Chance remota
São remotas – para não dizer quase nulas – as chances de intervenção da Executiva estadual do PMDB no diretório de Uberaba. No fim de semana, um bem informado político uberabense teve diálogo demorado com o deputado estadual Antônio Júlio, secretário geral do PMDB/MG, a respeito da situação em Uberaba. Segundo revelou à coluna, Antônio Júlio teria considerado “um equívoco” o pedido de intervenção e dito mais ou menos o seguinte: “estamos falando de uma eleição municipal e, sendo o candidato do PMDB, seja qual for, está tudo bem”. Ou seja, se o PMDB tiver candidato próprio, para a Executiva estadual tanto faz se for A, B ou C. Quem terá de decidir se o candidato será A, B ou C é o diretório municipal, segundo o secretário geral do PMDB em Minas.
Na gaveta
Ainda segundo a bem informada fonte, o deputado Antônio Júlio teria dito que não vê motivos que justifiquem a intervenção. E arrematou: “Se depender de mim o processo nem será instaurado”. Pois é. Já se esgotou o prazo de oito dias previsto no Estatuto do PMDB para notificação ao diretório municipal, visando à apresentação de defesa no processo de intervenção. Isso significa que até agora esse processo pode não ter saído da gaveta. Se é que sairá...
Primeiro round
Dois pré-candidatos a prefeito do PMDB vão cair fora da disputa interna partidária depois de amanhã. É certo que as prévias são um jeitinho achado na reunião de domingo para peneirar os nomes, sem definir a candidatura oficial. Essas prévias serão feitas em duas etapas, uma nesta quinta-feira e outra no dia dois de maio. Nesta primeira entram na disputa os três postulantes sem mandato eletiv Rodrigo Mateus, Luiz Humberto Borges e Roberto Veludo. O que vencer (e tudo indica que será Rodrigo) disputará com Tony Carlos, semana que vem. A definição propriamente dita ficará mesmo para a convenção partidária, a ser marcada entre os dias 10 e 30 de junho. Ou seja, acabou ficando do jeito que o prefeito queria: definição postergada para a convenção, com provável confronto entre Rodrigo Mateus e Paulo Piau.
De saída
Dentro do PMDB há quem desconfie que o prefeito Anderson Adauto esteja arrumando as malas para deixar o partido e filiar-se no PT. Os desconfiados argumentam o seguinte: se Rodrigo Mateus não for o candidato do PMDB a prefeito de Uberaba, Anderson terá um motivo forte para deixar o partido e, em seguida, abraçar a candidatura de Adelmo Carneiro, com as bênçãos do Palácio do Planalto. Com a máquina pública a seu favor, a candidatura do PT sairá vitaminada rumo às urnas. A conferir.
Composição
O que não falta neste momento é conjectura sobre a cena política. Experiente e perspicaz ex-líder partidário (que pede anonimato) acredita numa outra hipótese: uma composição do PMDB com PT. Este quadro seria possível com a vitória de Rodrigo Mateus na convenção do PMDB, que seria, então, oferecido como vice de Adelmo. “A inviabilidade eleitoral de Rodrigo levaria o PMDB a aceitar a proposta de dobradinha com o candidato do PT”, destaca o analista. Difícil...
Em obras
Em nota enviada à coluna, a Cemig esclarece que está realizando melhorias na rua Ozéias Gomes, com substituição da rede elétrica por rede protegida. A obra será concluída no dia dois de maio. A Cemig garante que a rede de energia elétrica do local, em condições provisórias atualmente, não apresenta riscos à população, embora as duas explosões ocorridas em março tenham levado pânico aos moradores, principalmente em razão da proximidade com um depósito de gás. Estamos de olho!
Tudo ou nada
A todos que o indagam sobre sua provável candidatura a prefeito, o deputado estadual Lerim (PSB) tem dito que só entrará na disputa se for para ganhar. Para cumprir tabela, nem pensar.
A caminho
Com a bela Thiessa Sickert na capa, a JM Magazine 37 chegará às bancas depois de amanhã. Na véspera, porém, os parceiros e anunciantes serão recepcionados no restaurante Sampaio.
Em alta
O Seminário de Direito Sindical do Triângulo Mineiro, promovido pela OAB Uberaba, na semana passada, na CDL, recebeu público expressivo formado por muitos advogados da cidade e região. Na oportunidade, foi dada posse aos membros da Comissão de Direito Sindical da OAB local. Uberaba é a segunda cidade de Minas Gerais a ter esta importante comissão, presidida pelo advogado Breno Cerqueira Braga.
Troca de comando
A solenidade de Passagem do Comando do 8º Batalhão de Bombeiros Militar movimenta a manhã desta sexta-feira, em Uberaba. Tenente-Coronel BM Clóves Ferreira Lima deixa o posto, que passará a ser ocupado pelo Major BM André Humia Casarim. Solenidade será às 11h, no Centro de Cultura José Maria Barra.