Levantando poeira
Voo dos tucanos por Uberaba levantou poeira – brincou um eleitor de Aécio, ontem, comentando o alvoroço da visita do presidenciável do PSDB à cidade. Aécio, Pimenta da Veiga e seu vice, Dinis Pinheiro, e Anastasia desembarcaram às 11h30, falaram com a imprensa e desceram até a Praça Jorge Frange. Lá, subiram numa caminhonete e rumaram ao centro da cidade em carreata. Tinha gente que não acabava mais acompanhando a comitiva tucana. Mobilizados principalmente pelo deputado Marcos Montes, prefeitos, vereadores, lideranças políticas da região foram vistos no trajeto. Foi uma bela demonstração de força e prestígio, sem dúvida.
A “febre” do selfie
Quando a comitiva do PSDB chegou ao calçadão, aí foi um auê danado. A mulherada, principalmente, queria tirar fotos com Aécio, os famosos “selfies”. Ele não se fez de rogado e abraçou quem chegou perto. Nas lojas onde ele entrou não foi diferente: clientes e atendentes só queriam saber de Aécio.
Pastel com refri
Ainda no Calçadão da Artur Machado, Aécio e os companheiros cumpriram o ritual que já se tornou uma tradição em Uberaba: comer pastel com refrigerante. Lá pelas tantas, um cidadão de aparência muito humilde gritou: “Ô, Aécio, paga um pastel pra mim”. Foi atendido imediatamente pelo candidato.
Confusão – Na avaliação do candidato a governador Pimenta da Veiga, o eleitorado mineiro está confundindo o nome dele com o do seu principal adversário, Fernando Pimentel. Por essa razão, segundo ele, as pesquisas estão favoráveis ao candidato do PT. Será?
Gasoduto - Na coletiva à imprensa, o presidenciável Aécio Neves praticamente repetiu o que na véspera havia dito aos microfones da Rádio JM, com exclusividade. Voltou a defender a construção do gasoduto mineiro como prioridade absoluta do seu governo, caso vença as eleições.
Abraçar pode
Filiado ao PSB de Marina Silva, o deputado estadual Antônio Lerin participou da recepção ao adversário Aécio Neves e demais candidatos do PSDB. A colega Renata Gomide (JM) estranhou a presença de Lerin e indagou onde ficava a fidelidade partidária nesse caso. Lerin nem pestanejou para responder: “Não posso fazer campanha para candidato de outro partido. Mas o estatuto do PSB não me proíbe de vir abraçar meus amigos”. Segundo Lerin, sua amizade com Dinis Pinheiro e Anastasia está acima da política partidária.
Voto consciente
Lançada à tarde passada a campanha pelo voto consciente em Uberaba. Lideranças classistas, capitaneadas pelo prefeito Paulo Piau, estão juntas nessa empreitada que pretende mobilizar o eleitorado para votar nos candidatos da cidade. A intenção não é pedir voto para candidatos específicos, mas para candidatos que vão representar Uberaba em Brasília e BH. Ao contrário das eleições para prefeito, as eleições para governador e Presidente da República não despertam grandes paixões nos eleitores e muitos não atentam para o poder que o voto tem, nem para o poder que o voto confere a quem o recebe.
Nota fora
Vários candidatos prestigiaram o lançamento da campanha “Voto por Uberaba”. Embora ela seja apartidária, e os candidatos do PT não tenham aparecido por lá, militantes petistas cercaram o evento com bandeiras, que só foram retiradas depois que os organizadores pediram reiteradas vezes a compreensão deles para o real sentido do movimento.
Tombo
Prefeito Paulo Piau e o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, visitaram o rio Uberaba na tarde desta quarta-feira, para ver in loco em que pé está a situação do abastecimento de água. De lá foram visitar os reservatórios. Piau adiantou que vai investir na reservação de água, para evitar nova situação de emergência como a que estamos atravessando nessa seca de 2014. Ia tudo bem, até que o fotógrafo Tião caiu num poço com máquina e tudo. Tirando o susto, Tião passa bem. Mas a máquina (novinha) já era!
Pingos nos iis
Um erro de interpretação do contrato dos equipamentos da TV Câmara gerou a dúvida citada na coluna de ontem, mas foi devidamente esclarecida pelo Legislativo. O objeto do contrato é a locação, com menção expressa de opção ao locatário para ficar ou não com os mesmos, ou seja, renovar ou não o contrato dentro do que prevê a lei de licitações. Ontem, após novas consultas jurídicas, a paz foi selada dentro do entendimento correto.
ASSISTÊNCIA
Decisão judicial que determinou a advogado devolução de quantia recebida em acordo, em nome de seu constituinte, foi cassada em Instância Superior. Depois de acionada, a OAB/Uberaba figurou como assistente no processo, na defesa dos interesses do advogado, inclusive com sustentação oral realizada pelo próprio presidente Vicente Flávio Macedo Ribeiro, que comemorou o resultado do julgament “A decisão realmente fez justiça, na medida que o valor perseguido não era do advogado, mas do cliente, que efetivamente o recebeu”, ressaltou o presidente.
A quarta-feira foi de Aécio em Uberaba. Só se falou nele, desde a simpatia com os eleitores interessados em “selfie” até a simplicidade dele em “devorar” um pastel com Coca-Cola em lanchonete do Calçadão Se a intenção era conquistar os uberabenses, Aécio parece ter conseguido! Foto Fernanda Borges.