Números de casos de Covid em Uberaba podem não refletir a realidade. Foi o que admitiu a diretora de Vigilância em Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Larissa Bandeira, em entrevista à Rádio JM nesta terça-feira. Dois motivos foram apontados por ela. O primeiro, a negligência das pessoas em fazer o teste de Covid quando estão com sintomas gripais, acreditando ser desnecessária essa medida. O segundo é o fato de que muita gente faz o teste em casa e não comunica o resultado positivo às autoridades de saúde. No entanto, Larissa ressalta a importância das notificações à SMS, para que as medidas adequadas de enfrentamento a essa nova onda sejam adotadas para toda a coletividade.
COVID EM NÚMEROS
Ainda que os números possam ser superiores, o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura nesta terça-feira já é de deixar a população de orelha em pé: 353 novos casos notificados nas últimas 24 horas, e 2.092 casos ativos.
MAPA DE CALOR
Os bairros Abadia e Boa Vista apresentam atualmente os maiores índices de incidência de casos de Covid. Aliás, são também os dois bairros mais populosos da cidade.
OLHA A DENGUE AÍ
Não bastasse a preocupação com a nova onda da Covid, a explosão de casos de dengue vem deixando as autoridades de saúde em alerta. Só no mês passado foram notificados 75 casos suspeitos, sendo 5 confirmados. Tem mais: há duas mortes atribuídas à dengue, sendo uma já confirmada e outra em investigação. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de se precaver contra esse mosquito danadinho! Já foram identificados 3 sorotipos em circulação em Uberaba.
MENINGITE
Dois casos de meningite viral infantil foram registrados em Uberaba nos últimos 60 dias. As duas crianças já tiveram alta hospitalar e passam bem. Mas, de acordo com Larissa Bandeira, as escolas foram orientadas sobre as medidas a serem adotadas para evitar um surto da doença. A principal delas é nossa velha conhecida: a higienização das mãos.
ALELUIA!!
Um ano depois de publicada a lei da dignidade menstrual, eis que finalmente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social saiu da letargia para lançar o edital de licitação para a compra de absorventes destinados às mulheres em situação de extrema pobreza. Aleluia!!
Essa licitação deveria ter sido feita em conjunto com a Secretaria de Educação, mas o Desenvolvimento Social demorou tanto, que a licitação acabou sendo “cada uma por si”. O processo licitatório da Educação já está pronto, enquanto o da Seds está apenas começando. Mas, antes tarde do que nunca…
MERA IMPRESSÃO?
Ao ver a Secretaria de Desenvolvimento Social finalmente se mexendo para comprar os absorventes, a impressão que se tem é que a licitação só saiu da gaveta depois que a vereadora Rochelle Gutierrez - autora da lei da dignidade menstrual - cobrou publicamente uma solução. Vale destacar que a cobrança foi feita pela vereadora no mês passado, em entrevista ao programa O Pingo do Jota, da Rádio JM…
ZERO CHANCE
Ex-deputado Tony Carlos descarta totalmente a possibilidade de composição política com a prefeita Elisa Araújo. A incorporação de ex-integrantes do governo Piau por Elisa, assim como a ascensão de Celso Neto, ex-aliado de Franco Cartafina, fizeram crescer os rumores de uma eventual composição com Tony. Mas ele foi taxativ essa chance é “zero”.
Derrotado por Elisa nas urnas em 2020, Tony se tornou o principal crítico do atual governo e está firme no propósito de disputar as eleições municipais de 2024.
VERDE QUE TE QUERO VERDE
Ao lado do Museu de Arte Decorativa (MADA) estão sendo plantadas 40 mudas de espécies frutíferas e do cerrado, preparando o terreno para quando for viabilizada a construção do parque ali na região. O projeto, segundo o secretário adjunto do Meio Ambiente, Vinícius Arcanjo, prevê a construção de um pergolado, trilhas e pomar, formando uma área de lazer para as famílias naquela região do bairro Estados Unidos.
EM NÚMEROS
Levantamento feito pela Secretaria de Meio Ambiente aponta o plantio de 2.503 árvores em Uberaba, apenas entre os meses de janeiro e outubro deste ano.
BEBO SIM
Biólogo da Semam, Paulo César Franco garante que a espuma de aspecto desagradável que insiste em se mostrar no Rio Caçu não faz mal à saúde. Ele próprio afirma que tomaria a água do Caçu, sem medo, porque todos os exames feitos ali descartaram danos à biota e aos peixes. Embora a aparência visual seja impactante, PC assegura que os padrões de qualidade estão dentro da normalidade. Mesmo assim a empresa que vem jogando efluentes no rio foi acionada para tomar providências.
RISCO ZERO
Na avaliação do Curador regional de Meio Ambiente, Carlos Valera, não há o menor risco de Uberaba virar um “lixão rtegional”. Muito menos de Uberaba vir a recepcionar o lixo dos municípios vizinhos, sem a devida contrapartida financeira, como acontece com os pacientes que hoje são atendidos no Hospital Regional sem a contrapartida financeira dos municípios de origem. Ao contrário, o consórcio formado para a gestão ambiental do lixo regional poderá beneficiar Uberaba, aumentando o seu percentual no ICMS ecológico. Sem contar que a forma escolhida para a gestão do processo do lixo foi a Parceria Público Privada.
DE OLHO
O Ministério Público obviamente estará vigilante sobre a operação de gestão regional do lixo. O Promotor Carlos Valera, no entanto, acredita que haverá uma redução considerável no custo da coleta de lixo para os consumidores. Mas admite que num primeiro momento algumas situações terão de ser analisadas com cautela, já que a cobrança será feita na conta de água e esgoto. Isso porque alguns residenciais da cidade não são servidos por redes de água e esgoto da Codau, mas têm coleta de lixo. Há quem produza pouco lixo, mas consome muita água. E vice-versa. Esse quebra-cabeças caberá à Codau resolver.
Que vai haver chiadeira, não tenho a menor dúvida!