O meu, o seu, o nosso dinheiro
Vai mal. Acaba de vir à tona mais uma proeza do novo presidente da Petrobras, Aldemir Bendine. Enquanto ele era presidente do Banco do Brasil, a instituição autorizou a socialite Val Marchiori a desviar parte do dinheiro destinado ao financiamento de caminhões pela empresa dela. Sabe por qual razão? Para a dondoca comprar um Porsche Cayenne S 2014, avaliado em R$ 400 mil. Val Marchiori, para quem não se lembra, é aquela mesma amiga pessoal de Bendine que o acompanhou em missões oficiais do BB por duas vezes e se hospedou nos mesmos hotéis de luxo que ele, nas mesmas datas. Atençã os recursos para a compra do possante de luxo zero-quilômetro vieram do BNDES, subsidiados pelo governo, com juros de 4% ao ano. Isso mesm 4% ao ano. Vá você tentar um financiamento de equipamento do BNDES! Duvido que consiga, ainda mais se for para comprar um carrão de luxo como o da amiga do Bendine. Francamente. Essa farra com o dinheiro público precisa acabar no Brasil! Basta!
Na rua
Prefeito Paulo Piau tirou a manhã de terça-feira, 5, para literalmente andar pelas ruas da cidade e conversar com a população. No bairro Fabrício, o prefeito apareceu para almoçar em restaurante self-service, visitou escolas, o comércio, posou para fotos e tudo mais. Segundo seus assessores mais próximos, a julgar pelo bom humor com que Piau voltou ao gabinete, a receptividade da população foi positiva.
E a sujeira?
Nessas “blitze” que o prefeito pretende continuar dando pela cidade, convém a ele observar a sujeira que toma conta de ruas, praças, calçadas. Em alguns pontos da cidade os pedestres não conseguem usar o passeio, porque está literalmente tomado pelo mato. Assim como os uberabenses, certamente Piau vai concluir que o trabalho de capina e limpeza precisa urgentemente ser intensificado, em especial com foco no combate à dengue. A sujeira está demais!
Errou? – A escolha do vereador Elmar Goulart para ser o novo líder do prefeito na Câmara dividiu opiniões. Embora seja um dos mais experientes da atual legislatura, Elmar tem atividade profissional intensa, que lhe consome muitas horas diárias. Há quem duvide que sobrará algum tempo para ele atuar como articulador do governo no Legislativo.
Sem opção – Na verdade, a escolha de Elmar foi quase por exclusão. O prefeito não tem verdadeiramente um vereador aliado de primeira hora, daqueles que o seguem desde a campanha eleitoral. E a maioria dos vereadores não quer assumir essa liderança, de olho nas eleições do ano que vem.
Detetive virtual
Vídeo circulando na internet, mostrando suposta paciente deitada em chão da UPA, causou revolta no Centro Administrativo, esta semana. Consta que os “Sherlock Holmes” da Saúde entraram em ação, tal e qual o “Detetive Virtual”, do Fantástico. Concluíram ao final que a postagem utilizada como sendo recente é, no mínimo, uma fraude. Isso porque a cidadã mostrada no vídeo estava na parte interna da UPA, sem pulseira de identificação, o que não é possível, já que todos os pacientes recebem a pulseira, seguindo o protocolo de Manchester, que os identifica pelo grau de urgência no atendimento. O vídeo mostra a Unidade vazia, antes da pintura, que foi feita há mais de três meses. Por essas pistas, foi fácil concluir que era impossível o vídeo ter sido feito nesta semana, como afirma a autora da postagem.
Andarilha
Equipe de Assistência Social da UPA também identificou a moça que aparece deitada no chão. Trata-se de andarilha, usuária de drogas, que já foi atendida e encaminhada várias vezes para o Albergue e para o atendimento junto aos órgãos de acolhimento, mas sempre foge do tratamento. Ou seja, ficou claro que o vídeo de 30 segundos foi feito antes da adoção das pulseiras, antes da pintura da UPA e mostra pessoa que não estava procurando atendimento. Até ontem o vídeo computava mais de 10 mil visualizações.
Quiproquó
A autora do vídeo poderá enfrentar problemas de ordem judicial. No tal vídeo, ela incita as pessoas contra o prefeito e o secretário de Saúde. Além de calúnia e difamação, a internauta pode responder por fraude. E vai ter uma dor de cabeça “daquelas”!
Vai ou não vai?
Agora que as UPAs pararam de dar problema para a Administração Paulo Piau, volta à baila a lenga-lenga do Hospital Regional. Afinal, ele vai funcionar este ano?
Bairrismo
Presidente da Codemig esteve em Uberaba esta semana e repetiu várias vezes que estava encantado com a cidade. Falando a empresários na inauguração do Distrito Industrial V, Marco Antônio Castello Branco puxou as orelhas daqueles que falam mal da cidade. Disse que esses deveriam viajar mais e conhecer a realidade lá fora para dar o devido valor a Uberaba.
Minha empresa, Minha Vida
O projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Uberaba divulgado em primeira mão aqui na coluna pode ser abraçado pelo Governo do Estado. José Renato Gomes, que de bobo não tem nada, mostrou o vídeo de apresentação do “Minha Empresa, Minha Vida” ao secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Altamir Rôso, e ao presidente da Codemig. Baseado no “case” de sucesso na cidade, o programa visa, entre outras coisas, criar condomínios empresariais com incentivos semelhantes aos do programa habitacional do Governo Federal.