Geórgia Santos - Redatora Interina
Santa queimada
Lembram-se da imagem de Nossa Senhora Aparecida que foi apedrejada e queimada em praça pública em frente da igreja São Judas Tadeu? Pois é, até hoje a imagem, apesar de restaurada, ainda não retornou ao local de origem. No ano passado, o então prefeito Anderson Adauto chegou a se comprometer em construir um local adequado e seguro para que a santa permanecesse na praça, mas nada foi feito. Mesmo sem a santa, vários devotos vão ao local rezar, isso mostra que é preciso tomar uma atitude o quanto antes. Se não for pelo poder público, quem sabe uma ação entre empresários para colocação de vidro blindado?!
Lotação
Secretaria de Saúde agiliza reforma do prédio onde funcionava a UPA Abadia. Durante entrevista, o secretário Fahim Sawan, surpreso com a quantidade de atendimentos realizados em apenas um dia de funcionamento no Centro Especializado em Dengue, prevê que o local será pequeno para atender à comunidade. Haja vista que, assim como nos anos anteriores, a tendência é que aumentem os casos de dengue nos próximos meses. Portanto, Fahim revela a necessidade de ampliar o atendimento. E vale lembrar que o prefeito Paulo Piau já garantiu o recurso para a reforma.
E o assunto é... dengue
Por falar nesse assunto, o secretário Fahim Sawan embarca hoje a Brasília para uma reunião no Ministério da Saúde. O prefeito Paulo Piau, que já está na capital, também participa do encontro. Na pauta principal, é claro, a questão da dengue na cidade, haja vista que ontem atingimos o número de 990 casos somente este ano.
Maria Boneca
Não parece, mas faltam apenas 10 dias para o carnaval. E, no ritmo da folia, a Fundação Gregorio F. Baremblitt, como em todos os anos, realiza no dia 8 o desfile do bloco Maria Boneca. O evento começa na praça do Mercado Municipal, às 9h.
Em casa
Governador Antonio Anastasia lançou ontem o Farmácia de Minas em Casa, programa que disponibiliza a entrega em domicílio de remédios de alto custo e um call center para tirar dúvidas dos cidadãos sobre o melhor uso dos medicamentos.
Primeira sessão
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza nesta sexta-feira, às 10h, Reunião Solene de Plenário, que marca o início dos trabalhos parlamentares em 2013. Na ocasião tomam posse a Mesa Diretora e três novos deputados. Já no Legislativo uberabense as sessões começam no dia 4 de fevereiro, com a eleição dos membros das comissões permanentes, quando também deverá ser votado projeto de lei para alterar datas das reuniões por conta do recesso de carnaval.
Interditado
Preocupada com a segurança do público, a Prefeitura fecha preventivamente o Cine Teatro Municipal Vera Cruz. Segundo informações repassadas pela presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, a medida foi adotada pela falta de segurança e o risco que pode trazer ao público. Diante desta situação, conclui-se que o local funcionava de forma irregular, pois não houve mudanças recentes no prédio. Além disso, não havia alvará de funcionamento e o Corpo de Bombeiros chegou a emitir por várias vezes notificações sobre risco de incêndio no teatro.
É grave
A interdição do Vera Cruz é muito mais grave do que parece, pois o fato não é novo. No ano passado foram realizados vários eventos no local, com lotação, atividades com crianças e até mesmo a diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos para esta administração. E mesmo com a possibilidade de ter um incêndio, diante dos materiais inflamáveis que existem no prédio, durante todo o ano o local esteve bastante movimentado.
De olho!
A atitude da Procuradoria Geral do Município em analisar as contratações antes de efetivá-las é um trabalho muito importante, que é preciso ser feito em toda administração do prefeito Paulo Piau. Pois, vale lembrar, no último governo, no início, houve a discussão sobre o nepotismo, mas com o decorrer dos anos o fato foi esquecido, até mesmo aos olhos da Justiça. Tanto é que no final foi possível constatar mãe e filho trabalhando na Prefeitura. Rodrigo Borges Barros, ex-subsecretário do Meio Ambiente, e sua mãe, Darli Nunes Barros, coordenadora da UAI, assumiam cargos de confiança na administração.
Desaparecidos
Câmara analisa o projeto de lei que obriga cinemas comerciais a divulgarem, entre as sessões de filmes, fotos de crianças e adolescentes desaparecidos. O tempo destinado para a veiculação das fotos deve ser de, no mínimo, 30 segundos para cada exibição do filme em cartaz e para cada grupo de trailers. Os estabelecimentos que descumprirem a determinação poderão ser punidos com notificação para cumprimento da lei, suspensão do funcionamento por 30 dias e cassação do Alvará de Licença para Estabelecimento. As salas de cinema terão 180 dias para se adaptar.