Gê Alves – redatora interina
gealves13@gmail.com
Bem pensado
Enquanto tem ministério que vive em problemas e polêmicas ou são os próprios, a ministra Tereza Cristina, da Agricultura e Pecuária, que tem o ex-prefeito de Uberaba e ex-deputado federal Marcos Montes como seu sub, no seu jeito vai fazendo a diferença e gerando resultados que ultrapassam a cadeia produtiva e alcançam o escopo político. Está aí o Agronordeste, uma tacada de mestre lançada esta semana voltada para a região onde o atual presidente Jair Bolsonaro teve votação reduzida, ínfimos 27% dos votos, e onde se desentendeu com governadores. O Agronordeste, gestado no Mapa, vai possibilitando, junto com Banco do Brasil, BrB, Banco do Nordeste, BNDES, Embrapa, Conab etc., planejamentos de estrutura para pequenos e médios produtores, a fim de ficarem menos dependentes dos projetos sociais do governo, proporcionando ajustes fundiários, financiamentos rurais a baixíssimo custo, facilidades diversas para a produção. Ou seja, um projeto que abraça todo o Nordeste, derrama dinheiro nos estados e gera, por certo, bons dividendos políticos.
Contramão certa
Afora tudo isto, é muito bom ver uma mulher com toda esta força estratégica e inteligente. Tereza Cristina já goza de conceito alto no governo, considerada um dos melhores perfis da Esplanada, já que consegue apagar fogo – não literal –, se destaca no mercado externo pelos convênios que consegue e portas que abre para o Poder Central. Enfim, enquanto não raramente o governo fala e faz coisas pouco ou nada recomendadas, a ministra faz exatamente o contrário. Agronordeste é show de bola, ao passo em que é audacioso ao contemplar uma área em que o governo é tímido em termos de diálogo e eleitorais.
Castramóvel
Por aqui, a única representante feminina no Parlamento, Denise Max, conta o tempo para a chegada do “castramóvel”, assegurado à cidade montado e pronto para funcionar pelo Ministério Público. Este foi um pedido de anos dela ao MP para que Uberaba cumprisse com as políticas públicas animais. Em contrapartida, intermediado por Denise, o município assinou este ano Termo de Compromisso com o Ministério Público, versando sobre conscientização, esterilização e identificação de cães e gatos. Realmente, justiça seja feita, Denise atua em uma área que muitos acham lindo, mas que poucos se atrevem a assumir. “Uberaba sai na frente com o engajamento do prefeito Piau e dos promotores Carlos Valera e Monique Mosca”, afirmou Denise. E num sem parar aproveitou pra contar que já estão na conta os R$200 mil que conseguiu com o deputado federal Fred Costa (Patriota/MG), para castrações
Alô, Segurança
Se andarmos com um canivete na cintura, é problema na certa, diferente de facões exibidos nos semáforos nas apresentações de malabaristas. Os postos de gasolina precisam ser rigorosos com galões (Inmetro), mas os artistas de sinal ateiam fogo em bastões com galãozinho de detergente do lado. É o reverso nas cenas urbanas em Uberaba.
Trânsito
Leitor faz contato com um olhar interessante e super-real com relação ao trânsito de Uberaba. É quase cômico, mas real. “Motoristas reclamando de motociclistas pelas ultrapassagens à direita; motoristas ao celular, teclando, dirigindo na faixa central (nem direita, nem esquerda); e se leva uma buzinada de advertência do motociclista, ficam bravos, sem se dar conta do celular na mão. Motoristas lentos e dispersos do lado esquerdo das vias de pista dupla, tanto na cidade quanto nas MGS e AMGs que cercam a cidade. Seta? Acessório opcional em muitos veículos de Uberaba. Conversões proibidas nas avenidas? Nem me fale... Tudo pela comodidade de não ter que convergir no quarteirão próximo. Ciclistas? Andar na contramão é a palavra de ordem nas avenidas movimentadas, perto de escolas e rotatórias. É preciso desviar para não bater de frente. Fila indiana? Nada, andam três e até quatro conversando lado a lado e até malabaristas nas bikes.” Vamos combinar que não há sistema que dê conta de tanta falta de educação e descompromisso coletivo.
Regional
Enquanto finaliza os preparativos para a eleição dos conselhos tutelares dia 6 (domingo), o secretário de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Cury, já trabalha a Conferência Regional de Assistência Social, que terá Uberaba como sede dia 29.
De mudança
Além do vereador Samuel Pereira, outras baixas importantes podem acontecer no PR para as eleições municipais de 2020. Na verdade, a dança de partidos por atuais detentores de mandato atingirá também de maneira importante outras legendas.
Sem rodeios
O vereador Agnaldo Silva foi direto, reto e mais claro impossível dia destes em reunião de anúncio de obras. Dirigindo-se a construtores/empreiteiros, disse que Uberaba tem sem número de engenheiros. Tudo isto para manifestar a estranheza em até hoje nunca ter encontrado um destes profissionais nas obras que visita. “Gostaria de encontrar engenheiros nos locais das obras”, disse. Ninguém retrucou.
Interessante
Têm chamado a atenção a postura do secretário de Serviços Urbanos e Obras, Toninho Oliveira, o seu comportamento a cada assinatura ou anúncio de início de obras, notadamente as de maior porte. Ele nunca deixa de citar o seu adjunto, Cláudio Junqueira, e nominar os servidores que tenham atuado nos projetos e obras a que se refere. Muitas vezes leva os colaboradores dos projetos para os eventos, em posição de destaque.