Circuito fechado
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, o buraco na agenda oficial da viagem do prefeito ao exterior já foi preenchido. Antes do embarque, porém, não havia confirmação oficial da visita de AA a Portugal, para onde ele embarcará domingo e se reunirá com empresários portugueses em Braga. Nesta cidade, o prefeito vai conhecer as instalações da Braval Ecoparque, especializada em tratamento dos resíduos sólidos urbanos. Ainda em Portugal, o prefeito se encontrará com sua mãe, dona Gasparina Pereira, em viagem custeada com recursos próprios.
No fim
De Portugal o prefeito seguirá para a Itália, onde ficará de 17 a 20. Na agenda oficial, reuniões com empresários do setor moveleiro. Além do Chefe do Executivo municipal e do secretário Carlos Assis, integra a comitiva apenas o empresário uberabense Márcio Cecílio, amigo particular de Anderson. Antes, porém, desta última etapa da viagem ao exterior, Assis e Márcio Cecílio terão reunião na União Nacional das Indústrias Francesas de Mobiliário. É uma pena que outros empresários do setor moveleiro não tenham aproveitado a oportunidade para participar desses encontros. Afinal, na coletiva que precedeu a viagem ao exterior, o prefeito frisou que a Itália foi incluída no roteiro a partir de solicitação de empresários uberabenses que atuam nesse segmento.
Prata da casa
Dizem que “santo de casa não faz milagre”, mas há exceções. O advogado uberabense Paulo Leonardo Vilela Cardoso teve a iniciativa de apresentar estudo visando à alteração do Código Civil, para permitir a sociedade empresarial composta por um único sócio. A medida vai facilitar a vida daqueles que querem entrar para o mundo empresarial, pois poderão livrar-se de alguns empecilhos legais, como, por exemplo, evitar que o cidadão tenha de achar um “testa-de-ferro” para ficar com 1% das quotas na constituição da sociedade limitada. O projeto foi apresentado pelo deputado federal Marcos Montes e aprovado pelo Congresso. Agora vai à sanção da presidente Dilma Rousseff. Segunda-feira, às 19h, Paulo Leonardo fará a apresentação deste projeto no auditório da Aciu, aberta aos interessados.
No prelo
Já está no prelo o livro “Várias Variáveis 2 - Uma nova abordagem sobre temas atuais no Direito Brasileiro”, de autoria dos advogados uberabenses François Silva Ramos e Fabiana Faquim. Lançamento está previsto para agosto, durante a Semana do Advogado, em Belo Horizonte.
Prêmio
O VT criado pela agência FuturaCom para a campanha de Natal de 2010 do Shopping Uberaba recebeu o Prêmio Tubal Siqueira, na categoria regional, durante evento realizado em Uberlândia, na noite de 1º de junho.
De volta
A primeira-dama e secretária de Governo, Angela Mairink, ainda está em Belo Horizonte, para procedimentos rotineiros de saúde. Ela retornará às suas atividades na Prefeitura de Uberaba na próxima semana, segundo sua assessoria.
Borges x Borges
A julgar pelo tom do presidente Luiz Humberto Alves Borges na entrevista à Rádio JM, esta semana, o PMDB vai jogar pesado contra o vereador Marcelo Borjão. O presidente acusou o edil de fazer política como se fosse sua fazenda, reclamou do relacionamento difícil com Borjão e arrematou dando a entender que o PMDB vai dar um “chega pra lá” no rebelde vereador. Pelo que se ouviu na entrevista, é certo que só um “milagre” salvará Borjão da expulsão do partido.
Vai ou racha
O interessante nessa briga do PMDB com Borjão é que a irreverência do vereador já era conhecida antes mesmo da sua eleição para a Câmara Municipal. A rebeldia de Borjão não é uma novidade a ponto de ensejar, agora, a radicalização do PMDB. Aliás, o PMDB de Uberaba está na contramão da democracia ao exigir que os seus vereadores sigam a “ordem” da cúpula partidária. Essa justificativa de que vereador tem de rezar pela cartilha do partido é a coisa mais retrógrada que existe. Partido no Brasil nunca teve prestígio (porque nem os próprios políticos nunca levaram partido a sério). Todo mundo sabe que quem se elege é o candidato, independentemente de estar nesta ou naquela sigla. Ora, se o partido quer botar cabresto em vereador, deveria ter pensado melhor antes de aceitar a filiação de Borjão.
Independência
Ainda que Borjão seja intempestivo e peque pela incontinência verbal em muitas ocasiões, não se pode negar que ele é um dos bons representantes do povo na Câmara de Uberaba, nesta legislatura. Tem coragem suficiente para assumir posições, o que não é regra na Casa, infelizmente. E isso incomoda. Aliás, parece estar incomodando muito o PMDB, o que é lamentável. Os partidos deveriam incentivar as suas lideranças, lapidá-las, caminhar ao seu lado. Talvez por agirem de forma oposta é que os partidos sejam tão desacreditados no Brasil.
Celebração
Serão comemorados hoje os 31 anos de vida da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba. Na programação, missa às 19h na Catedral Metropolitana. Em seguida, às 20h, um coquetel na sede da entidade, na Vila Olímpica. Sob a batuta do presidente Fúlvio Ferreira, a CDL tem se firmado com uma das mais atuantes associações de classe na cidade, promovendo eventos e ações de qualidade, além de cuidar da valorização do nosso comércio lojista.
Cancelado
Temporal à tarde passada causou muitos estragos pela cidade e infelizmente provocou o cancelamento do Porteira Adentro, que seria realizado hoje e amanhã na Fazu.