ALTERNATIVA

Censo empresarial

Cadastramento da secretaria de Finanças irrita empresários locais

Lídia Prata
Publicado em 18/11/2015 às 09:14Atualizado em 16/12/2022 às 21:15
Compartilhar

Na contramão

Enquanto o mundo inteiro só falta fazer mágica para agilizar a viabilização de empresas, Uberaba parece andar na contramão. Neste fim de ano, a Secretaria de Finanças decidiu fazer um cadastramento pra lá de burocrático, verdadeiro presente de grego para as empresas instaladas no município. Isso está deixando os contadores e pequenos empresários em pé de guerra. A revolta é geral, porque a PMU vem exigindo uma montanha de cópias impressas, dentre as quais documentos pessoais de todos os sócios. Todos esses documentos são protocolados somente depois de conferidos um por um, no balcão da Prefeitura, que sequer recebeu reforço de pessoal para acelerar o atendimento aos contribuintes. Resultad essa burocracia demanda uma perda de tempo inexplicável e completamente desnecessária.

Censo empresarial

Segundo estimativa da Secretaria de Finanças, há mais de 2 mil empresas e mais de 6 mil empreendedores individuais sem cadastro na cidade. Esse cadastramento burocrático desse jeito foi pensando justamente para atualizar o cadastro da PMU, pois, além desses sem cadastro há várias empresas com dados desatualizados. É como um grande censo empresarial. A Secretaria de Finanças acredita que quando o cadastramento estiver 100% pronto vai melhorar a vida das empresas locais. Cá pra nós: só vendo pra crer.

Punição às avessas

Em vez de a PMU punir quem anda na ilegalidade, penaliza as empresas regulares, que recolhem o ISSQN mensalmente. Por que não coloca seus fiscais na rua para checar as empresas informais e parte para o cadastramento apenas dessas? Não faz sentido recadastrar quem está regular. Neste caso, bastaria que a empresa regular confirmasse seus dados, sem a perda de tempo de tirar cópias e mais cópias de documentos de sócios, etc. Francamente.

Haja arquivo – A propósito, onde a PMU pretende arquivar tantas cópias de documentos impressos assim???? Será que a Secretaria de Finanças pensou nisso antes de sair exigindo tanta papelada?

Apertando o cinto - A contenção de gastos em Rifaina está sendo feita em todas as frentes e agora atingiu também o tradicional Réveillon da cidade, que sempre arrasta centenas de uberabenses. O prefeito Abrão Bisco Filho comunicou à população, comerciantes e turistas, que neste ano não haverá a festividade que sempre ocorre no calçadão da Praia. Até a queima de fogos na passagem do ano foi cancelada.

Troca de farpas

O G9 distribuiu nota à imprensa detonando o candidato de oposição a presidente da OAB/Uberaba. Na nota, o presidente Manoel Rodrigues Neto diz que o candidato Euseli dos Santos deveria, primeiro, “saber as razões e os motivos que levaram à criação do G9”, antes de criticar as ações do grupo de lideranças empresariais. Segundo a nota, “a opinião do G9 neste momento é que o candidato a presidente da OAB deveria apresentar propostas para sua gestão e deixar essa discussão para um segundo momento, inclusive, a de que não mais participará do grupo, sem nem ao menos consultar seus companheiros. Isso leva o G9 a crer que sua decisão fere princípio de direito, quando deixa de conhecer os objetivos do grupo, demonstrando desconhecimento total sobre o assunto”.

Cores partidárias

Na nota, o G9 diz acreditar que “a conotação dos comentários tenha sido muito mais partidária do que política, uma vez que como candidato a vereador pelo PT, em 2000, o candidato Euseli tem o conhecimento necessário das duas situações. O G9 faz política sim e seu partido chama-se Uberaba. O G9 jamais será G8”, conclui.

Cores partidárias 2

A reação do presidente do "G9" à entrevista concedida por Euseli Santos, foi considerada "indelicada" pelos advogados que compõem a chapa "Nova Ordem", que disputa as eleições da OAB neste final de semana. “Manoel Rodrigues Neto, que é presidente da Aciu e também do G9, esqueceu-se de citar os elogios e respeito que demonstrei com relação ao Grupo... E mais que isso, a nota de Manoel não lembra, em nenhum momento, que os Estatutos da OAB impedem aquela entidade de participar de ação político-partidária. Para os advogados que foram consultados sobre o texto, o posicionamento do presidente do G9 foi considerado ‘passional e tecnicamente fraco’”, criticou Euseli.

Caos

Nesses dias de chuva no período da tarde, o caos virou uma constante no trânsito da área central de Uberaba. A avenida Leopoldino de Oliveira fica intransitável. Mas não menos infernal está o trânsito nas ruas próximas, como a Padre Jerônimo, que dá acesso ao bairro Estados Unidos para quem vem pela Guilherme Ferreira. O congestionamento ali anda quilométrico!

Vestibular

A Fazu se prepara para receber no domingo (22) os candidatos ao Vestibular Novembro 2015. O campus vem sendo organizado para recepcionar os candidatos com segurança e, entre as ações, está a dedetização completa incluindo salas de aula, corredores e cantina. Assim como nas edições anteriores, os pais dos candidatos às vagas do Vestibular da Fazu serão recebidos pela equipe acadêmica e poderão conhecer a faculdade através de uma palestra, seguida de coffee break e um tour pelo campus e Fazenda Escola.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por