ALTERNATIVA

Cidade ativa registra mais de 100 denúncias de desperdício de água

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 02/10/2024 às 22:33Atualizado em 03/10/2024 às 21:38
Compartilhar

Desde que o município publicou decreto instituindo punição para quem for flagrado desperdiçando água os telefones do Cidade Ativa já registraram 102 denúncias. No entanto, até agora ninguém foi multado, até porque antes da aplicação da pena o cidadão é advertido. Além disso, apenas 40% das denúncias foram efetivamente constatadas pela fiscalização.
Por outro lado, o presidente da Codau, Rui Ramos, avalia que a população está colaborando e poupando o uso da água nesse período de seca brava. É bem verdade que essa colaboração decorre, em parte, claro, do fechamento dos reservatórios pela Codau quase todos os dias, e isso reduz a oferta de água à população.
 
MAIS PRODUÇÃO
A propósito, o presidente Rui Ramos destacou que a situação do abastecimento só não está pior em Uberaba porque a Codau perfurou novos poços e aumentou sua capacidade de reservação. Citou, inclusive, que mais um poço está sendo perfurado e outros dois, na região Sul, estão sendo licitados. Enquanto a captação da água do Rio Grande não chega, a Codau vai ter de continuar furando poços – adianta Rui Ramos, avaliando que a reservação está razoável. O problema continua sendo a produção de água.
 
ATENÇÃO!
Depois dos alagamentos em Uberlândia no fim de semana de temporal, a preocupação dos uberabenses veio à tona com relação à limpeza dos bueiros. Mas o presidente da Codau garantiu que o serviço está sendo realizado, permanentemente. Por outro lado, ele alertou que algumas pessoas têm varrido lixo para os bueiros e depois ateado fogo, prática que pode causar grandes danos, já que o material da tubulação por baixo dos bueiros é altamente inflamável.
 
NO RADAR
Depois do Grande Hotel, mais um hotel inventariado pelo Conphau pode ser revitalizado para voltar a funcionar. Desta vez, o Hotel Regina está mira de empreendedor do ramo.
 
RESORT
Grupo hoteleiro multinacional já procurou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para manifestar interesse na construção de um resort próximo a Peirópolis, de olho no esperado boom do turismo provocado pela chancela do Geoparque.
 
PAPO FIRME
Já está na Câmara o projeto de lei que permite a permuta de áreas do Município com o proprietário da área onde o governo Elisa pretende implantar o Distrito Industrial 5. Em entrevista à Rádio JM nesta quarta-feira, o secretário de Desenvolvimento Econômico contou que a negociação envolveu duas áreas públicas como parte do pagamento e, por essa razão, o projeto precisa passar pelo Legislativo. Ele acredita que o projeto possa ser votado na semana que vem.
 
PROJETO
A viabilização do DI 5 também depende do projeto que está confiado à Seplan para desenvolvimento. O projeto terá de prever s ruas internas e estabelecer a metragem dos lotes, bem como a quantidade a ser disponibilizada. De acordo com Rui, cada lote deverá ter, em média, mil metros quadrados.
 
VALE TUDO
Ao contrário do DI 3, que é focado no polo de fertilizantes, o novo distrito industrial não terá uma vocação exclusiva. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, o importante é não perder empresa. Aliás, dada a proximidade com a Cervejaria Petrópolis, Rui Ramos sonha em trazer mais uma fábrica de bebidas para o novo distrito.
 
DIA  D
Quinta-feira decisiva para Anderson Adauto. Julgamento do recurso contra o indeferimento do seu pedido de registro de candidatura estará na pauta do Tribunal Regional Eleitoral. Seja qual for o resultado, haverá recurso para o Tribunal Superior Eleitoral, seja por parte do MP, seja pela defesa de Anderson.
 
GRÁTIS
Por falar em Anderson, o candidato protocolou requerimento à Justiça Eleitoral solicitando transporte gratuito no domingo de eleição, bem como aumento da frota nas ruas. O assunto, inclusive, foi objeto de post do candidato nas suas redes sociais. No dia seguinte, o governo municipal publicou decreto instituindo a gratuidade do transporte coletivo, entre 6h e 19h, no domingo. Viva a democracia!
 
PODE ISSO?
Veja o absurdo que fizeram na entrada do conjunto Alfredo Freire I: despejaram lixo no pé das árvores (foto abaixo)! Leitor flagrou o descarte irregular, acionou a coluna e o setor de Posturas da Prefeitura, mas os fiscais não conseguiram identificar o autor dessa façanha. Uma pena, porque ele deveria ser punido exemplarmente, nem que fosse apenas para desestimular outros sujismundos a seguir esse mau exemplo.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por