Nenhuma escola estadual será municipalizada em 2024. Garantia é do secretário de Educação, Celso Neto, ressalvando que talvez possa enviar projeto nesse sentido para a Câmara, em dezembro, mas nada que envolva a transferência da gestão das escolas estaduais de imediato. Tudo ainda precisa ser bem analisado e estruturado, segundo ele.
Na mira da municipalização estão quatro escolas, dentre as quais a EE Brasil, uma das mais tradicionais de Uberaba. Aliás, essa informação foi dada pela superintendente regional de Ensino, Vânia Célia, em recente entrevista à Rádio JM e confirmada por Celso Neto. Uma coisa é certa: a municipalização virá, mais dia, menos dia. Será inevitável.
MADE IN UBERABA
As 100 mil peças de uniformes para alunos da rede municipal deverão ser fornecidas por empresa local. Aliás, a mesma que fez os uniformes deste ano. Na fase de disputa de preços, a fábrica uberabense ficou em segundo lugar. Mas, na análise documental, a primeira colocada foi desclassificada. Homologação do resultado deve ser publicada a qualquer momento.
De acordo com Celso Neto, os uniformes serão entregues aos alunos a tempo do início do próximo ano letivo, assim como os kits escolares, que estão em fase de avaliação de documentos. Mas, neste caso, o fornecedor não é uberabense.
TUDO CERTO
Em entrevista à Rádio JM nesta quinta-feira, Celso Neto descartou qualquer alteração na merenda escolar, apesar da denúncia feita por aluno da rede municipal na Câmara. A denúncia do “macarrão com feijão” que fez mal à criança acabou desaguando no Ministério Público, sem desfecho ainda. No entanto, o secretário ressaltou que o cardápio da merenda está perfeito, e é executado nas escolas, por merendeiras terceirizadas. As quase 60 mil refeições servidas por dia não são transportadas, mas produzidas em cada escola. Disse também que o “macarrão com feijão” será mantido, porque é nutritivo.
Coitado do garoto que reclamou. Vai ficar marcado no seu ambiente escolar...
AI QUE CALOR!!!!
Já em relação às queixas de calor intenso nas salas de aula, dada a falta de ar condicionado e ventiladores, o secretário de Educação afiançou que vai checar o que está acontecendo, pois em todas as escolas foram instalados esses equipamentos. É bem verdade que em algumas escolas a instalação de aparelhos de ar condicionado mostrou-se inviável, por deficiência de carga elétrica. Mas os ventiladores, pelo menos, têm de funcionar. O calor está insuportável!
Há denúncias de que alguns professores estão levando de casa os ventiladores, porque os da escola não funcionam. Celso Neto prometeu checar.
A CAMINHO
Projeto que estabelece o plano de carreira do magistério deve ser encaminhado para a Câmara Municipal no comecinho de dezembro. Segundo o secretário de Educação, antes disso será passado um “pente fino” no projeto, junto com os professores. Uma das questões que Celso Neto adiantou foi o fim do professor horista. Todos passarão a ser mensalistas.
E O CONCURSO?
Atenção pessoal que prestou concurso para o magistério municipal: está confirmada a data de 20 de novembro para divulgação do resultado preliminar das provas. A partir daí será aberto prazo para recurso, sendo que no dia 28 a Semed soltará a convocação dos classificados para a prova de títulos. A classificação definitiva será conhecida no dia 28 de dezembro, ficando para início de janeiro a convocação dos aprovados para checagem documental e consequente contratação. Celso Neto adianta que serão chamadas 100 pessoas por semana, totalizando 400 professores nessa primeira etapa. Os demais classificados serão chamados na medida das necessidades do município.
PODER DE ESCOLHA
Os primeiros classificados no concurso terão a prerrogativa de escolher a escola onde irão trabalhar. A escolha dependerá exclusivamente da posição dos aprovados no ranking de classificação. O critério é este.
ELE FICA!
Recuo da prefeita Elisa em entregar o comando da Secretaria de Governo a Rodrigo Souto tem uma explicação: o abaixo assinado dos vereadores pedindo a permanência de Beethoven Oliveira no cargo. Até os vereadores de oposição, como Marcos Jammal, assinaram o documento de apoio ao atual secretário!
SECRETÁRIO AQUI
Secretário Fabio Baccheretti desembarca em Uberaba nesta sexta-feira para participar de audiência pública que tem na pauta discutir as condições de funcionamento dos hospitais da cidade. Reunião será no Hospital Hélio Angotti, às 10h30.
ALELUIA!
Depois das críticas à falta de atitude no primeiro domingo de provas do Enem, a Secretaria de Defesa Social resolveu tomar atitude para coordenar as ações de segurança no próximo domingo, segundo dia de provas. Nesta quinta-feira houve reunião entre representantes da Guarda Civil, superintendências de trânsito e transportes e Comseg, além da PM e coordenadoria do Enem em Uberaba. Espera-se que pelo menos o trânsito no acesso aos locais de prova não fique tumultuado como no domingo passado. Detalhe: a reunião só aconteceu porque a prefeita Elisa determinou que essa situação fosse resolvida.
ARTE PARA TODOS
Sexta-feira de mostra coletiva de grandes nomes das artes plásticas em Uberaba, no Centro de Cultura Cecília Palmério. Organizada por Jorge Alberto Nabut, a coletiva reunirá trabalhos de Hélio Siqueira, Paulo Miranda, Tunica Barbosa, Reginaldo Pereira, Nana Cunha (adoro os trabalhos dela!), Marcos Jammal (o pai do vereador), dentre outros. Imperdível!
Você tem se preocupado com seus exames? Atualize os seus exames no Salk Laboratório Clínico. Exames de sangue, toxicológico, DNA e muito mais. Ligue 3336 2222 e faça seu agendamento ou tire suas dúvidas. O Salk fica localizado na Avenida Santos Dumont, 1.863 - Bairro Santa Maria. Qualidade aliada ao melhor custo-benefício da cidade (Foto/Divulgação)