A mudança da Justiça Federal para nova sede já provoca disputa pelo prédio onde ainda está instalada. A Advocacia Geral da União pleiteia o local que, salvo melhor juízo, parece superar a sua necessidade de espaço. Não que a AGU não mereça instalar-se bem e com todo o conforto. Mas a subutilização de um espaço tão nobre é preocupante. E mais preocupante ainda quando confrontada com a real necessidade da Justiça Eleitoral, que está na outra ponta da disputa pelo prédio. A Justiça Eleitoral, sim, está verdadeiramente mal-instalada, com suas quatro zonas eleitorais espremidas em dois cartórios no Fórum Melo Viana (uma verdadeira "lata de sardinha", de tão apertado) e dois fora dele. Concentrar todas elas num mesmo prédio seria bem melhor para a população e a própria JE. Pode-se até argumentar que a demanda eleitoral se concentra a cada dois anos, com a realização de eleições. Mas não se pode esquecer que, passado o pleito, a demanda por certidões, títulos de eleitor, etc. continua. Os processos idem. Aliás, nossos políticos (deputados, prefeito, vereadores) devem abraçar essa causa e defendê-la, pois também são parte interessada nesse processo e poderão ter peso decisivo na destinação do imóvel.
Bem na fita
Relatório de pesquisa de opinião realizada pelo Cepes/Aciu revela que o prefeito Anderson Adauto continua "bem na fita" com os eleitores uberabenses. Tive acesso ao documento, onde consta que dos 311 entrevistados, 42,44% consideram "boa" a administração Anderson Adauto, enquanto outros 9,97% a acham "ótima". Os que disseram "regular" somaram 31,51%, contra 8,04% de "ruim" e idêntico percentual para "péssima".
De novo
A oposição certamente vai contestar a pesquisa do Cepes. Mas há alguns dados muito interessantes no relatório. Por exempl se as eleições para deputado federal fossem hoje, 22,83% dos entrevistados votariam em Anderson – embora ele já tenha garantido que cumprirá seu segundo mandato de prefeito até o final. Marcos Montes lidera o ranking, com 23,47%; Paulo Piauí ficou com 21,86%; Narcio, 9,65%, e Aelton Freitas, 7,72%. Outros somaram 14,47%.
Recuperação já
Nessa corrida por vaga na Câmara Federal (que ainda não começou oficialmente), quem precisa apertar o passo é Aelton Freitas, caso queira sair de Uberaba bem votado na próxima eleição. Tem andado distante dos eleitores uberabenses...
Promô
Começa hoje a megapromoção natalina no Shopping Uberaba. O sorteio de um Palio Adventure 1.8 Flex Locker e de três motocicletas Suzuki será no dia 29 de dezembro, às 19h15, na Praça de Eventos. Vá cruzando seus dedinhos e preenchendo seus cupons para tentar a sorte grande!
Inauguração
Rede "Super Maxi está abrindo a sua segunda loja em Uberaba, desta vez no bairro Boa Vista. O prédio passou por uma completa repaginação para receber mix diferenciado, com destaque para produtos de mercearia, hortifrútis, açougue, padaria e confeitaria. A Super Maxi vai estabelecer um sistema de delivery muito interessante, abrangendo entrega em domicílios urbanos e em fazendas da região também. Em breve a rede estará abrindo sua terceira loja, aqui pertinho do Jornal da Manhã, no imóvel onde funcionou o supermercado Veneza.
Bicando
Semáforo instalado na avenida Leopoldino de Oliveira tem dado dor de cabeça aos motoristas. O temporizador do sinaleiro é muito rápido, passando do amarelo para o vermelho num piscar de olhos. É aí que o negócio complica, porque logo à frente tem um radar prontinho para disparar um flash! As queixas só aumentam contra essa situação, o que pressupõe a necessidade de o Município rever a situação.
Maioral
Por e-mail, Hugo Prata retrucou as notas publicadas ontem, pela colega Gê Alves, sobre o plantio de árvores na cidade. É preciso esclarecer que os comentários referem-se a uma leitura pessoal da jornalista a partir da fala dele. Por outro lado, Hugo fez questão de ressaltar seu ponto de vista, dizendo que "a verdade é uma só: nenhum outro prefeito fez tanto por Uberaba e plantou tantas árvores como o atual".
Tabuleiro
A julgar pelos últimos "rounds" entre situação e oposição em Uberaba, a conclusão é uma só: os adversários do prefeito estão completamente desarticulados. Porém, se a oposição pretende ter êxito daqui quatro anos, precisa traçar um rumo desde já e segui-lo, com coerência e firmeza. Ações isoladas de um grupinho aqui, outro ali, podem ter efeito contrário, principalmente dependendo da sua origem. Pra pensar!