ALTERNATIVA

CEI da Cohagra vai mirar retomada de casas, promete Marão

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 06/12/2023 às 21:27Atualizado em 08/12/2023 às 21:24
Compartilhar

Pedido de abertura de Comissão Especial de Investigação para apurar possíveis irregularidades na Cohagra já havia sido protocolada há um bom tempo, junto com outro pedido, relacionado ao mutirão de cirurgias de catarata realizadas pelo município. Foi o que revelou o vereador Ismar Marão, em entrevista à Rádio JM nesta quarta-feira. Ele explicou que resolveu tirar da gaveta esse pedido, assim como outros vereadores se movimentaram, para agilizar as CEIs protocoladas, tendo em vista que se não o fizesse agora, teria de conseguir a maioria absoluta para aprovar a sua criação futuramente. Isso porque a partir de três comissões instauradas, um quarto pedido de investigação só pode ser protocolado com pelo menos 12 assinaturas, o que é muito difícil de se conseguir. 

POR QUE A COHAGRA? 
De acordo com o vereador Ismar Marão, ele optou pela CEI da Cohagra por dois motivos: o primeiro está relacionado ao enorme volume de denúncias envolvendo retomadas irregulares de imóveis do Minha Casa Minha Vida, assim como de invasões, e por aí afora. O outro motivo é que ele integra a equipe designada para investigar possíveis irregularidades nas cirurgias pelo Cisvalegran. Duas investigações simultâneas sobre cirurgias de catarata não seria razoável, segundo Marão. 

ALVO CERTO? 
Ainda de acordo com o vereador Ismar Marão, a CEI da Cohagra não tem “endereço certo”, ou seja, o vereador Marcos Jammal, de oposição, e ex-presidente da companhia no governo Paulo Piau. Marão explicou que já se vão três anos do atual governo e esse período também será investigado. “Não estamos aqui para proteger ninguém, não. Coisa errada é coisa errada, independente de quem cometeu o erro” – frisou o vereador. 

FOCO DA CEI 
Por outro lado, Marão explicou que o foco das investigações devem ser tanto as retomadas irregulares de casas, quanto omissão na retomada, ocupação irregular, compra e venda de imóveis do Minha Casa Minha Vida, seleção de pessoas contempladas. Ele citou casos de predinhos e espaços comerciais construídos onde deveriam residir famílias de baixa renda, a quem se destinam as casas do programa habitacional do governo.  

RESPONSABILIDADE DE QUEM? 
Outro detalhe levantado por Marão refere-se ao jogo de empurra-empurra sobre a responsabilidade de retomada dos imóveis com ocupações indevidas. A Cohagra alega que essa responsabilidade é da Caixa, e vice-versa. A Caixa argumenta que é apenas um agente financiador. A Cohagra, por sua vez, argumenta que faz apenas a seleção das famílias de acordo com o perfil do programa. Por isso, a CEI servirá para delimitar obrigações e trazer à tona qual é o rito a ser seguido para essa retomada.     

OMISSÃO 
Por fim, o vereador Ismar Marão revelou sua preocupação com a situação de famílias transferidas provisoriamente de áreas de risco para casas do MCMV, foram ficando e lá estão até hoje. Por outro lado, quem deveria ter tomado a atitude de regularizar essa situação? E quem garante que essas famílias estão nas casas até hoje, ou se já não passaram esses imóveis para outros posseiros? 

QUE LIXO! 
Por falar em comissões de investigação da Câmara, a CEI do Lixo já teve sua primeira reunião na segunda-feira e tem outra marcada para o dia 11. Segundo o presidente Luizinho Kanecão, o primeiro passo será coletar documentos para análise e, num segundo momento, passar à fase de oitiva de depoimentos. Aliás, um dos desafios da CEI do Lixo  será ouvir os prefeitos da região, em especial o de Campo Florido, Renato Soares, que é o presidente do consórcio regional de gestão de lixo. A CEI não tem poderes para convocar prefeitos de outras cidades. Mas é preciso saber por que esse contrato não está sendo cumprido... “Essa questão é muito séria. Precisamos ter muita responsabilidade na condução das investigações e dar respostas à população. Dependendo do que for apurado, a CEI pode se transformar numa Comissão Processante”. 

COMO ASSIM? 

Dentre os itens que a CEI do Lixo precisa investigar está a necessidade de constituição desse consórcio regional. Afinal, cada cidade tem sua coleta própria, umas delas realizadas pelas prefeituras, como no caso de Nova Ponte e Veríssimo, e outras mediante contratação de empresas especializadas, como no caso de Uberaba. Os municípios vizinhos já têm contrato com a Soma para entrega do lixo no aterro de Uberaba. Esse sistema, além de ser mais barato (na ponta do lápis), vem funcionando sem problemas. Já o tal sistema pelo consórcio... além de encarecer para o cidadão, o que arrecada não cobre as despesas, segundo se alega. Então por que insistir nessa gestão regional do lixo, se ela só dá problemas? Ou se mudam as regras para viabilizar esse projeto, ou se rescinde esse contrato, salvo melhor juízo. 

SUPER TOP 
O Jornal da Manhã é uma das poucas empresas premiadas em todas as edições do Top Of Mind TV Integração e na noite desta quarta-feira recebeu mais um troféu para sua coleção. Quando muitos “profetas do Apocalipse” anunciam o fim do jornal impresso, estamos aqui firmes, premiando Uberaba com um veículo sério, confiável, que sobreviveu à pandemia e se atualiza a cada dia, acompanhando a evolução dos nossos tempos. Por isso, só temos a agradecer aos nossos leitores, seja na versão impressa, ou digital do JM, pelo prestígio que conferem ao Jornal da Manhã, reafirmando nosso compromisso com a verdade e o respeito ao leitor.  

MAIS UM 
Na noite de premiação do Top Of Mind, a revista JM Magazine também foi premiada. Ao longo da história do Top, a JM Magazine ganhou em todas as edições, o que mostra que ela é a revista preferida dos uberabenses. Ela é pura inspiração, inclusive para outras revistas que vieram depois e estão aí no mercado, tanto local, quanto em outras cidades pelo país afora. No dia 19, teremos a edição de fim de ano da JM Magazine, lindíssima, trazendo o casal de médicos Carlos Henrique de Pádua e Naiara Cabral na capa da edição, para comemorar o sucesso da AMO em 2023. Não percam! 

PRÊMIO 
Diretoria executiva da Unimed (foto abaixo), capitaneada pelo presidente Djalma Abrão Junior, esteve em Belo Horizonte nesta terça-feira para receber o prêmio Líderes IVSB – Índice Valor Saúde Brasil. Aliás, a Unimed Uberaba está colecionando prêmios de reconhecimento à excelência dos serviços prestados aos seus usuários. Além do Líderes, recebeu o Selo Somos Coop, nota máxima no IDSS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar e também o troféu Top of Mind TV Integração nas categorias operadora e hospital. Na foto, os diretores Djalma Abrão Junior, Reinaldo Miranda, Giovanna Prata, Alcino Reis, Ricardo Soffiatti, e o presidente da Federação Minas, Luiz Otávio. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por