ALTERNATIVA

Cheque simbólico vira piadinhas ao lembrar ex-ministro das Cidades

Lídia Prata
Publicado em 31/12/2019 às 07:32Atualizado em 18/12/2022 às 03:12
Compartilhar

Gê Alves – redatora interina

gealves13@gmail.com

De volta

Um milhão e 300 mil reais repassados a título do constitucional duodécimo de 2019 à Câmara Municipal voltam para os cofres da Prefeitura. Quando o valor todo não é gasto, ele faz o caminho inverso. Ocorre que não raramente o Legislativo aplica em si próprio toda a receita. A atual Mesa, presidida por Ismar Marão, conseguiu manter o valor em caixa e que agora segue para a Saúde, conforme acordado.

“Tamo junto”. Aliados do ex-presidente da Câmara e atual secretário de Governo, Luiz Dutra, comentaram à boca pequena que Ismar conseguiu o feito porque fez uma boa gestão, mas também porque recebeu a Câmara em situação confortável.

Medo

Na entrega simbólica do valor, ontem, não faltaram piadinhas em torno de um possível “trauma do cheque”. É que o ex-ministro Alexandre Baldi esteve na cidade em março de 2018 e entregou dois cheques – que seriam polpudos se não tivessem ficado só no simbolismo – para equipamentos sociais nos novos loteamentos do Minha Casa Minha Vida. Dinheiro mesmo não chegou. Enfim, muitos apostaram em tom de brincadeira que Piau não aceitaria o cheque da Câmara. O próprio prefeito deu corda e em sua fala disse que recebia porque sabia que aquele era de verdade.

Barbeiragem

E quem levou o pito geral foi o vereador Cleomar Barbeirinho, acusado de atrasar o começo da reunião no gabinete do prefeito por falar no celular e alto demais. Uns dizem que era demanda de fim de ano do seu salão. Outros garantiram que o assunto era a ceia de ano-novo. O que não faltou foi gente usando o jargão que ficou conhecido no humorístico Sai de Baixo, utilizado pelo personagem Caco Antibes para chamar a atenção de sua Magda. Claro, tudo num clima de descontração.

Hum!???

Fim de ano chegando e dando entrada para ano de eleições municipais que prometem ser fervilhantes. Intempestivamente já há uns e outros que fazem de tudo para firmar imagem, se tornarem conhecidos e até tentar burlar a lei eleitoral, praticando veladamente campanha fora de época. Gledston Moreli, o “Dê”, derrotado nas últimas eleições, foi para o Facebook e não se fez de rogado. Em vídeo de publicação patrocinada, escancarou que é pré-candidato a prefeito e até começou a tratar e divulgar “plano de governo” na Rede.

Alternativas

Aquela velha prática de linkar nomes e imagens a marcas em propagandas de rádio, TV e outdoors também se mostra recorrente. “Dê”, que já apareceu em painéis do seu partido, agora aposta em mensagem de Natal nos meios eletrônicos, utilizando para tanto sua empresa, que leva seu apelido no nome fantasia. O ex-deputado Antônio Lerin, também derrotado nas eleições municipais passadas e que atua no comércio, no setor de brinquedos, aproveita a época de festas e usa a propaganda comercial em televisão para colocar a carinha na tela. O empresário que concorreu a deputado federal como “João da Casa do Chocolate” agora é garoto propaganda de sua marca, com outdoors espalhados com sua foto enorme em pontos importantes da cidade. Enfim... feliz ano-novo com velhas práticas eleitoreiras.

Bem pensado

Falando em João da Casa do Chocolate, entre seus funcionários está ninguém menos que o fundador e ex-presidente do Sindicato dos Educadores do Município (Sindemu), Adislau Leite. Encontrei-o em uma das lojas e dele ouvi que “salário de professor já viu, né!?”, que se aposentou, não queria ficar parado e estaria complementando a renda após anos dedicados ao magistério. Mas, lado outro, o patrão está de olho no mundo político e não deve ser nada mal ter no quadro de funcionários – e na linha de frente de atendimento – uma liderança da educação com mais de 40 anos em movimentos sociais. Vai saber!

Todo prosa

O vereador Almir Silva, vice-prefeito na primeira gestão de Paulo Piau prefeito, é, por certo, entre os políticos com mandato o mais escancarado e empolgado cabo eleitoral de Luiz Guaritá Neto, o ex-prefeito e atual presidente da Codau, que tem seu nome super/hiper/megacotado para disputar a sucessão municipal. “Se não for ele, paciência, mas é o nome que defendo e que Uberaba precisa”, tem dito o vereador por onde passa.

Na moita

Enquanto isto, o ex-prefeito Anderson Adauto, que não pode ser candidato por força legal e que não conseguiu emplacar a esposa nas eleições passadas, mas vinha se portando como “o cara” da formatação da oposição em Uberaba para 2020, fecha o ano num perturbador silêncio político. AA encerra 2019 em tour pela Europa com as filhas, a mulher e o genro.

Tarifa

Na Prefeitura, o ano-exercício termina com protocolo das concessionárias do transporte coletivo de reajuste da tarifa para R$4,91. O pedido que acontece anualmente já era esperado. A Secretaria de Defesa Social, responsável pelo setor, já vinha trabalhando em projeções. Certamente o aumento virá, mas menor que o solicitado.

Inesperado

O anúncio da volta do réveillon popular, que animou a tantos, da mesma forma pegou a muitos de surpresa ao ser cancelado.

Pirotecnia

Cumprindo recomendação do Ministério Público em relação aos fogos de artifício e derivados em Uberaba, a Secretaria de Defesa Social notificou lugares/promotores de festas de fim de ano. Casos de descumprimentos denunciados serão punidos com multa de R$2,8 mil por ocorrência.

Concordo

As Associações dos Magistrados Brasileiros e dos Juízes Federais do Brasil – AMB e Ajufe – ingressaram no STF contra lei que prevê o juiz de garantias. Para as associações, a medida representa ofensa ao princípio da igualdade e do juiz natural. Concordo. Ora, a lei não previu a criação do juízo das garantias no âmbito dos Tribunais, com evidente quebra da isonomia. O relator é o ministro Luiz Fux.

Neste último dia do ano, grata pela oportunidade de estar aqui com vocês, os convido a refletir, mas, sobretudo, a agradecer por mais este fechamento de ciclo. Foi um ano intenso, um ano de muitas lutas, muitas perdas, mas, por certo, também de muitas vitórias. Estamos vivos e precisamos seguir lutando! Um abraço a todos!

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por