ALTERNATIVA

CMU entrega hoje 70 títulos de cidadania uberabense

Nem será possível a leitura do currículo de cada (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 27/08/2013 às 10:00Atualizado em 19/12/2022 às 11:24
Compartilhar

Jairo Chagas

Presidente Elmar Goulart visitou ontem o Grupo JM de Comunicação e confirmou que entregará o cargo em dezembro com a pauta “limpa” para seu sucessor. Quer colocar todos os projetos em votação antes do Natal

Títulos em profusão

Câmara Municipal entrega hoje título de cidadania uberabense a cerca de 70 pessoas. É muita gente. Nem será possível a leitura do currículo de cada um deles. Mesmo com resumo sobre cada um, certamente a solenidade desta noite será longa. Para começar, dificilmente os homenageados chegarão todos no horário, razão pela qual já se pode prever atraso para o início da cerimônia. Por mais rápida que seja a apresentação dos novos cidadãos, a convocação ao palco deverá durar entre uma hora e meia a duas horas e meia. Discursos e agradecimentos deverão esticar a duração do evento a no mínimo três horas – com muito otimismo. É humanamente impossível manter esse esquema nos próximos anos. Não faz sentido isso.

Pelo Regimento

Presidente Elmar Goulart defende abertamente a reforma do Regimento Interno da Câmara para reduzir o número de indicados para recebimento da cidadania uberabense. Atualmente, cada um dos 14 vereadores tem direito de apresentar até cinco nomes. Se todos usarem a cota máxima, são 70 novos conterrâneos por ano. Elmar, por exemplo, indicou apenas três. Samir Cecílio Filho indicou um nome, porque também não concorda com esse número elevado de indicados. E, sinceramente, a quantidade excessiva de indicados acaba desvalorizando a homenagem. A cidadania uberabense precisa ser um motivo de orgulho para quem a recebe, bem como a coroação do trabalho desenvolvido por forasteiros em favor da nossa cidade.

Em dobro

Embora ainda não esteja certa a ida do vereador Tony Carlos para Belo Horizonte, assumindo cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Antônio Lerin acredita que Uberaba terá muito a ganhar com o aumento da sua representatividade política na capital. Se Tony de fato virar deputado estadual, Lerin antecipa que irá trabalhar lado a lado com o provável futuro colega na ALMG. “Eu e o vereador Tony temos muito em comum: nós dois somos de origem humilde, fomos guardas mirins, passamos pela experiência de vereador, enfim, podemos fazer muito por Uberaba” – analisa Lerin.

Até o pescoço – Presidente Elmar Goulart brinca que já está com “a água até o pescoço”, referindo-se à demora do Executivo em liberar o duodécimo à Câmara. O embate jurídico sobre o assunto já se arrasta há oito meses, sem que as partes entrem num acordo. “Se o prefeito demorar mais um pouquinho, vou me afogar”! – diz o presidente.

 

Faxina – Elmar não descarta a possibilidade de convocar reuniões extraordinárias nos próximos meses para limpar a pauta de projetos no Legislativo. Quer entregar a Casa em ordem para seu sucessor eleito, Samir Cecílio Filho.

 

Disputa

Se se confirmarem as especulações, Uberaba deverá ter mais de 10 candidatos a deputado estadual em 2014. Os mais cogitados são o vice-prefeito Almir Silva; a ex-candidata a vice-prefeita Luciene Fachinelli; o presidente da Cohagra, Wagner do Nascimento Júnior; os vereadores Tony Carlos, Samir Cecílio Filho, Samuel Evangelista e Franco Cartafina, e Lerin. Fala-se também em Danilo Siqueira, secretário de Agricultura, pelo PT, cuja especulação acabou provocando a saída da ex-vereadora Marilda Resende dos quadros da sigla em Uberaba.

Nova loja

O bairro de Lourdes vai ganhar em breve uma loja da rede Zebu Carnes. Obra deve começar ainda este ano, segundo o empresário Matusalém Alves. Esta será a quarta loja da Zebu Carnes, uma das empresas bem-sucedidas de Uberaba. Sob o comando de Matusalém e do irmão dele, Moisés, a Zebu Carnes vem consolidando sua posição no segmento supermercadista local, com lojas grandes na praça Carlos Gomes, avenidas da Saudade e Tonico dos Santos. É tirar o chapéu!

De costas

Pré-candidato à Presidência da República, o senador Aécio Neves lamentou, nesta segunda-feira, em evento em Belo Horizonte, a postura da presidente Dilma Rousseff, que ficou de costas para a estátua de Tancredo Neves, durante solenidade em São João del-Rei, terra natal do ex-presidente. Para Aécio, neto de Tancredo, virar as costas para o primeiro civil eleito para a Presidência da República após o regime militar é virar as costas para a democracia, sobretudo em terras mineiras.

Era digital

A OAB Uberaba está se empenhando em preparar os advogados para o peticionamento eletrônico e oferece o curso sobre o assunto, com oito horas de duração. Ainda restam vagas para esta sexta-feira. Estão programadas, ainda, palestras a serem proferidas pelos juízes Luiz Evaristo Osório Barbosa e Andréa Marinho Moreira Teixeira, convidados pelo TRT - 3ª Região, hoje e amanhã, respectivamente. Vicente Flávio, presidente da Subseção em Uberaba, alerta os advogados que atuam principalmente nas Varas de Trabalho para estar atentos aos novos procedimentos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por