ALTERNATIVA

Cléber defende Codau e ressuscita história

Perdeu quem apostou que o plenário da Câmara Municipal ia pegar fogo na sessão ...

Lídia Prata
Publicado em 15/09/2011 às 09:58Atualizado em 19/12/2022 às 22:19
Compartilhar

Muito barulho por nada

Perdeu quem apostou que o plenário da Câmara Municipal ia pegar fogo na sessão de ontem. Foi até light o debate entre os vereadores e o presidente do Codau, José Luiz Alves. De fuzuê só teve o registro do bate-boca entre Cleber Cabeludo (PMDB) e Itamar Ribeiro (DEM). O democrata queria que o Codau isentasse do pagamento da conta de água em setembro os consumidores da região afetada pelo desabastecimento decorrente de problemas no Reservatório do Bairro Olinda. Líder do prefeito na Câmara, Cleber Cabeludo foi defender o Codau e resolveu tirar do baú o comparativo com a época do acidente com a FCA, em que Uberaba também ficou sem água por um tempão. Itamar não aceitou a comparação, argumentando que, naquela época, o Codau não teve culpa da contaminação da água, mas, sim, a FCA. Aí o presidente Luiz Dutra mandou cortar o som do microfone de Itamar, que continuou protestando alto e, mais tarde, retirou a emenda que propunha a isenção.

Desconto

A sessão plenária de ontem foi marcada, também, pela barganha sobre o percentual de desconto nas contas de água. O Codau propôs 30%. Itamar queria 100%, a negociação despencou para 50%, continuou caindo para 40% e fechou com 35%, depois que o presidente José Luiz Alves bateu o pé que não seria possível avançar mais do que isso. Os vereadores se deram por satisfeitos...

Atacadão na mira

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis está empenhado em trazer para Uberaba um atacadão de materiais para construção, nos moldes dos existentes em grandes centros, como Ribeirão Preto, onde muitos uberabenses fazem suas compras em detrimento do comércio local. Assis já tem até imóvel para abrigar o atacadã o prédio onde funcionou o Carrefour.

Misturadora

A Archer Daniels Midland Company anunciou ontem a abertura de sua misturadora de fertilizantes em Uberaba. Com capacidade diária de 1.500 toneladas, a ADM fabricará fertilizantes específicos para culturas de soja, trigo, milho e cana-de-açúcar. Esta será a 5ª misturadora da ADM no Brasil e vai gerar 120 empregos.

Mudança

Novo reitor do IFTM é Roberto Gil Rodrigues Almeida, que venceu a eleição com 69,41% dos votos válidos.

Desacelerando aos poucos

O alerta serve para empregadores e empregados, de modo geral: o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que é órgão ligado à Presidência da República, vê um cenário de maior desaquecimento da economia nos dois últimos meses do terceiro trimestre (agosto e setembro) do que o registrado em julho. Num boletim sobre a conjuntura econômica, o IPEA adverte que as perspectivas são menos otimistas para a indústria, que mantém um “indesejável acúmulo de estoques”, responsável por frear a produção em agosto e agora em setembro também. Um dos sinais de que a economia pisou mesmo no freio vem da indústria automobilística, que acena com a possibilidade de conceder férias coletivas, para ajuste de estoques.

Preto no branco

Vereador José Severino (PT) assinou o requerimento de autoria do colega Borjão, de apoio às ações da presidente Dilma Rousseff no combate à corrupção.

Mais um

A propósito, ontem a “faxina” moralizadora deflagrada pela imprensa e efetivada por Dilma derrubou mais um ministro, o do Turismo. Pedro Novais (PMDB) usava servidor público como motorista particular da mulher dele, pagou governanta de seu apartamento com dinheiro público, dentre outras ações igualmente desabonadoras de sua conduta. Já foi tarde!

Mãos limpas

Essa história de pagar empregado particular com dinheiro público não é nova. Embora seja imoral e condenável, essa prática se disseminou pelo Brasil e Uberaba não é exceção. Tem gente que se julga acima do bem e do mal, mas a qualquer hora acabará na lona, como esses ministros que a Dilma despachou do governo. Tomara que essa onda moralizadora ganhe força no país e não passe de “marolinha”...

Presença confirmada

O 5º Congresso de Direito Processual de Uberaba contará com a participação maciça dos alunos da Unipac, nos dias 19 e 20, no anfiteatro A da UFTM. Esta é uma oportunidade e tanto para os estudantes atualizarem informações e adquirirem novos conhecimentos. A Unipac sabe disso e incentiva a participação de seus alunos no congresso.

Consumidor

A OAB de Minas Gerais, através da Comissão de Defesa do Consumidor, encaminhou nesta semana à relatora da Comissão de Juristas do Senado Federal, Cláudia Lima Marques, propostas de alterações no Código de Defesa do Consumidor. Uma delas visa a fixar em 20% da renda pessoal o limite máximo de endividamento. Outra proposta foi a criação de varas especializadas em direitos coletivos e difusos.

Cursos estrelados

Os cursos de graduação da Fazu foram novamente reconhecidos pelo Guia do Estudante, principal publicação do setor educacional do país, produzido pela editora Abril. Secretariado Executivo Bilíngue e Zootecnia receberam três estrelas e constarão do Guia do Estudante, em outubro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por