ALTERNATIVA

Casos de dengue pararam de aumentar em Uberaba

Lídia Prata
Publicado em 24/10/2018 às 20:06Atualizado em 17/12/2022 às 14:50
Compartilhar

Trégua bem-vinda

Os casos de dengue em Uberaba estacionaram. Ou pararam de aumentar. Constatação é do secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, atribuindo o fato ao fortalecimento e às ações de rotina desenvolvidas pelo Departamento de Zoonoses, dos agentes de combate a endemias e agentes de saúde dos postinhos e programas de saúde da família (PSF). As vistorias de pontos considerados críticos, na avaliação de Iraci, foram importantíssimas para o controle do avanço da doença transmitida pelo Aedes.

Viva São Pedro

Índice do LIRAa está praticamente dentro da normalidade em Uberaba – comemora o secretário de Saúde. Além de todas as ações preventivas realizadas pelo Poder Público e pela população, o fator climático colaborou para este resultado. Índice de infestação do mosquito da dengue em outubro, a ser divulgado nos próximos dias, deve confirmar o que o secretário diz. Pois é. A seca prolongada prejudica a agricultura, mas é celebrada pelos agentes de combate a endemias.

Torneiras abertas

Embora os casos de dengue tenham parado de aumentar em Uberaba, o secretário Iraci Neto chama a atenção para a necessidade de colaboração por parte da população para medidas preventivas, agora que São Pedro “abriu as torneiras” pra valer. A chuva favorece a proliferação do mosquito. O secretário ressalta que as ações preventivas do Poder Público dependem principalmente de recursos do governo do Estado, e, com a escassez dos repasses, os mutirões de limpeza poderão ser prejudicados, bem como o trabalho com o motofog.

Fora da fila

Em novembro a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar um mutirão de exames de endoscopia e ultrassonografia, através de uma força-tarefa com o Hospital Regional. Medida visa atender a pacientes que há meses esperam esses exames pelo SUS.

Boas novas 

A reinauguração das unidades regionais de saúde no primeiro trimestre de 2019 deve agilizar a realização dos exames de imagem, reduzindo ou até mesmo zerando a fila eletrônica, agora chamada de “agenda eletrônica”. Vários equipamentos foram adquiridos pelo município para a realização de endoscopia, colonoscopia, raios-X, etc. Expectativa é bastante positiva para o ano que vem, segundo o secretário Iraci Neto.

Complexo viário sul

Reunião na tarde passada na PMU para apresentação do Complexo Viário Sul não foi tão tranquila quanto a anterior, da qual participaram comerciantes daquela região. Houve uma série de questionamentos ao projeto, especialmente com relação à introdução de mão única na Tonico dos Santos. Ali também está previsto estacionamento em 45 graus, que também provocou discordância dos comerciantes. Eles alegam que é inviável estacionar caminhões em 45 graus, sobretudo para carga e descarga de mercadoria.

Readequação na pauta

Ainda na reunião dessa quarta-feira, no Centro Administrativo da PMU, alguns comerciantes chegaram a reclamar que não foram ouvidos previamente à elaboração do projeto, argumentando que se sentiram como “marido traído”. Além disso, reclamaram que não ficou claro como será o acesso de quem vem do Jardim Maracanã e adjacências para o centro da cidade. Certamente essas discussões deverão motivar alguns ajustes no projeto de readequação das entradas da cidade.

Pra que viaduto?

Embora a mão única na Marcus Cherém tenha gerado a maior polêmica da reunião de apresentação do projeto do Complexo Viário Sul, o inconformismo com o tal viaduto em frente do Parque Fernando Costa foi quase unanimidade. Muitos ponderam que essa obra vai enfear o local – com o que particularmente concordo –, sem contrapartida importante para o trânsito ou a qualidade de vida dos moradores da região. Vale destacar que esse viaduto vai custar cerca de R$13 milhões, valor bastante expressivo, que pode perfeitamente ser melhor utilizado na readequação do sistema viário daquela região. E ainda vai sobrar dinheiro...

Menos importante

Críticos do viaduto argumentam que o fluxo de veículos na avenida João XXIII, nas proximidades do Parque Fernando Costa, só é intenso durante o período de ExpoZebu. Fora isso, nem é tão grande assim para justificar a construção do viaduto. Na reunião dessa quarta-feira, um dos presentes lembrou que na maioria das cidades os viadutos estão sendo substituídos por soluções mais baratas e eficientes.

Oxigenação necessária

Flávio Roscoe, presidente da Fiemg, agradou em cheio aos empresários reunidos na manhã dessa quarta-feira, na Regional do Vale do Rio Grande, para lançamento de projeto. Novos ares na federação das indústrias têm sido celebrados em todo o Estado. Vale lembrar que o jovem Flávio Roscoe venceu eleições disputadíssimas para renovação da diretoria, vencendo o grupo que estava há décadas se revezando no comando da entidade.

Família de rua

Será neste sábado, às 19h, no Circo do Povo, o lançamento oficial do projeto Talentos Cidadania, realizado pelo Shopping Uberaba em parceria com a Unimed e apoio da Fundação Cultural e Instituto Agronelli. Evento terá show do grupo de cultura urbana “Família de Rua”, de Belo Horizonte. A programação do “Talentos Cidadania” é anual, com eventos aos sábados em locais como praça Jorge Frange, piscinão, Cemea Abadia, Residencial 2000, Residencial Rio de Janeiro, Jardim Uberaba, Parque das Américas, entre outros. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por