ALTERNATIVA

Cemig aumenta só cargos de chefia

Samuel Antônio Chaves esteve ontem na Câmara e botou a boca no trombone

Lídia Prata
Publicado em 17/11/2010 às 09:27Atualizado em 16/12/2022 às 06:32
Compartilhar

Monopólio nefasto. Diretor do Sindicato dos Eletricitários de Uberaba, Samuel Antônio Chaves esteve ontem na Câmara e botou a boca no trombone. Contou, dentre outras coisas, que há 20 anos a Cemig empregava 20 mil pessoas, contra apenas 8 mil atualmente. Em compensação, de 19 superintendes saltou para 40. Ou seja, só aumentaram os cargos de chefia, onde entram apadrinhados. Em Uberaba, no mesmo período, a quantidade de funcionários caiu de 600 para 150. É bem verdade que muitos se aposentaram, mas seus postos foram extintos, em vez de serem preenchidos por outras pessoas. Isso explica, em parte, os problemas que enfrentamos, porque falta mão-de-obra para atender à crescente demanda. Uberaba aumentou o número de unidades consumidoras, mas a Cemig só encolheu o atendimento prestado aqui. E, pior, ainda nos tirou a gerência administrativa, subordinando Uberaba a Uberlândia e nos tornando dependentes da boa vontade dos vizinhos em atender às nossas ocorrências. Se a Cemig tivesse concorrente, certamente agiria de outra maneira.

Desculpa esfarrapada. Quem acionou a Cemig por conta de falta de energia elétrica pós-tromba d´água de sexta-feira ouviu a atendente informar que o atendimento em Uberaba estava precário por conta da greve dos eletricitários. Mas isso é mentira. Dos 32 funcionários da Cemig que restaram na cidade, apenas 8 aderiram à paralisação. Além disso, os terceirizados não cruzaram os braços. O que a Cemig faz com os uberabenses é uma tremenda falta de respeito! Teve gente que ficou quase 24 horas seguidas sem energia elétrica, como se viu com moradores do Jardim Jockey Park e adjacências, onde árvores caíram sobre a rede e derrubaram a fiação. Só para atender aos chamados e chegar lá a Cemig demorou mais de quatro horas!

Facada anunciada. Estimativa de arrecadação de IPTU para o ano que vem salta dos atuais R$ 18 milhões para R$ 25 milhões, elevando em quase 40% a receita do município apenas com esse tributo. São assustadoras as explicações de Evaldo Espíndola aos vereadores sobre esse fenômeno, ontem, na sessão da Câmara Municipal. Na condição de assessor de planejamento orçamentário da Prefeitura de Uberaba, Evaldo destacou que é tão sensível o trabalho de georreferenciamento que foi feito para identificar a real situação dos imóveis na cidade, que qualquer “puxadinho” aparece nas imagens captadas. Com isso, toda e qualquer espécie de construção será considerada para efeito de cálculo do IPTU 2011. Diante de muitas indagações, Evaldo ainda arrematou: até casinha de cachorro será taxada! Sem comentários.

Exagero – Leitor Carlos César acionou a colunista para indagar por que a Polícia Militar destacou 10 viaturas para o Uberabão, segunda-feira, no jogo entre USC e o Vila Nova. “Precisava daquilo tudo?”– questionou.

Miserê – Gente, não tinha nem papel higiênico nos banheiros femininos do Uberabão, no dia do jogo do USC contra o Vila Nova...Cruz credo!

Pra pensar. Moradores do Bairro Olinda andam indignados com a barulheira da vizinhança. O bairro, que já foi um dos mais nobres da cidade e onde se veem casas de alto padrão, tem abrigado uma quantidade enorme de estudantes e forasteiros que vêm trabalhar aqui. Mas não têm compromisso, nem respeito à vizinhança. Como a confusão por lá é uma constante, segundo consta nem a Polícia Militar, nem a Patrulha do Silêncio atende mais às ocorrências. Situação delicada é essa, pois além do inferno em que se transformou a vida dos moradores, ainda há o prejuízo causado pela desvalorização imobiliária.

Preju. Por falar em prejuízo, o Arquivo Público de Uberaba contabiliza os estragos causados pela tempestade de sexta-feira. Vai ficar fechado ao público até domingo, para reorganização interna.

Sujeira. Enquete do JM Online revelou que 65% dos uberabenses acreditam que os estragos causados pela tromba d´água seriam menores se a Prefeitura de Uberaba mantivesse bueiros permanentemente limpos, possibilitando, assim, o melhor escoamento das águas da chuva. Votaram 1.098 internautas.

Vestibular. Você quer mais comodidade na hora de fazer o vestibular? A Fazu pensou nisso para seus vestibulandos. As provas do dia 12 de dezembro serão feitas este ano em três cidades: Uberaba, Uberlândia e Araxá, para os cursos de Agronomia, Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Letras, Secretariado Executivo Bilíngue ou Sistemas de Informação. Inscrições abertas.

Susto. Recupera-se bem o ex-prefeito Silvério Cartafina Filho, que levou um tremendo susto semana passada, quando sofreu um enfarte.

De primeira. Um dos ambientes elogiados na “casa dos sonhos” apresentada na JM Extra Casa e Construção foi a sala de jantar assinada pela decoradora Juliana Almeida e pelo arquiteto Gustavo Hueb. Destaque para o projeto de iluminação, by Interpam, a loja comandada por Janaína Sousa Marques, na Rua Antônio Carlos, 160. A Interpam é uma franquia especializada em iluminação, que existe há 35 anos no mercado nacional e desembarcou recentemente em Uberaba, onde vem fazendo o maior sucesso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por