Chegou tarde
Quem esperou pela enchente de São José em março acabou surpreendido com a chuvarada de quase 12 horas ininterruptas de domingo para segunda, causando estragos por todo lado. Onde o asfalto já andava em petição de miséria, agora está praticamente intransitável, como é o caso das ruas do bairro Santa Maria, verdadeiros “queijos suíços”, tal a buraqueira. Motorista sai de um buraco e cai logo no outro.
Alagamentos no alto
Se o centro da cidade se livrou das enchentes desta vez, nos bairros os pontos de alagamento estão se multiplicando a cada chuva prolongada ou temporal. Qual a razão desse fenômeno? Seriam as bocas de lobo sujas? Sim, porque no centro a faxina deu bons resultados, liberando as bocas de lobo para o escoamento rápido da água da chuva. Como explicar que o bairro São Cristóvão tenha sido o mais afetado por alagamentos, se está na parte mais alta da cidade? Naquele bairro, parte do asfalto da rua principal (Charleston Silva) foi por espaço.
Revisão urgente
A propósito, o secretário de Obras, Toninho Oliveira, defende a necessidade de ampliação do sistema de captação de águas pluviais no São Cristóvão, argumentando que aquela região da cidade cresceu muito nos últimos anos e o sistema existente não acompanhou esse ritmo. Quando sair do papel o projeto de revitalização daquela região da cidade, o secretário acredita que essa questão do escoamento de águas pluviais poderá ser resolvida. Oremos.
Mais um
Outro bairro localizado na parte alta da cidade, o Jardim Maracanã, também teve parte do asfalto das ruas arrancada pela enxurrada. Não foi a primeira vez que esse problema ocorreu. O superintendente de Obras da Sesurb, José Donizette de Melo, alega que no Maracanã há um problema estrutural crônico, porque a água desce da Vila Paulista, passa por baixo da rodovia, e acaba alagando todo o Maracanã. Ok, mas qual a solução para o caso? É isso o que interessa aos moradores. Afinal, o Jardim Maracanã nasceu a partir de um loteamento devidamente aprovado pela Prefeitura, que teria obrigação de fiscalizar os serviços de infraestrutura previstos no projeto. É bem verdade que a aprovação do projeto é anterior ao governo Paulo Piau, mas que a responsabilidade da Prefeitura não pode ser esquecida, isso não pode.
Que sujeira!
Tão grave quanto esses problemas estruturais nos bairros é o descaso da Sesurb em cuidar da limpeza do Calçadão. Quem passou por lá nessa segunda-feira notou a sujeira do piso no pós-chuva. O Calçadão já tem uma série de problemas, como inundação de lojas, bancos horríveis, água empoçada, piso muito claro e escorregadio, ambulantes vendendo toda espécie de quinquilharia outra vez etc. Por isso mesmo, mais do que qualquer outro lugar, merece pelo menos atenção com a limpeza.
Tem defesa???
Como é possível entender o furto de uma arara, de dentro do Bosque Jacarandá, em pleno domingo? Alguém pode me explicar onde estava o vigia do Bosque? Ou o que fazia o administrador do Bosque que não viu, nem deu fé do sumiço da ave? Francamente. Ou a Secretaria de Meio Ambiente toma uma atitude e trata o Bosque com a devida responsabilidade, ou é melhor entregar o espaço à iniciativa privada. Naquele estado de abandono do local e negligência com os animais é que não pode continuar. Não é de hoje que se ouve dizer que não tem sequer um encarregado de alimentar os animais em cativeiro no Bosque. E agora o Bosque vai parar nas páginas policiais por furto de uma arara...
Sem exclusividade
Já passou da hora de ser liberada a faixa exclusiva de ônibus nas avenidas da cidade para o trânsito de veículos, aos domingos. Não é possível conceber que uma cidade do porte de Uberaba tenha engarrafamento na sua principal avenida num dia como o domingo. Mas é o que está acontecendo na avenida Leopoldino de Oliveira, principalmente nas imediações do Mercado Municipal. Ocorre que uma das pistas da avenida é liberada para estacionamento, enquanto a outra é corredor do BRT. Resultad sobra apenas a pista do meio para carros, motos, bicicletas, caminhões etc. O trânsito não flui desse jeito.
Abusou
Não é de hoje que a Caixa vem abusando da paciência dos uberabenses. Ainda bem que o Procon ontem resolveu tomar uma atitude e autuar a agência da Caixa no São Benedito, a partir de reclamação de cliente obrigado a esperar por mais de duas horas para ser atendido.
Parceria para Crescer!!
Você se sente perdido com os números de sua empresa, desconhece a lucratividade do seu negócio, não sabe por que vende, vende e não vê dinheiro no seu caixa? Conheça como a Nialpa tem ajudado centenas de clientes a terem melhores resultados através de uma contabilidade mais próxima e consultiva.
Sucesso
Empreendedor Gianfranco Pierazzo Chavaglia inaugurou a loja Enermont Materiais Elétricos, na avenida Barão do Rio Branco, no São Benedito. O café empresarial reuniu autoridades, representantes de classe, empresários e imprensa, na sede da empresa. Gianfranco já tem outras empresas no segmento e chega para comercializar materiais elétricos, equipamentos de proteção individual e ferramentas. Sucesso para você nesse novo empreendimento!
Vice-prefeito de Uberaba, João Gilberto Ripposati, prestigiou a inauguração da Enermont Materiais Elétricos, de Gianfranco Pierazzo Chavaglia