candidatos a prefeito encerraram campanha com carreata. Muitos candidatos a vereadores também optaram por reunir seus apoiadores em desfile pelas ruas da cidade. Alguns percorreram apenas os bairros onde têm seu reduto eleitoral. Outros cortaram a cidade de ponta a ponta. Mas a maioria dos que fizeram carreata passou pelo centro da cidade, agitando bandeiras. Sem contar os que jogaram “santinhos” na rua, emporcalhando a via pública. Esses sujismundos deveriam ser excluídos automaticamente da disputa para aprenderem a não sujar a cidade.
MÃOS AO ALTO!
Fake news, vídeos difamatórios, discussões travadas por apoiadores de candidatos em redes sociais marcaram esta disputa pelo cargo de prefeito. E, mais uma vez, ficou provado que internet não é território adequado para apresentação de candidatos e de suas respectivas plataformas, em especial candidatos a vereador. Aliás, as redes sociais deram vida a muitos “personagens” de discursos populistas e apelos planejados para inflamar eleitores desavisados. Abriram espaço também para aventureiros, oportunistas e até para alguns bandidos com ficha policial conhecida. Todos se apresentando como candidatos e posando de defensores do povo
Por tudo isso o que se conclui é que nossa democracia ainda precisa amadurecer muito, para que, um dia, tenhamos apenas homens de bem e pessoas preparadas para ocupar cargos públicos envolvidos em disputas políticas. E leis para ditar regras pautadas em conduta ética, moral, respeito e civilidade. Sem isso, nossa democracia continuará dando oportunidade a muitos artistas que deveriam se apresentar em outros palcos, exceto na vida pública.
Enquanto isso não acontece, e mesmo se você não achar que os candidatos que se apresentam para Executivo e Legislativo não são os ideais, tente escolher entre os que temos e usar sua única arma de mudança e aperfeiçoamento da democracia: o voto.