Que baixaria!!!
Um vídeo atribuído a Waísa (que é filha adotiva de Wagner Nascimento e Isabel), com acusações pesadas contra o irmão candidato, Wagner Júnior, tem circulado nas redes sociais há várias semanas. Não é o primeiro do gênero nessas eleições envolvidas em muitas baixarias, uma vez que existe outro vídeo com acusações a Wagner Júnior, de autoria atribuída à Rede Record, mas que também é falso e não foi gravado nem transmitido pela emissora. No caso específico do vídeo atribuído a Waísa, ela nega a autoria e diz que, inclusive, procurou a Polícia para lavrar um Reds sobre esse fato. Waísa não nega os problemas que tem com os irmãos Wagner Júnior e Werner, mas garante que jamais os utilizaria com cunho político.
Responsabilidade de quem?
Waísa revela que ficou sabendo desse vídeo no dia 22 de setembro, através de um advogado amigo de infância dela. Imediatamente procurou o delegado Luís Antônio Blanco para relatar que não é autora desse vídeo, razão pela qual não poderia assumir a responsabilidade pelo conteúdo. “Acho uma falta de escrúpulo, uma baixaria, pessoa que se presta a este tipo de sujeira. Não aceito alguém falar mal do meu pai, do qual só tenho que me orgulhar pelo pai de família que foi, pessoa humana, caridosa, que lutou por Uberaba, que só me deixou bons exemplos”, ressalta Waísa, arrematando que ela, mais do que ninguém, quer a apuração da autoria desse vídeo, para responsabilização do verdadeiro culpado.
Foi mal
Foi simplesmente desastrosa a participação do tucano Pimenta da Veiga no debate promovido pela Rede Globo, terça-feira à noite. A certa altura do debate, ele resolveu chamar de “idiota” o líder nas pesquisas, Fernando Pimentel, do PT. A reação de Pimentel deixou Pimenta em maus lençóis, alegando que essa não era a opinião verdadeira do adversário, mas uma orientação dos marqueteiros do candidato tucano. Diante do que se viu e ouviu, é quase impossível o PSDB evitar a vitória do PT na eleição para o governo de Minas.
No fim – A propósito, está chegando ao fim o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. A partir de amanhã a programação da Rádio JM voltará ao normal, assim como a de todas as outras emissoras. Aleluia!
Especial - Neste domingo, o Jornal da Manhã vai circular com uma edição superespecial com informações preciosas para os eleitores, incluindo os locais de votação, o que pode e o que não é permitido no dia das eleições e muito mais. E pela Rádio JM AM 730, você já sabe, um dia inteiro de programação especial sobre as eleições, com notícias, comentários, análises da equipe JM e convidados.
Falta de remédios
Aumentam as queixas contra a falta de remédios na rede municipal de Saúde. A UPA São Benedito tem sido alvo das maiores reclamações feitas por usuários. Ontem o subsecretário de Saúde, Paulo Ricardo Bonfim, esclareceu que alguns medicamentos já estão sendo repostos, mas outros ainda terão de aguardar a homologação da licitação, estimando em 15 dias a normalização do estoque. No caso do Ibuprofeno 600mg (via oral), um dos mais queixados, ele confirma que de fato está em falta na UPA, mas tem na Farmácia Básica. “A compra desse medicamento está em fase de adequação de lote, cuja licitação já teve ganhador. No prazo máximo de 15 dias, a UPA contará com o remédio”, assegura Paulo Ricardo.
Uso interno
Vários medicamentos queixados pelos usuários do SUS, segundo Paulo Ricardo, são disponibilizados nas UPAs, mas não são fornecidos pelo Município aos pacientes. Neste caso estão Clopidogrel, Buscopan composto, Metronidazol e Fenitoina. Já o fornecimento dos medicamentos de uso contínuo pelos diabéticos é de responsabilidade do Estado na maioria dos casos. Nas UPAs só existem para uso interno, quando o paciente diabético é atendido lá na unidade. Mas não é fornecido na UPA para o paciente levar pra casa. Quem o fornece é a Farmácia Básica.
Explicações
Por e-mail, a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar nega as acusações da prática de irregularidades, embora todas elas sejam objeto de processos judiciais ou julgados por Tribunais de Contas dos estados devidamente citados pela coluna na edição dessa quarta-feira. A Pró-Saúde alega que seu nome não está incluído no Cadastro de Responsáveis com Contas Julgadas Irregulares – Cadirreg, e nega ter sofrido condenações relativas a contas irregulares. Dos seis estados em que responde por denúncias de irregularidades, a Pró-Saúde se defende exclusivamente em relação a Foz do Iguaçu na nota de esclarecimento endereçada à coluna. Alega que cumpriu rigorosamente o plano de metas previsto em seu contrato de gestão e saiu com 90% de aprovação popular.
Precauções
Por sugestão do Ministério Público, a PMU está publicando um Decreto em que o Município pretende se precaver dos problemas que a Pró-Saúde apresentou em outras cidades. Vencedora da licitação para gerir o Hospital Regional, essa OS responde a vários processos por irregularidades diversas, desde sumiço de medicamentos, descumprimento de contratos de gestão firmados com governos estaduais e municipais, uso de remédios com data de validade vencida, insuficiência na gestão de pessoal, falta de inspeção sanitária, atraso no pagamento de fornecedores e funcionários, superfaturamento de serviços em 260% e até falta de comida nos hospitais. O decreto, porém, vai focar apenas os aspectos legais da contratação de pessoal para atuar no HR e prestação de contas. Mas, acredito que o Município precisa encontrar mecanismos legais para evitar a repetição das outras irregularidades aqui, como o uso de remédios vencidos, a falta de comida para os pacientes internados, o superfaturamento de serviços etc. Esses problemas são tão ou mais graves do que a contratação irregular de profissionais para atender os pacientes.
Alô!
Falar ao celular enquanto dirige foi o principal fato gerador das 162 notificações por infrações cometidas no trânsito de Uberaba, publicadas no Porta Voz do dia 26 de setembro. Esse hábito de dirigir e falar ao celular está se alastrando e atingindo até carroceiros, ciclistas e motociclistas. Não pode! Fica muito mais barato parar o carro para atender o telefone, ou instalar um bluetooth do que ficar pagando multa e correndo o risco de se envolver em acidente.
Nas bancas
Já está nas bancas a nova edição da JM Magazine, a revista mais querida pelos uberabenses e vencedora do Top Of Mind de 2014. No dia 8 de outubro, estaremos lá para receber o troféu, com muita alegria e gratidão aos leitores e anunciantes pela preferência!