Trégua bem-vinda
Os casos de dengue em Uberaba estacionaram. Ou pararam de aumentar. Constatação é do secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, atribuindo o fato ao fortalecimento e às ações de rotina desenvolvidas pelo Departamento de Zoonoses, dos agentes de combate a endemias e agentes de saúde dos postinhos e programas de saúde da família (PSF). As vistorias de pontos considerados críticos, na avaliação de Iraci, foram importantíssimas para o controle do avanço da doença transmitida pelo Aedes.
Viva São Pedro
Índice do LIRAa está praticamente dentro da normalidade em Uberaba – comemora o secretário de Saúde. Além de todas as ações preventivas realizadas pelo Poder Público e pela população, o fator climático colaborou para este resultado. Índice de infestação do mosquito da dengue em outubro, a ser divulgado nos próximos dias, deve confirmar o que o secretário diz. Pois é. A seca prolongada prejudica a agricultura, mas é celebrada pelos agentes de combate a endemias.
Torneiras abertas
Embora os casos de dengue tenham parado de aumentar em Uberaba, o secretário Iraci Neto chama a atenção para a necessidade de colaboração por parte da população para medidas preventivas, agora que São Pedro “abriu as torneiras” pra valer. A chuva favorece a proliferação do mosquito. O secretário ressalta que as ações preventivas do Poder Público dependem principalmente de recursos do governo do Estado, e, com a escassez dos repasses, os mutirões de limpeza poderão ser prejudicados, bem como o trabalho com o motofog.
Fora da fila
Em novembro a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar um mutirão de exames de endoscopia e ultrassonografia, através de uma força-tarefa com o Hospital Regional. Medida visa atender a pacientes que há meses esperam esses exames pelo SUS.
Boas novas
A reinauguração das unidades regionais de saúde no primeiro trimestre de 2019 deve agilizar a realização dos exames de imagem, reduzindo ou até mesmo zerando a fila eletrônica, agora chamada de “agenda eletrônica”. Vários equipamentos foram adquiridos pelo município para a realização de endoscopia, colonoscopia, raios-X, etc. Expectativa é bastante positiva para o ano que vem, segundo o secretário Iraci Neto.
Complexo viário sul
Reunião na tarde passada na PMU para apresentação do Complexo Viário Sul não foi tão tranquila quanto a anterior, da qual participaram comerciantes daquela região. Houve uma série de questionamentos ao projeto, especialmente com relação à introdução de mão única na Tonico dos Santos. Ali também está previsto estacionamento em 45 graus, que também provocou discordância dos comerciantes. Eles alegam que é inviável estacionar caminhões em 45 graus, sobretudo para carga e descarga de mercadoria.
Readequação na pauta
Ainda na reunião dessa quarta-feira, no Centro Administrativo da PMU, alguns comerciantes chegaram a reclamar que não foram ouvidos previamente à elaboração do projeto, argumentando que se sentiram como “marido traído”. Além disso, reclamaram que não ficou claro como será o acesso de quem vem do Jardim Maracanã e adjacências para o centro da cidade. Certamente essas discussões deverão motivar alguns ajustes no projeto de readequação das entradas da cidade.
Pra que viaduto?
Embora a mão única na Marcus Cherém tenha gerado a maior polêmica da reunião de apresentação do projeto do Complexo Viário Sul, o inconformismo com o tal viaduto em frente do Parque Fernando Costa foi quase unanimidade. Muitos ponderam que essa obra vai enfear o local – com o que particularmente concordo –, sem contrapartida importante para o trânsito ou a qualidade de vida dos moradores da região. Vale destacar que esse viaduto vai custar cerca de R$13 milhões, valor bastante expressivo, que pode perfeitamente ser melhor utilizado na readequação do sistema viário daquela região. E ainda vai sobrar dinheiro...
Menos importante
Críticos do viaduto argumentam que o fluxo de veículos na avenida João XXIII, nas proximidades do Parque Fernando Costa, só é intenso durante o período de ExpoZebu. Fora isso, nem é tão grande assim para justificar a construção do viaduto. Na reunião dessa quarta-feira, um dos presentes lembrou que na maioria das cidades os viadutos estão sendo substituídos por soluções mais baratas e eficientes.
Oxigenação necessária
Flávio Roscoe, presidente da Fiemg, agradou em cheio aos empresários reunidos na manhã dessa quarta-feira, na Regional do Vale do Rio Grande, para lançamento de projeto. Novos ares na federação das indústrias têm sido celebrados em todo o Estado. Vale lembrar que o jovem Flávio Roscoe venceu eleições disputadíssimas para renovação da diretoria, vencendo o grupo que estava há décadas se revezando no comando da entidade.
Família de rua
Será neste sábado, às 19h, no Circo do Povo, o lançamento oficial do projeto Talentos Cidadania, realizado pelo Shopping Uberaba em parceria com a Unimed e apoio da Fundação Cultural e Instituto Agronelli. Evento terá show do grupo de cultura urbana “Família de Rua”, de Belo Horizonte. A programação do “Talentos Cidadania” é anual, com eventos aos sábados em locais como praça Jorge Frange, piscinão, Cemea Abadia, Residencial 2000, Residencial Rio de Janeiro, Jardim Uberaba, Parque das Américas, entre outros.