Enquanto as campanhas majoritárias não ganham as ruas, reina o clima de paz e fraternidade entre adversários eleitorais, como se viu na festa de 40 anos do Jornal da Manhã entre Fahim Sawan (PSDB) e Paulo Piau (PMDB)
Novos capítulos
Para quem está acompanhando a “novela” judicial do PMDB, ontem teve mais um capítulo. A Executiva estadual do partido pediu a reconsideração do voto do desembargador que havia suspendido os efeitos da intervenção no diretório municipal, mas tomou “bomba”. O desembargador José Marcos Vieira manteve o voto inicial (favorável ao grupo do prefeito Anderson Adauto). A esta altura, porém, esse resultado já não adiantava de nada.
Para tentar entender
Agravo de Instrumento aviado pelo grupo de Anderson Adauto perdeu seus efeitos com a sentença da juíza Régia Ferreira de Lima, que extinguiu o processo. Isso porque esse processo era o principal, enquanto o Agravo de Instrumento não passava de um “recurso intermediário” (em linguagem singela, para facilitar o entendimento), contra uma parte daquele processo. Morrendo o principal, o secundário (agravo de instrumento) perdeu o sentido.
Novo recurso
A sentença que extinguiu o processo movido pelo grupo de peemedebistas liderado pelo prefeito Anderson baseou-se na ilegitimidade ativa desses autores para postular em Juízo em nome do diretório municipal. Pelo estatuto do PMDB, quem tem legitimidade para representá-lo é o presidente, ou, na falta dele, o vice ou o secretário-geral. Advogados desse grupo já estão trabalhando num novo recurso para tentar derrubar a sentença, e esse recurso certamente será apreciado pelo mesmo desembargador José Marcos Vieira. Porém, há entendimentos firmes de que a ilegitimidade ativa é irreversível, ou seja, dificilmente esse recurso terá êxito no Tribunal de Justiça.
Nem aí
Enquanto os peemedebistas travam uma batalha judicial que está longe do fim, a população não está nem aí para as eleições. Se você sair às ruas e perguntar para as pessoas quem são os candidatos a prefeito, dificilmente elas acertarão dois ou três nomes, no máximo. E se perguntar o que está acontecendo com o PMDB, ninguém saberá explicar com segurança...
Engajado
Mesmo filiado ao PMDB, o médico Luís Flávio Mesquita, o Lee, está engajadíssimo na campanha de Fahim Sawan (PSDB) a prefeito de Uberaba. Lee é filho do vice-prefeito Paulo Mesquita, do PR, mesmo partido do deputado Aelton Freitas, que apoia Paulo Piau (PMDB) a prefeito.
Advogados em festa
Grandes são os preparativos para as comemorações dos 70 anos da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, em agosto, segundo a diretora secretária-geral da CAA/MG, advogada Fabiana Faquim. Além de homenagens a personalidades que contribuíram com a instituição, a CAA/MG prepara manual contendo todos os auxílios e benefícios oferecidos aos advogados mineiros e encontro dos delegados de todo o Estado. A propósito, agosto será marcado também pela comemoração dos 80 Anos da OAB/MG, com direito a show do Skank, em BH, no dia 29.
Bom exemplo
A Prefeitura andou cedendo parte de algumas praças para barzinhos colocarem mesas e cadeiras, exigindo em contrapartida que eles cuidassem das praças. Mas o Município não vigia o cumprimento da obrigação com o mesmo rigor lançado sobre terrenos vagos. Pois deveria. A maioria dos barzinhos só usufrui do espaço extra das pracinhas e “rouba” o espaço dos pedestres nas calçadas. Exceção é a Choperia Colorado, que melhorou muito a praça vizinha, instalando até parque infantil ali e prometendo estofar os bancos dos pontos de ônibus próximos. Só falta a PMU pôr vigia.
Homenagem
Vice-presidente da República, Michel Temer, será homenageado pelo Conselho Universitário da Uniube com o título Honoris Causa. Cerimônia está marcada para segunda-feira, às 15h, no anfiteatro do Centro Cultural Cecília Palmério, no Campus Centro. De lá, Michel Temer seguirá para o comitê de campanha do PMDB para o lançamento oficial da candidatura de Paulo Piau a prefeito.
De fora
Embora atualmente o vice-presidente Michel Temer seja o maior expoente do PMDB, mesmo partido do prefeito, é certo que Anderson não irá recebê-lo no aeroporto.
Arrojado Luiz Eduardo da Cunha Peppe, diretor da CTBC Uberaba, recebeu das mãos do vereador Tony Carlos o diploma de Honra ao Mérito outorgado pela Câmara Municipal de Uberaba. Solenidade aconteceu na noite de quarta-feira